Oi. Faz alguma diferença para uma pessoa em revelar sobre sua sexualidade se não pode vivê-la porque

33 respostas
Oi. Faz alguma diferença para uma pessoa em revelar sobre sua sexualidade se não pode vivê-la porque Deus condena práticas homossexuais e principalmente, à masturbação? A opção é viver sozinha. Como é difícil negar a Si Mesmo e tomar a sua cruz. Não sei se aguento à vida toda se reprimindo, pois está refletindo na minha saúde mental: cansaço, procrastinação, vontade de ficar só deitado, desânimo, sem rumo.
Olá, procure ajuda, você não merece e nem deve passar por isso sozinho, um psicólogo pode te ajudar, a passar por isso, trabalhar ferramenta de fortalecimento, eu sinto muito que você esteja passando por isso, se cuida!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicólogo - R$ 50

Oi, pra mim parece que já está fazendo diferença, você relata nessa mesma pergunta: "Não sei se aguento à vida toda se reprimindo, pois está refletindo na minha saúde mental: cansaço, procrastinação, vontade de ficar só deitado, desânimo, sem rumo.".

Vou repetir o que a colega Aline Silva disse, busque ajuda, você não merece e nem deve passar por isso sozinho!

Abraço afetuoso.
Olá! Acredito que esteja num momento bastante difícil de sua vida, busque ajuda psicológica, irá lhe auxiliar a elaborar essas questões que vem carregando e te trazer acolhimento e uma melhor qualidade de vida. Se cuide!
Olá! Não desanime e nem desista diante desta dificuldade. Todos os obstáculos que encontramos ao longo da nossa vida podem sim, ser bem difíceis de superar, mas também podem gerar em nós o fortalecimento e a maturidade para alcançarmos melhores perspectivas e condições em nossa vida. Procure ajuda de um psicólogo para te auxiliar neste momento da sua vida. É importante que você se cuide e se fortaleça. Um forte abraço!
Olá, eu sinto muito que você esteja passando por isso, não ser quem se é, é uma experiencia muito intensa de sofrimento. Procure ajuda, a psicoterapia pode ser um instrumento importante para conseguir lidar com tudo isso, qualquer coisa fico à disposição, abraço!!!
Olá! Parece haver uma espiritualidade forte em contra partida com seu mais profundo desejo e direito de ser e ter. Permita-se um ambiente reflexivo orientado por psicólogo em saúde, lhe acompanhando em suas possíveis escolhas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Busque ajuda, faça terapia para te ajudar nesse conflito interno. Imagino o sofrimento que vem enfrentando. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá! Vejo nitidamente um conflito religioso (Deus condena práticas homossexuais e, principalmente, à masturbação...) x seus desejos pessoais, não é mesmo? A opção é viver sozinho??? Penso que existem outras formas de lidar com esse dilema que o está deixando depressivo e sem rumo. A psicoterapia pode lhe ajudar a questionar certas crenças que parecem inabaláveis, há sim outras saídas que você pode considerar!
Olá, me solidarizo com suas inquietações :)
Acredito que é preciso visitar seus valores e dar um novo sentido para eles, conhecer-se melhor. Naturalmente, quando estamos tristes temos a tendência de ver a nossa realidade como problemas sem saída. Pelo seu relato, os seus dilemas são assim: uma grande muralha no caminho. Nesse sentido, a terapia pode te ajudar a ver o que há outro lado: outras possibilidades, outras emoções e outras formas de pensar. Espero ter ajudado você.
Olá
Você está enfrentando uma situação bastante difícil que lhe traz sofrimento emocional e físico pela sua crença religiosa. A psicoterapia é um tratamento recomendado para auxiliar você neste momento entendendo que não há julgamento, e sim acolhimento e escuta para então trabalhar com você suas crenças, desejos e conflitos. Pois como você diz vive reprimindo e então permanece com a situação e não consegue mudanças.
Olá. Você traz realmente um conflito importante entre duas coisas importantes na sua vida, em que uma vai contra o outra. A melhor maneira seria você pode dizer sobre seu conflito com um profissional psicanalista. Faz toda a diferença falar sobre isso com analista. Pra que você ache um caminho interessante pra viver sua vida, menos sofrido.
Olá! Vejo que existem alguns valores religiosos que lhes foram ensinados e que são muito importantes para você. Por outro lado, vejo que não assumir sua sexualidade já vem se mostrando algo que "faz diferença" em sua vida, afinal, veja só como você tem se sentido mediante essa situação.
Sua sexualidade é parte de sua identidade. Me solidarizo com sua dor e a vejo como muito válida e importante de ser cuidada.
Procure ajuda profissional. Você pode viver uma vida que faz sentido ser vivida e um profissional pode te auxiliar a mobilizar valores e flexibilidade psicológica para esse processo.
Um grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Falar ou "revelar" coisas sobre si mesma pode ajudar sim. Nisso me junto ao coro dos colegas e sugiro a busca de uma psicoterapia. Além disso, estudar sobre a história das religiões ajuda a pensar sobre esse assunto também.
Será que precisa ficar reprimindo? Procure uma profissional da psicanálise para que você possa ser acolhido no seu sofrimento, estou à disposição!
Olá, você demonstra um grande conflito e esse conflito do seu desejo, sua vida religiosa e relações com outrem e com você mesmo
Assim como os colegas já sugeriram é que vc busque o quanto antes uma ajuda profissional (psicoterapia ou análise), para q juntos vc possa buscar meios de trabalhar tudo isso que você sente estar reprimindo e o levando a sofrer.
Me coloco a disposição para ajudá-lo
Se você tem certeza absoluta que existe Deus e ele é contra homossexuais e masturbação, então precisa obedecê-lo. Se você abre a possibilidade de a vida poder ser saudável, então procure um psicólogo.
Boa tarde!! Um tratamento psicológico ira te ajudar muito!!!! Procure ajuda, você não precisa e nem deve passar por tudo isso sozinho. Conte comigo
Abraço
Aline
Não é verdade que Deus condena esse tipo de prática. Precisas de ajuda de um especialista pra olhar para essas crenças religiosas com respeito e carinho.
Imagino o quanto é difícil pra você ter que escolher entre duas coisas que são muito importantes para você, de um lado sua natureza humana e de outro suas crenças religiosas, também é assustador pela possibilidade de estar abrindo mão de sua integridade e da sua identidade. Será necessário um trabalho interno e profundo, através da psicoterapia você pode trilhar caminhos mais flexíveis, perspectivas diferentes onde é possível dar um novo significado para essas áreas da sua vida, conciliar o que é bom e o que é estabelecido como correto por você. Me coloco a disposição para ajudá-lo a explorar este universo de sentimentos complexos.
Como foi doloroso ler seu comentário, me sinto privilegiado em ter contato com alguém corajoso assim. Eu imagino como deva ser viver essa realidade, tenho uma experiência particular nisso e também acompanho alguns casos que são similares ao seu. Eu sinto muito mesmo que as coisas tenham tomado uma forma tão cruel ao teu redor. Uma dádiva que podemos ter acesso é esse cuidado em saúde sabe?! Viver aqui é bem difícil, mas juntos podemos analisar as possibilidades que temos de ter essa passagem pela vida com a Paz que nos foi prometida. Caso você tenha disponibilidade, me envia uma mensagem pra gente conversar mais sobre isso. Eu tenho um interesse especial nessa temática
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Oiê! Não tem absolutamente nada de errado em ser quem você é, independente da sexualidade. Todas as pessoas deveriam poder ser autênticas e viver bem sendo quem é, mas segurança também é importante.
O que você está passando é adoecedor! Um bom trabalho é poder ter uma rede de apoio - pessoas que te acolhem e apoiam - que te aceitem como você é, além de te ajudar com autoestima e construir uma vida autêntica!!
Olá, o que importa é você se aceitar do jeito que é, sabendo lidar com seus defeitos e qualidades, pois todos nós temos. Cada um escolhe o melhor caminho a seguir, então, viver reprimido causa muito dor e sofrimento. Busque ajuda de uma psicóloga para passar por isso de uma forma melhor.
Olá!
Sugiro você buscar ajuda profissional, para ser acolhida, expressar seus pensamentos
e suas emoções, ser quem você é, sem.medo de ser julgada.
Reprimir suas emoções só vai te adoecer.
Se trate com prioridade é carinho!
Oi, como vai?
Entendo que revelar a sua sexualidade pode ser um assunto delicado e desafiador, especialmente se você vive em um ambiente onde a homossexualidade é considerada errada ou pecaminosa. É importante lembrar que a sua sexualidade é uma parte fundamental da sua identidade e que não há nada de errado em ser quem você é.

Embora a sua religião possa condenar práticas homossexuais e masturbação, é importante lembrar que cada pessoa tem a sua própria relação com a religião e que é possível encontrar uma interpretação que seja mais inclusiva e respeitosa com a sua orientação sexual. Existem diversas comunidades religiosas que acolhem pessoas LGBT+ e que valorizam a diversidade e o amor incondicional.

Além disso, reprimir a sua sexualidade pode ter um impacto significativo na sua saúde mental, como você já está percebendo. É importante buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra para trabalhar a sua autoaceitação e lidar com os sentimentos de culpa e vergonha. A terapia pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com os desafios que surgem ao viver em uma sociedade que nem sempre é inclusiva, bem como a encontrar maneiras saudáveis de expressar a sua sexualidade.

Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada e que existem recursos e apoio disponíveis para você. Você merece ser feliz e amada por quem você é, e espero que você possa encontrar a força e o apoio que precisa para seguir o seu coração.
Abraços.
De fato essa é uma questão muito complexa. Sexualidade versus religião versus profundo desejo de ser o que se é. Permita-se experimentar um ambiente reflexivo orientado por uma psicóloga, verbalizar essa sua angústia pode trazer alívio, ao passo que a orientação pode te trazer clareza em suas escolhas e emoções, além de ser um ambiente aberto e sem julgamentos para você falar o que bem entender. Fique a vontade para entrar em contato, espero que suas angústias sejam aliviadas de alguma forma. Abraços.
Compreendo que essa é uma questão muito pessoal e pode ser bastante difícil de lidar. É importante lembrar que a sua sexualidade faz parte de quem você é, e que não há nada de errado em ser uma pessoa LGBT.

Quanto à religião, é importante lembrar que a interpretação das escrituras pode variar de acordo com as diferentes denominações e correntes religiosas. Algumas pessoas acreditam que a homossexualidade e a masturbação são pecados, enquanto outras interpretam as escrituras de maneira diferente.

No entanto, é importante lembrar que sua saúde mental e bem-estar são fundamentais. Negar sua sexualidade pode ter consequências negativas na sua saúde mental, como os sintomas que você descreveu. É importante buscar apoio de profissionais de saúde mental, amigos ou familiares que possam ajudá-lo a lidar com seus sentimentos e a encontrar um caminho que seja autêntico para você.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Oi! Imagino que você possa estar sofrendo muito com essas questões e sinto muito por isso. Acredito que buscar por psicoterapia possa te ajudar a aliviar essas angústias e encontrar novas formas de pensar e sentir com relação a sua sexualidade e sua religiosidade. Penso que podem existir diversas outras possibilidades para além do "viver sozinha", mas para isso é importante olhar com cuidado para essa situação e, principalmente, com respeito à sua história e sua individualidade. Espero que você fique bem, abraços!
Oi.
Sinto muito pelo que voce está passando.
Primeiro que "revelar" sobre voce é importante sim, pois é o revelar em primeiro para voce mesma, e não esconder quem voce é, que pode estar trazendo grande sofrimento. Mas pela sua narrativa entendo que tem a ver com conflitos de ordem moral e religiosa, né?
Sei que é importante para voce sua crença, mas será que reprimir é a solução? ou viver sozinho? será que não há outras possibilidades?

Te convido a conhecer um espaço terapêutico para voce conseguir refletir, e com ajuda profissional, trazer suas questões emocionais, e procurar novos caminhos para elas.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa

Negar a si mesmo é realmente difícil e, como você relata, muito sofrimento. Você vai precisar encontrar uma forma de ser você mesmo e ser aceito por Deus. Psicoterapia vai te ajudar a ter um espaço para lidar com esse sofrimento. Abraço.

Olá ,imagino que passar o que você esta passando e sentindo não esteja sendo fácil.
E tem muitas questões religiosas também.
Acredito que por mais que esteja muito difícil e você estar se sentindo sozinha e achar que não tem caminhos, mais tem, você não precisa passar por isso sozinha busque ajuda de um profissional , e uma rede de apoio também seria muito importante para você , alguém de sua confiança , um amigo próximo por exemplo, alguém que vai te ajudar e acolher sem julgamentos, alguém que você se identifique . Um abraço
Olá, recomendo que busque ajuda de um psicologo, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a conhecer melhor sua sexualidade e lidar com a demandas sociais.
A repressão sexual é um conjunto de interdições, valores e regras estabelecidas pelo social para controlar a sexualidade das pessoas. Hoje, cada vez um número maior de homens e mulheres busca o prazer através de relações sexuais mais livres, respeitando os próprios desejos. Entretanto, uma grande parcela da população ainda se submete aos valores morais aprendidos na infância: as proibições e interdições externas que são interiorizadas e vividas sob a forma de vergonha e culpa. A represão sexual pode desenvolver no individuo quadros de ansiedade, panico, depressão e outros.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olaa, boa tarde. Primeiramente quero que se sinta acolhida. Sinto muito que esteja passando por isto, mas que bom que está aqui procurando ajuda, pois você não precisa passar por isto sozinha. Sua sexualidade não define quem você é. E esta repressão sexual pode causar danos emocionais maiores do que a procrastinação. É muito importante estar em um ambiente seguro que pode te ajudar a acolher o sofrimento e olhar para si fortalecendo quem você é, e a terapia será este espaço. Falar poderá te ajudar a elaborar e criar espaço para se entender e explorar melhor as crenças e caminhos a percorrer, não precisa se calar e se fechar. Conte comigo, me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys