O que é o padrão de relacionamento com uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

2 respostas
O que é o padrão de relacionamento com uma pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
 Larissa Zani
Psicólogo
São Bernardo do Campo
O padrão pode se caracterizar por instabilidade crônica, intensidade emocional e uma oscilação entre extremos. O sintoma central que impulsiona o comportamento no TPB é um medo intenso e persistente de ser abandonado, que faz a pessoa lutar desesperadamente para manter a proximidade através de ligações excessivas, ciúmes extremos, súplicas, ameaças ou até mesmo se envolver em comportamentos autodestrutivos (como automutilação).
TPB possui uma hipersensibilidade a qualquer indício de rejeição. Uma crítica leve, um atraso ou a indisponibilidade do parceiro, pode ser interpretada como um sinal iminente de abandono, gerando uma crise.
Pessoas com TPB frequentemente veem as pessoas de forma dicotômica, em "preto e branco". Primeiro, vem a Idealização (Amor Intenso): o parceiro é visto como perfeito e capaz de "salvar" a pessoa. Esse é o momento do amor intenso, apaixonado e rápido, onde a conexão é avassaladora. O amor é real, mas a idealização não é realista.
Depois, vem a Desvalorização (Raiva e Crítica): quando o parceiro inevitavelmente falha em atender às expectativas irrealistas, ele é rapidamente desvalorizado e visto como "mau" ou "ameaçador". A raiva e a crítica intensa surgem como mecanismo de defesa contra a decepção e o abandono.
A pessoa com TPB muitas vezes não tem um senso estável de si mesma, adaptando seus gostos, hobbies e até a personalidade para se alinhar com a do parceiro, na tentativa de garantir a conexão.
A pessoa pode testar constantemente os limites do parceiro (ligando à noite, exigindo dedicação exclusiva, etc.).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O padrão de relacionamento com uma pessoa que tem Transtorno de Personalidade Borderline costuma ser marcado por ciclos intensos de aproximação e afastamento. No início, a relação pode parecer profundamente conectada, com demonstrações intensas de afeto e idealização do outro. No entanto, diante de pequenas frustrações ou percepções de rejeição, pode surgir uma mudança repentina de comportamento, em que o outro passa a ser visto como distante ou ameaçador. Essa oscilação entre idealizar e desvalorizar reflete o medo profundo de abandono e a dificuldade em regular emoções intensas.
Esses ciclos podem gerar exaustão emocional e insegurança em ambos os lados, especialmente se não houver compreensão do transtorno e limites bem definidos. Ainda assim, quando há consciência sobre o TPB, apoio terapêutico e disposição para dialogar de maneira estável e empática, o relacionamento pode se tornar mais equilibrado e menos reativo. O vínculo pode existir de forma saudável, mas depende de constância, paciência e compromisso com o cuidado emocional mútuo.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.