O que é ecolalia?

12 respostas
O que é ecolalia?
Trata-se da repetição de palavras ou frases. Não é caracterizado como uma forma de comunicação.

Ecolalia e como um eco da própria fala... ocorre com frequência em autistas e pessoas especiais
Ecolalia é a repetição de sílabas, palavras ou frases imediatamente após ouvi-las ou depois de algum tempo.
Diferencia-se do balbucio que ocorre no início da aquisição de linguagem das crianças.
Ecolalia é a repetição de sílabas, palavras ou frases imediatamente ou após ouvi-las ou depois de algum tempo. Pode ter valor comunicativo, quando a criança ainda não consegue estruturar o pensamento e apresenta falha na linguagem expressiva, necessitando "pegar carona" no modelo da fala do outro até conseguir realizar sozinha. Quando a ecolalia permanece, é indicativo de um desvio de linguagem muito frequente inclusive em casos de transtornos do neurodesenvolvimento. É importante a avaliação multidisciplinar para averiguação da sintomatologia.
É quando a pessoa repete, tal como um eco, a linguagem da comunicação das pessoas que estão se comunicando com ela, e não por estar elaborando linguagem para se comunicar, pode ser apenas uma palavra ou algumas palavras ou parte de uma frase.
Ecolalia é a repetição de palavras ou frases, ouvidas em outro contexto. Por exemplo, a criança viu no desenho a frase "Pega o cachorro, Jorge". E ela repete essa frase em outras situações descontextualizadas, ou seja, onde não tem cachorro nem Jorge.
A ecolalia não é considerada uma forma de comunicação, e caso seu filho apresente, é importante avaliação profissional!
É a repetição imediata de frases, palavras ou som realizada como um (eco). É uma característica do período de balbucio no desenvolvimento de uma criança. É também comum em alguns pacientes com Autismo (Síndrome de Áspenger); perturbação de Gilles de la Tourette e Esquizofrenia do tipo catatónico.
Olá! Ecolalia é a repetição imediata ou tardia da própria fala ou do outro. Tal manifestação atrapalha a comunicação da criança já que gera descontinuidade no diálogo, atrapalha na reciprocidade e mudança de contextos sociais tendo impacto prejudicial em sua vida.
Ecolalia (imediata) é a repetição imediata da fala do outro.
Ecolalia (tardia) é a repetição, ou relato de falas ouvidas anteriormente, podendo ser até mesmo falas de filmes, desenhos, da professora em sala de aula e assim por diante.
A ecolalia é normalmente definida como "uma repetição em eco da fala". Este fenômeno lingüístico vem sendo relatado como característica do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), desde suas primeiras descrições em 1943 por Leo Kanner. Foi observado que essas repetições podiam ocorrer pouco tempo ou imediatamente após a afirmativa modelo definida como ecolalia "imediata". Como por exemplo: Você diz uma palavra e a criança repete imediatamente a palavra que você disse.

Ou ainda, após um tempo significativamente maior de sua produção sendo denominadas como ecolalia "tardia". Como por exemplo: repetir frases que escutou em desenhos animados, rádio ou programas do youtube. Só que normalmente a repetição é descontextualizada e desconexa com o assunto tratado no momento.

Desde então, estas têm sido consideradas as duas categorias gerais de ecolalias identificadas na linguagem de indivíduos autistas.

Alguns pesquisadores consideraram a ecolalia como uma repetição sem significado, e sem propósito aparente, como uma indicação da severidade da desordem, ou ainda, como uma fala indiferente ao outro e a qualquer interpretação.

Porém há também pesquisas que encontram achados de intenção comunicativa e outras funções de linguagem.

A presença marcante da ecolalia necessita de um olhar especializado para a diminuição destes episódios, para que a criança consiga manter um diálogo contextualizado com as funções de linguagem adequadas. Este profissional pode ser um fonoaudiólogo ou um psicólogo experiente na área.

Fonte: Saad, A.G.F. e Goldfeld, M., A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica, Pró-fono revista de atualização cientifica, 2009.
A palavra Ecolalia, vem de "eco", trata-se de uma repetição de palavras ou expressões escutadas pelo falante, ocorrendo geralmente de forma não funcional e descontextualizada. A ecolalia pode ocorrer de forma imediata (no momento em que se ouviu a expressão à ser repetida) ou tardia (horas ou dias depois de ouvir a expressão, repetida pelo falante). É importante a avaliação fonoaudiológica, em indivíduos com Ecolalia, para que o profissional descubra se há outras características associadas.
Abraço!
É a repetição de sons da fala , por imitação, sem intenção de comunicação.