O transtorno bipolar pode evoluir para esquizofrenia?

4 respostas
O transtorno bipolar pode evoluir para esquizofrenia?
Um tanto complicado, porem interessante responder adequadamente esta pergunta. Se baseando num entendimento dimensional das doenças psicóticas, e numa herança de múltiplos genes, podemos dizer que o TAB (outra hora chamada de psicose maníaco depressiva) e as esquizofrenias tem alguns aspectos em comuns. O que pode ocorrer mais frequentemente: um paciente durante as fases iniciais da doença exibe sintomas poliformicos (de varias formas) e pode receber diagnostico de TAB pela presença de sintomas de humor agudo. A medida que a doença evolui, os sintomas de humor deixam de aparecer, permanecendo os sintomas psicóticos e cognitivos. Deste modo, o diagnostico agora passa a ser esquizofrenia. Logo, a doença certamente sempre foi esquizofrenia, mas no inicio se apresentou como TAB. A confusão é tao comum que foi criado anos atras uma classe intermediaria. O transtorno esquizoafetivo. Temos também um debate classificatório, sem nunca esquecer da pessoa do paciente que precisa de tratamento.

Olá,
ótima pergunta. Os dois quadros são diferentes e não ocorre uma migração de um quadro para o outro.
Como são quadros com componentes genéticos e características em comum, principalmente no início, é possivel que haja uma dúvida diagnóstica e que seja dificil fazer a diferenciação entre um e outro.
Por isso, é importante a avaliação e o acompanhamento por um médico psiquiatra de confiança.
Um abraço.
Apesar de apresentarem interseção genética, são doenças diferentes que não evoluem uma para a outra e, na prática, você tem ou uma ou outra. O que pode acontecer é que os sintomas causem confusão na hora do diagnóstico, ou que ainda não tenha sido possível diagnóstico de transtorno esquizoafetivo
Existe um transtorno chamado Esquizoafetivo em que você pode ter crises de humor em determinados momentos e em outros crises francamente psicóticas. O diagnóstico psiquiátrico de certeza pode levar meses a mais de um ano para acontecer. Alguns surtos psicóticos podem ter todas as características de uma elevação patológica do humor com sintomas psicóticos (o que pode acontecer no transtorno bipolar do humor tipo 1) e após a estabilização podem ser reveladas dificuldades na volição e da modulação afetiva que são mais características de um quadro processual esquizofrênico. Por isso em relatórios médicos os códigos do CID-10 utilizados nas primeiras semanas podem ser de quadros não especificados como o F23.9 ou o F28. Na fase aguda da maior parte dos pacientes psicóticos são usados antipsicóticos atípicos e se há sintomas de aceleração psicomotora podemos utilizar benzodiazepínicos e estabilizadores de humor.