O único método de diagnosticar supercrescimento bacteriano no intestino delgado é pelo teste respiratório
4
respostas
O único método de diagnosticar supercrescimento bacteriano no intestino delgado é pelo teste respiratório do hidrogênio expirado? Estou com diarreia crônica após uso de antibióticos (3 episódios de amigdalite). Endoscopia, colonoscopia, enterorressonância e exames de sangue tudo OK.
Após o uso de antibióticos pode ocorrer a diarreia por colite pseudomembranosa, causada por Clostridium difficile. É importante a consulta médica para definição da melhor conduta no seu caso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Às vezes, após o uso de antibiótico ou baixa imunidade do paciente (infecções de repetição, estresse...) pode começar a SII (Síndrome do Intestino Irritável). Existem medicações que podem controlar esse peristaltismo exagerado do intestino, assim como o uso de Probióticos. Nesses dois tratamentos, as bactérias irão normalizando se estiverem com o crescimento desorganizado (mesmo sem a comprovação disso).
Continue o seu acompanhamento médico.
Continue o seu acompanhamento médico.
Se você tomou muito antibióticos, pode ter mata a flora intestinal, se for isso você precisa tomar probióticos, para repor a flora .
Na verdade, o teste de superproliferação bacteriana (SIBO, do inglês small intestinal bacterial overgrowth) mais específico envolve anestesia geral e culturas muito específicas que não são fidedignas aqui no Brasil por serem ainda testes caros e a experiência ainda é no exterior. Daí o que se usa para fazer diagnóstico pronto é o teste expirado com hidrogênio e metano. Atualmente, eu disponibilizo na clínica este exame que vai para a Austrália porque, pelo último consenso de gases, há de se fazer a medida com esses dois gases e não só com hidrogênio. O paciente faz em casa e daí envia o kit para análise. Aqui em SP, é possível fazer teste expirado no Einstein e na clínica Gastromotilab mas, por enquanto, só com avaliação de hidrogênio. Se der positivo daí vale a pena tratar com antibiótico dependendo da predominância diarreia (hidrogênio) ou prisão de ventre(metano). Só que é antibiótico especial que não tem absorção venosa. Vc pode fazer mil colonos e outros não vão dar nada.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- 3 episodios de diarreia intensa- 4:30 da madrugada, 10:40 e a última 16 horas-, muitas horas apos tomar o anticoncepcional mamades(tomo todos os dias 18 horas tem 4 meses), tive relação dia 2- sem uso de preservativo-, e essa situação ocorreu dia 6( 5 dias após a relação), e parou os episodos de diarreia…
- Estou tomando anticoncepcional e toda vez que eu tomo tenho diarréias e náuseas, isso é normal?
- Tomei 2 doses de Invermectina com intervalo de 7 dias e depois da segunda dose, estou com diarréia há 5 dias, isso é normal?
- Posso tomar lavitan esporte e lavitan testo no mesmo dia
- A mesigyna pode ter sua eficácia diminuída por ma absorção intestinal, ou por episódios de diarreia?
- Tenho síndrome do intestino irritável e dor abdominal e diarreia e também tenho bexiga hiperativa, posso tomar chá de tranchagem para dor abdominal e diarreia?
- Tomei azitromicina por 5 dias, estou tendo cólica intestinal, dor abdominal, depois dos de cinco dias , comecei a sentir uma dor muito forte na barriga e um pouco de diarreia, estou tendo sangramento nas fezes, já tem 2 dias que o remédio terminou, mas ainda estou sentindo muita cólica, mas o sangue…
- Boa tarde,estou fazendo tratamento para h pilory com amoxilina tinidazol claritromicina e metronidazol por 10 dias estou me sentindo muito mal ansia de vomito e boca amarga ,é normal?
- Estou fazendo a 5 dias o tratamento para h pilory minha fezes está bem amarela e diarreia, é normal?
- É normal sair fezes duras e logo depos liquidas, na mesma evacuação?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 433 perguntas sobre Diarréia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.