O que é resistência a insulina?

5 respostas
O que é resistência a insulina?
Resistência a insulina é um mecanismo de compensação criado pelo organismo, onde a insulina não consegue exercer sua função em níveis normais, sendo necessário níveis mais altos desse hormônio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A insulina é produzida pelo pâncreas, órgão fica próximo ao estômago, e controla a entrada de glicose dentro da célula. É como se a insulina fosse a chave que abre a fechadura da porta da célula, para que a glicose entre. Dessa forma, a quantidade de glicose que está no sangue diminui. A resistência a insulina ou a falta dela prejudica a entrada de glicose dentro da célula, aumentando a sua concentração no sangue, com consequente hiperglicemia.
O termo resistência a insulina é utilizado quando a insulina que circula no sangue não consegue exercer sua função (controlar os níveis de glicose no sangue).
A insulina é um hormônio responsável pela entrada de glicose na célula.
No indivíduo resistente à insulina, seu pâncreas produz o hormônio com o estímulo gerado pela glicose, mas este não consegue exercer sua função de forma adequada, ou seja, a glicose não é capaz de entrar nas células dos tecidos e se acumula no sangue.
Ólá!
A resistência insulínica é uma situação onde há um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e o funcionamento desta quantidade de insulina. A principal causa da resistência insulínica é o ganho de peso. Com o ganho de peso e o aumento do tecido adiposo, há maior necessidade do pâncreas produzir insulina e, com isso, o ciclo da resistência insulínica se inicia. Quanto mais insulina é produzida, mais as células tendem a se proteger do excesso dela, e mais aumenta a resistência insulínica.
Mecanismo de compensação criado pelo organismo, onde a insulina não consegue exercer sua função em níveis normais, precisando de doses maiores.

Especialistas

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Vanessa Rezende

Vanessa Rezende

Nutricionista

São José dos Campos

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Sabrina Da Silva

Sabrina Da Silva

Nutricionista

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Dislipidemias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.