O que se define como vaginismo?

4 respostas
O que se define como vaginismo?
 José Machado
Psicanalista
Blumenau
Vaginismo é um espasmo múscular na região da vagina, os espasmos fecham o intercurso vaginal, produzindo dores nas relações sexuais.
Os fatores envolvidos podem ser ocasionados por traumas, tanto causado por abuso sexual, violência sexual, questões relacionadas a crenças religiosas e associação com relações sexuais frustradas ou motivos encobertos.
É considerado uma disfunção sexual, por impedir a relação sexual, não se consegue penetração, tanto pelo espamos múscular, como pela dor.
As formas de tratamento: Psicoterapia, desensibilização sistematicas, e o mais importante é o parceiro sexual participativo na terapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rita K  A  Costa
Psicólogo
São Paulo
O vaginismo se caracteriza pela dor durante atividade sexual, impeditiva da penetração peniana. Diferente da dispareunia (dificuldade de realização do coito), cujas causas são geralmente orgânicas, o vaginismo é preponderantemente sem causas orgânicas.
A terapia cognitivo-comportamental tem a resposta e a solução para estes casos. Eliminando-se o fator estressante e, gradativamente, promovendo o desemparelhamento do ato sexual da dor e do desconforto, promove-se a adaptação através da extinção do condicionamento. Pode ser que, pela memória da dor, a paciente passe a evitar a atividade sexual. Reconfigurar tais respostas, lentamente leva à associação do prazer no lugar da dor.
 Lorraine Rodrigues
Psicólogo
Rio de Janeiro
Vaginismo é um distúrbio da sexualidade feminina, é uma síndrome psicofisiológica cuja a característica fundamental é a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos interior da vagina, quando é tentada, prevista ou imaginada a penetração vaginal com pênis, ou até mesmo o dedo ou tampão. A contração pode variar desde leve, induzindo alguma tensão e desconforto, até severa, impedindo completamente a penetração, inclusive ocasionando dor.
O vaginismo pode ser facilmente identificado por exame ginecológico, pela própria mulher sozinha, ou durante a atividade sexual.
O tratamento indicado para o vaginismo é a psicoterapia, este tratamento tem como objetivo a ampliação do conhecimento pessoal, quanto mais a mulher conhecer a si mesma, seu corpo, sua forma de lidar com o mundo, mas apta está a permitir-se vivenciar amplamente sua sexualidade
Dra. Katia Godinho
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Sua característica principal é a contração involuntária da musculatura do assoalho pélvico, impossível de controlar, que acaba fechando o canal vaginal, mesmo que a mulher esteja se esforçando para relaxar. esta contração vem da associação de medo e dor num processo de ciclo vicioso: o medo faz a mulher contrair fortemente o músculo do assoalho pélvico,no momento de excitação ou de aproximação do parceiro sexual, o que torna a penetração extremamente dolorosa. A dor causa mais medo que causa mais contração e assim por diante. Associado a um quadro psicológico importante. Por isso o tratamento deverá ser realizado por equipe multidisciplinar. Boa sorte!

Especialistas

Juan Felix

Juan Felix

Ginecologista

São Paulo

Rívea Mendes

Rívea Mendes

Psicólogo

Pará de Minas

Clarice Moreira Braga

Clarice Moreira Braga

Sexólogo, Psicólogo

Lavras

Gabriela Santos

Gabriela Santos

Fisioterapeuta

Botucatu

Karen Rechmann

Karen Rechmann

Sexólogo

Brasília

Suellen Fernandes Rodrigues

Suellen Fernandes Rodrigues

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.