O uso contínuo de Fluoxetina pode causar algum dano aos neurônios? Diabético pode usar?

3 respostas
O uso contínuo de Fluoxetina pode causar algum dano aos neurônios? Diabético pode usar?
Não se espera que a fluoxetina cause dano aos neurônios. Na verdade, pode ter um efeito protetor, sobretudo porque a depressão e a ansiedade crônicas potencialmente podem prejudicar o cérebro. Não existe contra-indicação para o uso por diabéticos: ela frequentemente reduz o apetite, pelo menos no início do tratamento. Os relatos de aumento de peso não são cientificamente comprovados. Há alguns estudos que sugerem que medicações do grupo da fluoxetina (ISRS) poderiam causar aumento do colesterol, em longo prazo, mas isto por enquanto não constitui uma contra-indicação, apenas é bom fazer o controle periódico, como todos (e principalmente diabéticos) já devem mesmo fazer, independente de estarem ou não tomando medicação ISRS. Além disto, melhorando a ansiedade e/ou a depressão, pode melhorar os cuidados que o diabético tem com sua saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A partir da sua pergunta fiz uma revisão no que há de dados científicos disponíveis. Em tópicos:

- pouquíssimos casos (dois apenas) de relato de efeitos colaterais tardios (6 e 10 anos de uso da medicação) que são semelhantes aos efeitos colaterais do início da medicação. Os sintomas reverteram diminuindo ou interrompendo a medicação em ambos os casos.

- efeitos como diminuição de libido e dificuldade/impossibilidade de chegar ao orgasmo não tendem a desaparecer com o tempo, então se este é um efeito colateral presente, a troca ou retirada da medicação deve ser discutida com seu psiquiatra - e nunca feita por conta própria, pelo risco de piora ou retorno dos sintomas.

Afora estes dois casos isolados e os efeitos colaterais sexuais, tudo indica que a medicação é segura para ser usada no longo prazo, naqueles casos nos quais houver indicação de tratamento contínuo - o que também deve ser discutido com o psiquiatra assistente.

Para quem tem diabetes, o controle adequado desta doença, incluindo alimentação saudável, atividade física e perda de peso, são essenciais. Já há estudos mostrando que a resistência insulínica (presente no diabetes) pode diminuir a eficácia de algumas medicações psiquiátricas.

Os estudos científicos têm suas limitações: eles consideram a média dos pacientes, e não as individualidades. Ou seja, o que se mostra na média pode não ser exatamente o que acontece com você. Por exemplo, embora um estudo tenha demonstrado que a fluoxetina - na média - não causa ganho de peso e no curto prazo pode causar até perda de peso, um segundo estudo mostrou que ela pode - na média - causar ganho de peso em mulheres mas não em homens. É importante portanto observar a evolução do seu quadro e revisar frequentemente com seu psiquiatra, atentando para novos sintomas ou alterações.
O uso contínuo de fluoxetina, quando bem indicado e acompanhado, não causa danos aos neurônios. Pelo contrário, há estudos que sugerem que, em quadros como depressão e estresse crônico, ela pode exercer um efeito neuroprotetor, ajudando a preservar a saúde cerebral.

Em relação ao diabetes, a fluoxetina pode ser utilizada por pessoas diabéticas, desde que haja acompanhamento médico. Em alguns casos, inclusive, ela pode auxiliar no controle do apetite e do peso, o que pode beneficiar o manejo do diabetes. Ainda assim, é importante sempre monitorar eventuais alterações metabólicas ao longo do tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Prozac
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.