O sumiço da gagueira quando a pessoa canta é um fenômeno exclusivo da gagueira, ou também ocorre

5 respostas
O sumiço da gagueira quando a pessoa canta é um fenômeno exclusivo da gagueira, ou também ocorre em outros transtornos que afetam a habilidade de falar, como nas afasias ou no mal de Parkinson, p. ex.? Um afásico também pode cantar? Quem tem gagueira parkinsoniana, também pode cantar com fluência?
Complementando o que a colega acima pontuou, qualquer adoecimento físico que possua, mesmo que parcialmente, uma causa emocional (como a ansiedade, por exemplo), pode sim ser amenizado diante de atividades ou situações que tenham efeito terapêutico. É sempre fundamental que se verifique todas as condições médicas e emocionais do paciente para que se escolha o melhor caminho, contudo acho interessante ressaltar que existe um universo de possibilidades terapêuticas que podem ser agregadas aos tratamentos habituais, o canto é uma delas.

No canto a gagueira não se manifesta, pois podemos considerar o canto, um mecanismo "automático", fazemos uso do hemisfério direito do cérebro. Enquanto que a fala, o raciocínio, a linguagem é localizado no hemisfério esquerdo no cérebro. Assim a gagueira é uma disfunção no hemisfério esquerdo do cérebro, na região da fala. Por isso que sempre que o gago canta ele não gagueja. Em relação a afasia e o parkinson é outro departamento, deve-se avaliar a gravidade da patologia já que alteração de fala tende a ser uma das sequelas possíveis da patologia, geralmente vem associada a demais sintomas de compreensão e expressão. Cada caso é um caso! Passe por uma avaliação Fonoaudiológica!
Se trata da sensação de queimadura da mucosa ou da língua.Eu sugiro procurar um médico porque necessitará fazer uma série de exames clínicos se tem um dentista de sua confiança se informe ele também a(o) orientará para o melhor profissional e tratamento adequado.
Só para esclarecer e complementando a minha colega fono que falou super bem.
Ao usar o canto usamos um outro lado do cérebro!
Isso é observado em alguns tipos de afasia.
Alguns afasicos tem dificuldade para falar mas conseguem cantar uma música da qual ele escutava de forma clara e correta.
Quanto ao parkinson eu acho que não há mudança na fala expontania e no canto!
Espero ter ajudado. Abraço.
O canto é automático, por isso muitas pessoas que gaguejam são fluentes no canto e na leitura, apenas quem tem gagueira severa pode não conseguir esta fluência. O Parkisoniano tem rigidez muscular então o fato de ser automático não vai alterar a condição física dele, além disso não é considerado gagueira. Na gagueira temos apenas o fator neurológico na Doença de Parkinson o fator é neuromuscular .
Quanto ao afásico vai depender do tamanho e local da lesão.