oi ,meu marido tem mudanças de humor com muita facilidade, coisas insignificativas como sujar a camisa

5 respostas
oi ,meu marido tem mudanças de humor com muita facilidade, coisas insignificativas como sujar a camisa na hora de sair ou dar alguma coisa errada como perder o ônibus são motivos para comportamentos alterados como gritos e ate mesmo bater nas coisas. Isso pode ser um problema psiquiatrico ?
Há várias possibilidades de compreender esses episódios que relata. Primeiramente, o stress, a sensação de estar com o tempo apertado, sempre correndo, pode fazer com que esses "pequenos" acontecimentos sejam vividos de forma bastante intensa, como se isso acontecesse apenas com ele. Quem nunca pensou "por que isso foi acontecer justo comigo?" ou "o que eu fiz para merecer isso?" Tente observar o que faz com que ele se sinta mal e irritado e mais do que isso, como ele justifica suas ações. Observe também há quanto tempo isso vem ocorrendo, se há um contexto (econômico, profissional, etc.) que de algum modo favoreça esses comportamentos. Problemas psiquiátricos tal qual menciona indicam uma ruptura com a realidade, ou seja, grosso modo as pessoas apresentam alucinações (veem ou escutam coisas que não existem) e delírios (têm certeza de há pessoas que as perseguem ou as vigiam). Em suma, tente observar o todo e não apenas um ou outro comportamento.

Mudanças de humor que interferem na qualidade de vida, impactam no cotidiano e demonstram baixa tolerância ate mesmo com pequenas frustrações do cotidiano demandam uma avaliação medica criteriosa para um diagnóstico preciso. Transtornos de ansiedade - como ansiedade generalizada, estresse pos traumático e toc - transtornos do humor - como depressão, transtorno bipolar - ou até transtornos de personalidade instável - borderline - todos podem ter extrema irritabilidade como apresentação clinica. Condições clinicas orgânicas como hipertireoidismo, feocromocitoma, abstinência à substâncias, dor crônica e apneia do sono também podem gerar muita irritabilidade. Portanto o caminho correto é a avaliação medica para diagnóstico, na ausência de doenças orgânicas, montar tratamento com psicoterapia, mudança de estilo de vida e farmacoterapia, se necessário.
Como alguns sintomas psíquicos são as vezes observados em diversos transtornos mentais, não se pode afirmar que por seu marido estar apresentando alterações de humor, seja necessariamente um quadro de transtorno Bipolar. Sugiro que procure orientação médica e psicólogo, com consentimento do teu marido, para que seja feita uma avaliação psicológica.
O transtorno Bipolar é caracterizado por momentos que duram até 6 messes em um estado depressivo ou excitado.
É um diagnóstico difícil, pode ser confundido com outros transtornos. Em sua descrição não parece que isso seja um fator determinante para tal. É fundamental a avaliação psiquiátrica e psicológica.

Att
Sayonara Machado
Não dá para diagnosticar somente por esses fatores. Seu marido pode estar passando por um momento de alto estresse e por isso as distrações, impaciência e agressividade em seus atos. O ideal é que marque uma consulta com um médico (clínico geral / psiquiatra ) ou psicólogo para melhor averiguar a situação.
Espero ter ajudado da melhor forma, boa sorte!