O que posso fazer para promover a neuroplasticidade positiva?

3 respostas
O que posso fazer para promover a neuroplasticidade positiva?
Dra. Anne Caroline Coelho
Psicólogo
Belo Horizonte
A neuroplasticidade positiva é a capacidade do nosso cérebro de criar novas conexões e fortalecer circuitos que favorecem o aprendizado, a memória e o bem-estar. Para estimulá-la, é importante investir em atividades que desafiem o cérebro e mantenham a mente ativa, como aprender algo novo, praticar exercícios físicos, ter uma boa qualidade de sono e cuidar da alimentação. Também é fundamental cultivar relações saudáveis e trabalhar aspectos emocionais, como a gestão do estresse e o desenvolvimento de pensamentos positivos. Na terapia, utilizamos estratégias específicas que ajudam o cérebro a consolidar padrões mais adaptativos e funcionais, favorecendo o desenvolvimento e a saúde mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Leticia Sanches de Castilho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Para promover a neuroplasticidade positiva, ou seja, a capacidade do cérebro de criar novas conexões saudáveis; é importante investir em hábitos que estimulem a mente e o bem-estar. Práticas como atividade física regular, sono de qualidade, alimentação equilibrada, meditação, exposição à novidade (como aprender algo novo) e relações afetivas seguras favorecem a reorganização cerebral. Além disso, a psicoterapia é uma ferramenta poderosa nesse processo, pois ajuda a ressignificar experiências, fortalecer caminhos emocionais mais adaptativos e reduzir padrões negativos que se repetem.
Olá, espero que você esteja bem.
A neuroplasticidade é a capacidade natural que o nosso cérebro possui de se adaptar aos vários tipos de contextos, ela contribui para o desenvolvimento estrutural do nosso sistema nervoso.
Para promover a neuroplasticidade positiva podemos manter comportamentos de respeitarmos nossos limites, cultivarmos relações saudáveis, ter interações sociais, aprender novas habilidades, praticar exercícios, dormir bem e meditar.
Espero ter conseguido te ajudar, caso ainda restem duvidas ou queira marcar um atendimento fico a disposição.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.