o que significa ansiedade da separaçao?

8 respostas
o que significa ansiedade da separaçao?
A ansiedade da separação, envolve toda e qualquer separação não estabelecida como "normal".
Ex: Separação de filhos dos pais por morte, por doença e até pela separação conjugal, quando um dos cônjuges, se afasta do filho(a), interrompendo assim o convívio que deveria acontecer com naturalidade. Separação conjugal e o luto está incluído nesse quadro. (Não é uma regra).
O processo terapêutico de forma geral é bem eficaz, na elaboração da "perda".
Quando não tratado dentro do tempo hábil, pode trazer danos maiores a saúde, emocional e física devido ao processo de ansiedade, que envolve questões hormonais e "prejuízo" ao organismo de modo geral. Ansiedade é grave. Deve ser tratada com atenção, terapia e podendo também incluir remédios.
Att
Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Ansiedade de Separação pode atingir crianças (e adolescentes) e tem como característica a ansiedade excessiva envolvendo o afastamento do lar ou daqueles a quem a criança está fortemente vinculada. Trata-se de uma ansiedade não adequada ao nível de desenvolvimento e que por persistir causa sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas sociais da vida da criança.
O tratamento da Ansiedade de Separação envolve necessariamente a família e a psicoterapia, sendo o suporte psicológico uma forma de auxiliar a criança a minimizar os impactos negativos deste transtorno.
A ansiedade de separação faz parte do desenvolvimento infantil.
Só que por vezes a Ansiedade de Separação pode se tornar excessiva e prejudicial.
Para ser caracterizado Perturbação de Ansiedade de Separação.a criança deve vivenciar alguns dos seguintes sintomas por ao menos 1 mês:
- mal estar excessivo antecedendo a separação de casa ao das pessoas com maior vínculo;
- preocupação excessiva pela possibilidade de perda ou de que algo ruim aconteça com alguém com quem tenha um forte vínculo;
- resistência persistente de ir à escola ou qualquer ambiente que cause separação física;
- medo de ficar sozinho em casa;
- recusa em dormir sozinho ou fora de casa;
- pesadelo repetidos com temas de separação;
- queixas repetidas de sintomas físicos (dores de cabeça, náuseas, dores de estômago, vomito,...) quando ocorre ou se antecipa o momento da separação de uma figura muito importante.
Concordo com todas as respostas dadas pelos colegas Psicólogos acima.
A ansiedade de separação, dependendo da fase do desenvolvimento e da intensidade em que se manifesta, é normal e passageira. Todavia, existem casos em que a mesma se manifesta de maneira prolongada e, por esse motivo, necessita de tratamento. Ela se manifesta através dos sintomas de ansiedade (tal qual choro, crises de birra, entre outros) sempre que a criança precisa sair de perto de seus cuidadores usuais ou mesmo dos locais aos quais está acostumada
Complementando as respostas dos colegas,existem vários tipos de separação e qualquer que seja o tipo de separação pode causar ansiedade. E está ansiedade pode vir ou não acompanhada de diversos pensamentos e sentimentos. Por sua vez estes pensamentos e sentimentos estão acompanhados com algum tipo de carga emocional.
A ansiedade de separação faz parte do crescimento. Conforme a criança vai crescendo, ela vai tolerando cada vez mais o afastamento daqueles que ama. É comum algumas crianças terem dificuldades na entrada da escola, por exemplo, e por isso precisam de um suporte maior da escola e criar uma relação de vínculo, de confiança para suportarem permanecer sem seus pais durante o período escolar. O que ocorre algumas vezes é que a ansiedade não diminui e sempre que se repete a situação de se distanciar retorna este sentimento infantil e a ansiedade vem a tona novamente. Isso também pode ocorrer na vida adulta. Seria importante fazer uma avaliação para confirmar se é isso mesmo que está acontecendo ou se a ansiedade pode ter outro significado.
Olá!

Ansiedade de separação é o nome dado a uma experiência comum na infância quando a criança apresenta sintomas e/ou comportamentos que manifestam sua dificuldade de afastamento temporário dos pais ou cuidadores.

Faz-se importante que exista um diálogo com a criança a fim de melhor compreender a forma como ela esta experienciando esse afastamento e que questões estão em jogo para ela ao vivenciá-lo.

Caso sinta necessidade de um suporte para melhor conduzir essa conversa ou mesmo para amenizar o sofrimento da criança, que em alguns casos pode ser bem intenso, não hesite buscar um profissional psicólogo para conduzir um processo de cuidado conjunto.

Espero ter ajudado e fico a disposição.
Abraço.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Ansiedade da Separação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.