O que é paranóia ou mania de perseguição? Isso é delirio? Outra coisa, todo o delírio é acompanhado

3 respostas
O que é paranóia ou mania de perseguição? Isso é delirio? Outra coisa, todo o delírio é acompanhado de alucinações?
Olá! “Paranoia” ou “mania de perseguição” é uma condição em que a pessoa acredita, de forma intensa e persistente, que está sendo perseguida ou que há conspirações contra ela, mesmo sem evidências reais para sustentar esses sentimentos. Isso pode ser um sintoma de um transtorno mental, como transtorno de personalidade paranoide ou esquizofrenia, e pode se manifestar como um delírio.
Delírio é uma crença falsa e fixa. Falsa pois o paciente acredita em algo que não acontece no mundo real, por exemplo, o paciente acredita que a máfia italiana quer pega-lo quando isso não esta acontecendo. Fixa pois persiste mesmo diante de evidências que a contradizem, por exemplo, você pode mostrar todas as provas que a máfia não esta atrás dela, mesmo assim o paciente mantem acreditando nessa ideia. A mania de perseguição pode ser um tipo de delírio, mas nem todos os delírios estão relacionados à perseguição. Existem delírios de grandeza, nesses casos o paciente pode achar que é a pessoa mais rica do mundo, mas na realidade situação não é verdadeira.
Sobre a relação entre delírios e alucinações: embora possam ocorrer juntos, não é uma regra. Um delírio é uma crença não real, enquanto alucinações envolvem alterações nos sentidos, ou seja, perceber coisas que não estão realmente presentes, como ouvir vozes ou ver coisas que os outros não veem. Algumas pessoas podem experimentar delírios sem alucinações, e outras podem ter alucinações sem delírios.
É importante lembrar que esses sintomas podem ser angustiantes e difíceis de lidar, tanto para a pessoa que os experimenta quanto para seus entes queridos. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando essas situações, é fundamental buscar ajuda profissional para obter um diagnóstico adequado e o apoio necessário. Conte comigo para ajudar e para oferecer o cuidado que for necessário.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

**Paranóia** e **Mania de perseguição** são termos frequentemente usados para descrever preocupações excessivas e irracionais de que alguém está sendo perseguido ou ameaçado por outros. Esses termos podem ser usados para descrever um tipo específico de delírio, mas vamos detalhar cada um e suas relações com o delírio e alucinações.

Paranóia e Mania de Perseguição

- Paranóia: Refere-se a um estado de desconfiança extrema e irracional em relação aos outros. A pessoa com paranoia pode acreditar que outros estão tentando prejudicá-la ou que estão conspirando contra ela, mesmo sem evidências concretas para apoiar essas crenças.

- Mania de Perseguição: É uma forma específica de paranoia em que a pessoa acredita firmemente que está sendo seguida, espionada, ou alvo de algum tipo de perseguição ou conspiração. Essa crença é mantida apesar da falta de provas concretas e pode causar grande sofrimento e ansiedade.

Delírio

- **Definição de Delírio**: Delírio é uma crença falsa e fixada que não é baseada na realidade e que é sustentada com firmeza, mesmo quando confrontada com evidências contrárias. É uma distorção da realidade que pode ser sintoma de várias condições psiquiátricas, incluindo transtornos psicóticos como esquizofrenia e transtorno delirante.

- **Delírios e Alucinações**: Embora delírios e alucinações possam ocorrer simultaneamente, eles não são a mesma coisa:
- **Delírios**: São crenças falsas e fixas. Por exemplo, uma pessoa pode acreditar que é uma figura importante ou que está sendo perseguida.
- **Alucinações**: São percepções sensoriais falsas, como ouvir vozes que não estão presentes, ver coisas que não existem, ou sentir coisas que não estão lá.

Nem todo delírio é acompanhado de alucinações. Uma pessoa pode ter um delírio (como mania de perseguição) sem experimentar alucinações. Da mesma forma, alguém pode ter alucinações sem ter delírios. Por exemplo, uma pessoa pode ouvir vozes (alucinações auditivas) sem ter crenças delirantes específicas sobre ser perseguida.

Agende uma consulta com uma Psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Paranoia, ou mania de perseguição, é um tipo de pensamento distorcido em que a pessoa acredita, de forma persistente e injustificada, que está sendo perseguida, vigiada, traída ou alvo de conspirações. Esses pensamentos não são apenas desconfianças ou preocupações exageradas — eles são rígidos, não mudam com argumentação lógica e costumam interferir na vida da pessoa. Quando essa crença atinge um nível em que a pessoa está absolutamente convencida de algo que não corresponde à realidade e não consegue ser dissuadida, mesmo com evidências contrárias, estamos falando de um delírio. Ou seja, sim, a paranoia pode ser um tipo de delírio, especialmente quando a convicção persecutória é intensa e desconectada da realidade. Já quanto às alucinações, nem todo delírio vem acompanhado delas. Delírios são alterações do pensamento e da crença, enquanto alucinações são percepções sem estímulo real — como ouvir vozes ou ver coisas que não existem. É possível que a pessoa tenha apenas delírios, sem alucinações, e isso é comum em transtornos paranoides, por exemplo. Da mesma forma, uma pessoa pode ter alucinações auditivas, visuais ou táteis sem apresentar delírios estruturados, como ocorre em alguns quadros de esquizofrenia ou uso de substâncias. Quando delírios e alucinações acontecem juntos, eles podem se reforçar, tornando o quadro mais grave e mais difícil de tratar.

Especialistas

Thais Peixoto Maldonado

Thais Peixoto Maldonado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Raphael Do Prado Migliato

Raphael Do Prado Migliato

Psicólogo

São Carlos

Marco Antonio Thiago de Souza

Marco Antonio Thiago de Souza

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Alucinações
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.