O que é paralisia do sono?

16 respostas
O que é paralisia do sono?
A paralisia do sono é a falta de sintonia entre corpo e cerebro. Pode acontecer antes de adormecer ou antes do despertar. Durante o episodio a pessoa tem a percepcao consciente do que acontece ao seu redor, porem nao consegue controlar seus musculos. Pode durar de segundos a minutos. Mudancas na alimentação em outros habitos podem ajudar no tratamento. Nem em todos os casos o uso de medicação é indicado. A hipnose clínica é uma ferramenta que pode de ser usada com exito no tratamento. Alem de melhorar os sintomas ela melhora a qualidade de vida em geral da pessoa.

A paralisia do sono também é chamada de catalepsia projetiva, é uma reação normal do nosso corpo, que ocorre principalmente ao acordar, queremos nos mexer, falar e não conseguimos. Muitas pessoas se apavoram nesse momento, mas a melhor solução é relaxar. Isso acontece muito nos casos de bilocação de consciência, quando atingimos um relaxamento muito profundo, nossa mente está totalmente em um nível subconsciente, e ao acordarmos nosso corpo não acompanha nossa mente. Uma dica, esse é o melhor momento para impregnarmos nossa mente subconsciente dos nossos objetivos e sonhos, quando isso acontecer relaxe e pense no que deseja.
Paralisia do sono é uma condição temporário do corpo após o despertar ou com menos frequência antes de adormecer. Durante o sono REM quando temos os sonhos mais vívidos, os músculos ficam paralisados para que uma pessoa não saia correndo caso sonhe que esteja jogando bola. No caso da paralisa do sono ocorre um atraso entre o retorno da consciência e ativação do controle muscular. Nessa transição há pessoas que tem visões e alucinações.

A Parapsicologia Cientifica e independente do Sistema Grisa tem estudado como o fenômeno acontece e através da Orientação Parapsicológica tem ajudado pessoas perderem o medo da paralisia do sono através da técnica de compreensão.
Transtorno caracterizado pela incapacidade temporária de se mover ou falar ao adormecer ou acordar. Pode ocorrer por uma falha de comunicação durante o sono entre o cérebro e o corpo, onde o cérebro pode demorar a "devolver" os movimentos do corpo. Algumas pessoas relatam alucinações, vêem pessoas sentadas na cama, mas esta paralisia é um evento totalmente biológico e não sobrenatural. Estas alucinações podem ser provocadas pela própria ansiedade que a paralisia provoca. O melhor tratamento é melhorar a qualidade do sono, dormindo de 6 a 8 h por noite, ter uma rotina de hora para dormir e acordar e evitar bebidas energéticas, como o café, antes de dormir. Procurar um especialista em Medicina do Sono é recomendável, quando os episódios forem muito frequentes
Além dos cuidados citados acima, pode ter dificuldade de desligar-se das coisas racionais, das preocupações diárias. Significa que está por demasiado ligado à superficialidade da vida, das coisas sistêmicas. Convido a refletir sobre tuas emoções, teus sentimentos. Somos essencialmente energia psíquica (Espírito) e quando nos preocupamos por demais da matéria, do ter, o inconsciente emite suas mensagens de que algo não está correndo bem, há um desequilíbrio na vida. Não acredito em problema físico... o que há, é somente desequilíbrio entre ser e ter.
É a sensação de ficar preso/imóvel, é como se seu sistema motor não estivesse respondendo à sua vontade, e pode acontecer ao acordar ou ao dormir.
Gostaria de colocar algo muito importante de ser avaliado que é o ataque de pânico que pode ocorrer durante a noite, muito confundido com a paralisia do sono. A síndrome do pânico, sempre tem um gatilho (há algo que faz com que ocorra) e por meio da terapia de análise dos motivos conscientes ou inconscientes é possível reduzir ter controle e até mesmo sanar os epsódios.
Paralisia do sono é a incapacidade temporária de se mover ou de falar. Trata-se de um distúrbio do sono que pode ocorrer esporadicamente e não significa nada de anormal, no entanto, a paralisia do sono pode fazer parte da síndrome narcoléptica quando vem acompanhada de sonolência excessiva durante o dia, se for esse o caso, o quadro é grave e precisa de tratamento.
A Paralisia do Sono ocorre quando se acorda repentinamente de um sono R.E.M onde ainda existe a paralisia. Normalmente ocorre devido a stress elevado, ansiedade alta e sonos irregulares .
Amigo(a) paralisia do sono ocorre quando seu corpo entra em relaxamento profundo, propiciando a descoincidencia parcial de seu duplo eterico. Isso desconecta seu cerebro fisico momentaneamente de seu cerebro periespiritual, causando essa sensação. Isso nao é patologia, mas é fisiologico, faz parte do processo de relaxamento psico fisico profundo. Aconselho voce procurar um professor de Yoga ou algum profissional que trabalhe tecnicas de relaxamento, hipnose ou mesmo projeção da consciencia.
Olá! Existem vários fatores por trás da Paralisia do Sono. Você precisa analisar questões físicas e emocionais para compreender porque o seu Sistema Nervoso se comporta desta forma. Tudo em nosso Sistema Nervoso tem uma função para nós e o principal objetivo é nos manter vivos. Reflita quais padrões familiares, talvez você repita inconscientemente que lhe fazem paralisar?

A Hipnoterapia Integral Sistêmica pode lhe ajudar nesta questão.

A Hipnoterapia Integral Sistêmica é a integração de várias abordagens terapêuticas para diferentes tratamentos, seja de patologias ou mesmo de problemas psicossomáticos com intuito de lhe trazer o equilíbrio físico, mental e emocional.

Espero que consiga resolver essas questões.
Olá! Como psicóloga te responder pelo viés da psicologia. A paralisia do sono pode estar relacionada a estresse ou ansiedade. A sensação de paralisia do sono pode gerar ansiedade e até mesmo o medo de dormir e voltar a ter a experiência. A psicoterapia pode ajudar a lidar melhor com as sitauções que geram estresse e ansiedade, de modo a melhorar a qualidade do sono e do dormir.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento em psicologia - R$ 150
é a Incapacidade temporária de se mover ou falar ao adormecer ou ao acordar.

A paralisia do sono ocorre mais frequentemente em pessoas que têm narcolepsia ou apneia do sono, mas pode afetar qualquer pessoa. A paralisia do sono pode ser emocional.

Os episódios envolvem a incapacidade de falar ou de se mover ao pegar no sono ou acordar. Geralmente, isso dura de um a dois minutos, sendo uma experiência assustadora.
O principal tratamento consiste em melhorar os hábitos de sono (higiene do sono), incluindo ir para a cama no mesmo horário todas as noites, garantir um ambiente de sono confortável e livre de distrações e evitar a cafeína antes de dormir.
A paralisia do sono é um distúrbio temporário que ocorre quando uma pessoa está acordando ou adormecendo. Durante essa condição, a pessoa é incapaz de mover seus músculos voluntariamente, embora possa ser capaz de sentir e ouvir tudo ao seu redor. A sensação é descrita como sendo presa ou paralisada, e pode ser acompanhada de alucinações e sensações de medo ou ansiedade. A paralisia do sono é considerada uma condição benigna e geralmente não requer tratamento.
A paralisia do sono é um fenômeno caracterizado pela incapacidade temporária de se mover ou falar durante o sono ou ao acordar. Isso ocorre devido a uma disrupção na transição entre o sono REM (Rapid Eye Movement) e a vigília. Durante a paralisia do sono, a pessoa pode experienciar alucinações e sensações de pressão no peito, tornando a experiência assustadora. Embora seja desconfortável, geralmente é inofensiva e não causa danos físicos. A paralisia do sono está frequentemente relacionada a fatores como privação de sono, estresse e transtornos do sono, e é um fenômeno relativamente comum.
Na visão sistêmica a paralisia do sono está associada a uma dor profunda inconsciente em que a pessoa precisa dele para se proteger, algo que não quer ver, forma de proteção, ao mesmo tempo pode ser também uma lealdade familiar no sistema familiar "eu me apago com você!" frase registro, cada caso um caso, também pode ser bioquímico etc.
É necessário a avaliação para tratar a causa e assim sanar os sintomas.
Indico o auto conhecimento, este pode ser apenas a ponta do Iceberg.
Obrigado