O teste farmacogenético para medicamentos antidepressivos é eficiente, ou seja, vale a pena fazer?

7 respostas
O teste farmacogenético para medicamentos antidepressivos é eficiente, ou seja, vale a pena fazer? Faz diferença na prática clínica?
Levando em consideração que tais testes desconsideram aspectos para além dos fisiológicos, somente em casos predeterminados e aconselhados pelo/a psiquiatra visando evitar algum tipo de problema que uma determinada medicação pode ocasionar frente à comorbidade. A melhor forma de elucidar tal questão é direcioná-la ao seu/sua psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Este teste pode dar direcionamento ao tratamento, porém a psiquiatria é especialidade clínica, pela avaliação do paciente com anamnese, acompanhamento em tempo adequado é possível indicar determinado medicamento.
Ademais medicações devem ser usadas em doses e tempo adequado para avaliar resposta, ajustes, associações.
Seu Psiquiatra pode avaliar se teria indicação para você.
Atenciosamente.
Não podemos nos esquecer que a depressão é mais complexa do que pode aparecer no teste. Na depressão a clínica é soberana! A interação com o médico, o olho no olho. O teste além de tudo é muito caro, Acho que o custo - benefício fica prejudicado, levando-se em consideração os fatores apontados.
O teste pode sim diagnosticar mas como o colega comentou acima a depressão é muito complexa e envolve vários fatores. A medicação vai ajudar a controlar os níveis neuroquímicos mas a terapia será de extrema valia no processo de recuperação.
O teste farmacogenético pode ser feito em ultima analise, o psiquiatra tem condição de diagnosticar e ajustar os fármacos ao paciente; Em caso de depressão é importante acompanhar a cura com medicamentos à psicoterapia. Os motivos da depressão podem ser vários e é preciso se conscientizar sobre as causas que levam a adoecer e tratá-las, nem sempre os medicamentos são suficientes; entretanto o teste pode fazer pouca diferenças se não é extremamente necessário por outros motivos com pr ex. alergias a alguma substancia.
O teste farmacogenético pode auxiliar a identificar qual medicamento terá uma melhor interação com o seu organismo e pode auxiliar o psiquiatra a direcionar o tratamento. O valor desse teste é muito alto, é interessante avaliar o custo x benefício, talvez a experiência do psiquiatra seja suficiente para não precisar desse exame. Se você já teve a necessidade de diversos tratamentos medicamentosos diferentes e não teve resultado, talvez o teste ajude.
Em psicanálise, levamos em consideração a fala do analisando. Sobre o teste, consulte ujm médico especialista.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.