O que pode causar desconforto em autistas? .

3 respostas
O que pode causar desconforto em autistas? .
Contato físico, olhar fixo nos olhos (eles não costumam conseguir ficar olhando nos olhos durante uma conversa), insistência em algo que eles não queiram fazer no momento e uma das coisas mais comuns, sair da rotina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Vanessa Oliveira Martins
Psicólogo, Psicanalista
Londrina
Desconforto em adultos com transtorno do espectro autista (TEA), surgem quando há uma sobrecarga emocional, sensorial, imprevisibilidade ou social intensa, ultrapassando a capacidade de autorregulação. Nesses momentos, a pessoa pode apresentar irritabilidade extrema, choro, gritos, comportamentos repetitivos, isolamento ou até agressividade — geralmente como resposta ao excesso de estímulos ou à frustração. Em alguns casos, o corpo reage com sintomas físicos, como taquicardia, tremores ou sensação de perda de controle.
Olá, tudo bem?
O desconforto em pessoas autistas pode ter diversas origens, pois cada pessoa vivencia o mundo de forma única. De maneira geral, estímulos sensoriais intensos como barulhos altos, luzes fortes, cheiros marcantes ou muitos estímulos ao mesmo tempo podem gerar sobrecarga. Mudanças inesperadas na rotina, ambientes imprevisíveis, dificuldades na comunicação social e a sensação de não ser compreendido também costumam causar sofrimento emocional. Além disso, expectativas sociais pouco claras ou cobranças excessivas podem aumentar a ansiedade e o estresse.
Na terapia, trabalhamos de forma individualizada, respeitando as particularidades de cada pessoa, fortalecendo estratégias de regulação emocional, comunicação e adaptação ao dia a dia.
Se você sente que esses desafios fazem parte da sua vida ou da vida de alguém próximo, será um prazer te acolher e caminhar junto nesse processo. Fica o convite para iniciarmos a terapia e construirmos, com cuidado e respeito, caminhos mais leves e possíveis.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Bianchi

Lucas Bianchi

Psicólogo

Sorocaba

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1072 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.