O teste farmacogenético para medicamentos antidepressivos é eficiente, ou seja, vale a pena fazer?

7 respostas
O teste farmacogenético para medicamentos antidepressivos é eficiente, ou seja, vale a pena fazer? Faz diferença na prática clínica?
Levando em consideração que tais testes desconsideram aspectos para além dos fisiológicos, somente em casos predeterminados e aconselhados pelo/a psiquiatra visando evitar algum tipo de problema que uma determinada medicação pode ocasionar frente à comorbidade. A melhor forma de elucidar tal questão é direcioná-la ao seu/sua psiquiatra.

Este teste pode dar direcionamento ao tratamento, porém a psiquiatria é especialidade clínica, pela avaliação do paciente com anamnese, acompanhamento em tempo adequado é possível indicar determinado medicamento.
Ademais medicações devem ser usadas em doses e tempo adequado para avaliar resposta, ajustes, associações.
Seu Psiquiatra pode avaliar se teria indicação para você.
Atenciosamente.
Não podemos nos esquecer que a depressão é mais complexa do que pode aparecer no teste. Na depressão a clínica é soberana! A interação com o médico, o olho no olho. O teste além de tudo é muito caro, Acho que o custo - benefício fica prejudicado, levando-se em consideração os fatores apontados.
O teste pode sim diagnosticar mas como o colega comentou acima a depressão é muito complexa e envolve vários fatores. A medicação vai ajudar a controlar os níveis neuroquímicos mas a terapia será de extrema valia no processo de recuperação.
O teste farmacogenético pode ser feito em ultima analise, o psiquiatra tem condição de diagnosticar e ajustar os fármacos ao paciente; Em caso de depressão é importante acompanhar a cura com medicamentos à psicoterapia. Os motivos da depressão podem ser vários e é preciso se conscientizar sobre as causas que levam a adoecer e tratá-las, nem sempre os medicamentos são suficientes; entretanto o teste pode fazer pouca diferenças se não é extremamente necessário por outros motivos com pr ex. alergias a alguma substancia.
O teste farmacogenético pode auxiliar a identificar qual medicamento terá uma melhor interação com o seu organismo e pode auxiliar o psiquiatra a direcionar o tratamento. O valor desse teste é muito alto, é interessante avaliar o custo x benefício, talvez a experiência do psiquiatra seja suficiente para não precisar desse exame. Se você já teve a necessidade de diversos tratamentos medicamentosos diferentes e não teve resultado, talvez o teste ajude.
Em psicanálise, levamos em consideração a fala do analisando. Sobre o teste, consulte ujm médico especialista.