O que é resistência a insulina?

5 respostas
O que é resistência a insulina?
Resistência a insulina é um mecanismo de compensação criado pelo organismo, onde a insulina não consegue exercer sua função em níveis normais, sendo necessário níveis mais altos desse hormônio.

A insulina é produzida pelo pâncreas, órgão fica próximo ao estômago, e controla a entrada de glicose dentro da célula. É como se a insulina fosse a chave que abre a fechadura da porta da célula, para que a glicose entre. Dessa forma, a quantidade de glicose que está no sangue diminui. A resistência a insulina ou a falta dela prejudica a entrada de glicose dentro da célula, aumentando a sua concentração no sangue, com consequente hiperglicemia.
O termo resistência a insulina é utilizado quando a insulina que circula no sangue não consegue exercer sua função (controlar os níveis de glicose no sangue).
A insulina é um hormônio responsável pela entrada de glicose na célula.
No indivíduo resistente à insulina, seu pâncreas produz o hormônio com o estímulo gerado pela glicose, mas este não consegue exercer sua função de forma adequada, ou seja, a glicose não é capaz de entrar nas células dos tecidos e se acumula no sangue.
Ólá!
A resistência insulínica é uma situação onde há um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e o funcionamento desta quantidade de insulina. A principal causa da resistência insulínica é o ganho de peso. Com o ganho de peso e o aumento do tecido adiposo, há maior necessidade do pâncreas produzir insulina e, com isso, o ciclo da resistência insulínica se inicia. Quanto mais insulina é produzida, mais as células tendem a se proteger do excesso dela, e mais aumenta a resistência insulínica.
Mecanismo de compensação criado pelo organismo, onde a insulina não consegue exercer sua função em níveis normais, precisando de doses maiores.