Olá, a Sertralina ajuda na cefaleia tensional? Ou tem outro remedio melhor?

3 respostas
Olá, a Sertralina ajuda na cefaleia tensional? Ou tem outro remedio melhor?
 André Bione
Psiquiatra, Psicanalista
Recife
Olá! Entendo sua dúvida.
A sertralina é um antidepressivo que, em alguns casos, pode ajudar em situações em que a dor de cabeça está associada a quadros de ansiedade, tensão emocional ou depressão. No entanto, ela não é considerada um medicamento de primeira escolha especificamente para tratar cefaleia tensional.
Existem outras abordagens, tanto medicamentosas quanto não medicamentosas, que costumam ser avaliadas antes, como técnicas de relaxamento, atividade física regular, higiene do sono e, em alguns casos, analgésicos simples ou relaxantes musculares. A escolha do tratamento depende muito da frequência, intensidade e impacto da dor na sua rotina.
É importante não se automedicar, pois cada organismo reage de forma diferente e a indicação deve levar em conta seu histórico de saúde.
Converse com seu médico psiquiatra de confiança para que, juntos, possam decidir a melhor estratégia para aliviar suas dores de cabeça com segurança. Se desejar, estarei à disposição em consulta para orientar de forma personalizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Flavia  Monteiro Mendes
Psiquiatra, Médico clínico geral
São Paulo
Olá, bom dia! Tudo bem? A Sertralina tem menos efeitos adversos, porém são menos eficazes na cefaleia tensional. Já os tricíclicos como a amitriptilina, por exemplo, reduziram o número de dias com cefaleia tensional e até o número também de ocorrências de enxaqueca.
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
A sertralina pode ajudar na cefaleia tensional, especialmente se houver ansiedade ou depressão associadas, mas geralmente outras abordagens como controle de estresse, fisioterapia, alongamentos e analgésicos pontuais são mais eficazes. Em casos crônicos, o médico pode indicar medicações preventivas, como antidepressivos tricíclicos em baixa dose.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.