O Transtorno de Déficit de Atenção” (TDAH) em adultos é diferente do infantil?

4 respostas
O Transtorno de Déficit de Atenção” (TDAH) em adultos é diferente do infantil?
Olá, tudo bem?
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adultos não é um transtorno diferente do TDAH infantil. Trata-se da continuidade do mesmo quadro, mas com mudanças na forma de expressão dos sintomas ao longo do desenvolvimento. Na infância, o TDAH costuma aparecer de forma mais visível, principalmente por meio de hiperatividade motora, agitação, dificuldade em permanecer sentado, impulsividade comportamental e problemas escolares. Esses sinais chamam mais atenção no ambiente escolar e familiar. Na vida adulta, a hiperatividade tende a se transformar em uma agitação interna, sensação constante de inquietação, pensamentos acelerados ou dificuldade em relaxar. Já a desatenção se manifesta mais por dificuldades de organização, planejamento, gestão do tempo, esquecimento de compromissos, procrastinação e problemas em concluir tarefas, especialmente no trabalho e na vida cotidiana.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o TDAH pode ser confundido com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual na escola porque ambos podem se manifestar como dificuldades de atenção, baixo desempenho acadêmico e comportamento desorganizado. No entanto, no TDAH essas dificuldades costumam ser inconsistentes e dependem do interesse ou motivação da criança, enquanto na Deficiência Intelectual as limitações são mais globais, persistentes e afetam compreensão, raciocínio, memória e habilidades adaptativas. A confusão ocorre quando professores interpretam a desatenção ou impulsividade como falta de capacidade cognitiva, ou quando limitações intelectuais mascaram sintomas de TDAH. Avaliação detalhada e observação em múltiplos contextos ajudam a diferenciar as duas condições.
Sim. O TDAH em adultos costuma se manifestar de forma diferente do TDAH infantil. Na infância, predominam a hiperatividade motora e a impulsividade mais visível; já na vida adulta, a hiperatividade tende a ser mais interna, aparecendo como inquietação mental, dificuldade de organização, procrastinação, desatenção persistente, problemas na gestão do tempo e na regulação emocional. Além disso, em adultos é comum o impacto maior nas relações, no trabalho e na autoestima, muitas vezes associado a ansiedade ou depressão.
Olá, tudo bem? Veja só, o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento. Portanto, ela se apresenta em todas as fases do desenvolvimento: infância, adolescência, vida adulta e velhice. O transtorno não é totalmente diferente em cada fase, mas em cada fase a dificuldades tende a se acentuar nos desafios mais característicos da idade.

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.