O que são disfunções executivas e como se relacionam com a neuroplasticidade?

2 respostas
O que são disfunções executivas e como se relacionam com a neuroplasticidade?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? Que bom que trouxe essa pergunta — ela é uma das chaves para entender como o cérebro organiza (ou desorganiza) o nosso comportamento no dia a dia.

Chamamos de funções executivas um conjunto de habilidades mentais que nos permitem planejar, organizar, focar, controlar impulsos, tomar decisões e adaptar o comportamento às mudanças do ambiente. Elas funcionam como o “diretor executivo” do cérebro, coordenando outras áreas para que pensamentos e emoções sigam um rumo coerente. Quando essas funções estão prejudicadas, surgem as chamadas disfunções executivas — dificuldades em manter atenção, regular emoções, lembrar de tarefas, priorizar ações ou lidar com frustrações.

Essas disfunções podem aparecer em vários contextos: desde quadros neurológicos (como TDAH, traumatismos ou demências) até situações emocionais intensas, estresse crônico ou traumas. É interessante pensar que o cérebro, quando sob ameaça ou sobrecarga emocional, tende a priorizar a sobrevivência imediata em vez da reflexão e do controle. Nesse sentido, as disfunções executivas não são apenas “falhas”, mas sinais de que o sistema está tentando se proteger ou economizar energia.

E aí entra a neuroplasticidade — a capacidade do cérebro de se reorganizar, criando e fortalecendo novas conexões neurais. É justamente por meio dela que podemos reeducar essas funções executivas. Processos terapêuticos baseados em atenção plena, autorregulação emocional e reestruturação cognitiva, por exemplo, ajudam o cérebro a desenvolver novos caminhos de funcionamento. É como se, aos poucos, ele aprendesse rotas alternativas para voltar a dirigir o próprio trânsito mental com mais equilíbrio e foco.

Talvez valha refletir: como você tem percebido seu nível de concentração, organização e capacidade de manter o foco nas últimas semanas? O que costuma acontecer internamente quando precisa lidar com imprevistos ou pressões? Essas pequenas observações podem revelar muito sobre o funcionamento executivo atual e onde o cérebro está precisando de um pouco mais de treino e cuidado.

Caso queira aprofundar esse autoconhecimento e fortalecer essas habilidades, podemos conversar mais sobre isso. A terapia é um espaço muito fértil para trabalhar essas funções de forma prática e personalizada. Caso precise, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As funções executivas se relacionam com a neuroplasticidade porque, quanto mais treinamos organização, foco e planejamento, mais o cérebro fortalece essas habilidades.

Especialistas

Cristiane Dactes

Cristiane Dactes

Psicólogo

Salvador

Mariana Costa Masi

Mariana Costa Masi

Psicólogo

Jundiaí

Yasmin Khalil

Yasmin Khalil

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 420 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.