O que significa ter uma "predisposição genética" para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)

3 respostas
O que significa ter uma "predisposição genética" para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Não é possível dizer que se tem uma predisposição genética especificamente para transtorno de personalidade borderline. O que se diz é que, provavelmente, todos os transtornos psiquiátricos envolvem alguma predisposição genética que, associada a graus maiores ou menores de estímulos ambientais, acaba levando a manifestação dos quadros. Inclusive, existem famílias com um grande número de parentes próximos com transtornos psiquiátricos graves, mas cada membro apresenta transtornos diferentes. Daí a proposta da Psiquiatria transdiagnóstica, de estudar traços de personalidade, sintomas e comportamentos, para se encontrar as bases biológicas - e não, como se faz habitualmente, pesquisar os aspectos biológicos com base em diagnósticos de transtornos estabelecidos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, predisposição genética, significa, que alguém da sua família pode ter tal transtorno, no caso do T. Boderline, mas poderia ser também predisposição a várias outras doenças, como diabetes, pressão alta, alergias.....abraço!!!
Bom dia. Uma predisposição genética significa que há uma maior probabilidade de desenvolver TPB caso haja a presença de determinados fatores hereditários presentes no seu material genético. Estudos com famílias e gêmeos demonstram que parentes próximos de indivíduos com TPB têm risco aumentados, o que sugere que variações genéticas podem influenciar na regulação emocional e no controle dos impulsos. Contudo, essa predisposição não é determinante por si só – os fatores ambientais, como experiências de infância, relações interpessoais e outros acontecimentos estressantes, também são fundamentais para a manifestação clínica do transtorno.
Estou á disposiçao.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2583 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.