O transtorno bipolar pode evoluir para esquizofrenia?

4 respostas
O transtorno bipolar pode evoluir para esquizofrenia?
Um tanto complicado, porem interessante responder adequadamente esta pergunta. Se baseando num entendimento dimensional das doenças psicóticas, e numa herança de múltiplos genes, podemos dizer que o TAB (outra hora chamada de psicose maníaco depressiva) e as esquizofrenias tem alguns aspectos em comuns. O que pode ocorrer mais frequentemente: um paciente durante as fases iniciais da doença exibe sintomas poliformicos (de varias formas) e pode receber diagnostico de TAB pela presença de sintomas de humor agudo. A medida que a doença evolui, os sintomas de humor deixam de aparecer, permanecendo os sintomas psicóticos e cognitivos. Deste modo, o diagnostico agora passa a ser esquizofrenia. Logo, a doença certamente sempre foi esquizofrenia, mas no inicio se apresentou como TAB. A confusão é tao comum que foi criado anos atras uma classe intermediaria. O transtorno esquizoafetivo. Temos também um debate classificatório, sem nunca esquecer da pessoa do paciente que precisa de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
ótima pergunta. Os dois quadros são diferentes e não ocorre uma migração de um quadro para o outro.
Como são quadros com componentes genéticos e características em comum, principalmente no início, é possivel que haja uma dúvida diagnóstica e que seja dificil fazer a diferenciação entre um e outro.
Por isso, é importante a avaliação e o acompanhamento por um médico psiquiatra de confiança.
Um abraço.
Apesar de apresentarem interseção genética, são doenças diferentes que não evoluem uma para a outra e, na prática, você tem ou uma ou outra. O que pode acontecer é que os sintomas causem confusão na hora do diagnóstico, ou que ainda não tenha sido possível diagnóstico de transtorno esquizoafetivo
Existe um transtorno chamado Esquizoafetivo em que você pode ter crises de humor em determinados momentos e em outros crises francamente psicóticas. O diagnóstico psiquiátrico de certeza pode levar meses a mais de um ano para acontecer. Alguns surtos psicóticos podem ter todas as características de uma elevação patológica do humor com sintomas psicóticos (o que pode acontecer no transtorno bipolar do humor tipo 1) e após a estabilização podem ser reveladas dificuldades na volição e da modulação afetiva que são mais características de um quadro processual esquizofrênico. Por isso em relatórios médicos os códigos do CID-10 utilizados nas primeiras semanas podem ser de quadros não especificados como o F23.9 ou o F28. Na fase aguda da maior parte dos pacientes psicóticos são usados antipsicóticos atípicos e se há sintomas de aceleração psicomotora podemos utilizar benzodiazepínicos e estabilizadores de humor.

Especialistas

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Barbara de Castro Telles Cesar Pestana

Psiquiatra, Médico de família

Jundiaí

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.