Olá, Acunputura é eficaz para ansiedade e depressão?
12
respostas
Olá,
Acunputura é eficaz para ansiedade e depressão?
Acunputura é eficaz para ansiedade e depressão?
Dra. Marta Jusioli Tagliolatto do Val
Homeopata, Médico acupunturista, Pediatra
São Lourenço da Serra
Olá, sim e muito. A acupuntura tem uma excelente atuação regularizando os neurotransmissores, e com isso reduzindo a ansiedade e lhe dando energia para melhora da depressão
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, que ótima pergunta. Sim, a acupuntura é muito eficaz no tratamento da ansiedade e tem uma boa ação coadjuvante no tratamento da depressão.
Sim, pode ajudar bastante. Alguns casos mais leves podem ser tratados apenas com acupuntura, porém é utilizada mais como terapia adjuvante já que uma parcelas dos pacientes irâo precisar de uma combinação de terapias (psicoterapia, medicação etc). Hoje em dia essas condições são uns dos principais motivos de procura à um médico(a) acupunturiatra.
Sim! A inserção das agulhas de acupuntura em pontos específicos libera hormônios e opióides endógenos, ou seja, substâncias que atuam no cérebro. Por isso atua no controle da ansiedade e depressão. Além de promover bem-estar e relaxamento.
Dra. Nicole Dozza T. de Carvalho
Médico acupunturista, Hematologista, Médico clínico geral
Porto Alegre
Sim, a acupuntura ajuda a regular o sistema nervoso, promovendo a liberação de neurotransmissores como endorfinas e serotonina, essenciais para o bem-estar emocional. Essa prática da medicina tradicional chinesa pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e melhorar a resposta do corpo ao estresse crônico. Além disso, a acupuntura promove um estado de relaxamento profundo, melhora a qualidade do sono e aumenta a energia vital (Qi), contribuindo para uma sensação geral de equilíbrio e calma. Com um tratamento regular, muitas pessoas experimentam uma diminuição significativa nos sintomas de ansiedade e depressão, tornando a acupuntura uma opção eficaz para complementar os tratamentos convencionais e proporcionar um cuidado integral da saúde mental.
Olá! Acupuntura auxilia muito no tratamento da ansiedade e depressão, ajudando a diminuir os sintomas e desconfortos decorrentes dessas doenças. Mas é importante salientar que é uma terapia complementar, portanto não exclui a necessidade de consulta com psiquiatra e realizar psicoterapia.
Olá! Sim, a acupuntura pode ajudar muito a controlar os sintomas ansiosos e depressivos. Ela também não interfere na medicação que o paciente já faz uso, podendo potencializar os efeitos benéficos e acelerar o tratamento, deixando mais eficaz!
Olá! A acupuntura é eficaz nesses casos, sim. Cada vez mais, os estudos científicos comprovam os benefícios da acupuntura para a saúde mental. Existem pontos específicos com a função de acalmar a mente e equilibrar as emoções, como o Yintang, localizado entre as sobrancelhas, e o Bexiga-42, que fica ao lado da coluna vertebral e é indicado nos casos de tristeza. A escolha de pontos varia de acordo com o diagnóstico de cada paciente, dentro da medicina tradicional chinesa: não existe "receita de bolo". Procure um médico especialista para avaliar o seu caso e prescrever a conduta mais adequada.
O tratamento com a acupuntura pode ser associado ao tratamento convencional, como medicações e psicoterapia, potencializando a resposta do paciente e melhorando sua qualidade de vida.
Espero que minha resposta seja útil para você e, se tiver mais alguma dúvida, conte comigo!
O tratamento com a acupuntura pode ser associado ao tratamento convencional, como medicações e psicoterapia, potencializando a resposta do paciente e melhorando sua qualidade de vida.
Espero que minha resposta seja útil para você e, se tiver mais alguma dúvida, conte comigo!
Sim é excepcional e quando acoplada a outras especialidades e técnicas como a homeopatia, biorressonância, sons binaurais se torna ainda mais resolutiva.
Sim, a acupuntura é eficaz como tratamento complementar para ansiedade e depressão, com evidência científica crescente que respalda seus efeitos sobre o sistema nervoso e emocional.
Sim, a acupuntura pode ser eficaz como tratamento complementar para ansiedade e depressão.
Atua regulando neurotransmissores, hormônios do estresse e centros emocionais do cérebro.
Atua regulando neurotransmissores, hormônios do estresse e centros emocionais do cérebro.
Apesar de não ser o tratamento considerado de escolha (não deve ser a primeira escolha do médico para tratar esses quadros), a acupuntura é uma abordagem excelente para complementar o tratamento. Ela promove alívio dos sintomas através da liberação de substâncias (neurotransmissores) que promovem bem-estar e relaxamento. Busque um profissional médico para avaliação da condição e para a condução do seu cuidado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tomo quetiapina de manhã e à noite de libertação prolongada mas está esgotada será que posso tomar a quetiapina sem ser de libertação prolongada?
- Olá,tomo amitriptilina 25 mg bastante anos e tive uma recaída da depressão e o médico aumentou pra 50 mg,estou tomando faz uma semana.É normal sentir mal estar, enjôo?
- Tive h pylori e gastrite, ainda nao realizei uma segunda endoscopia, tomei os antibioticos ano passado 3, e 2 no começo desse ano. Sinto enjoos e dores as vezes por todo lado da barriga, seria ainda a gastrite?faço uso de clonazepam todo dia, e tentarei voltar com a fluoxetina mas preocupada com estomago..
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Eu tomo a bastante tempo amitriptilina 25 mg e clonazepam de 2 mg pra depressão.Tive uma recaída e o médico aumentou a dose da amitriptilina pra $50 mg.Demora pra fazer efeito se já tomo de 25 á anos?
- Estou usando escitalopram 20mg há 11 dias comecei com dose de 1 gt e a cada dia aumentando 1 gota para chegar a dose de 20 GTS porém tenho sentindo muito mal estar no estômago queimação aumento das crises de pânico falta de disposição meu retorno ao psiquiatra será no próximo mês dia 06 ele tbm me receitou…
- Uma paqciente toma 2 quetiapinas LP ao Como este medicamento está esgotado e ela tem em seu poder a quetiapina 50 normal e o stock só será reposto dentro de dias, pergunta-se;- Pode tomar em simultaneo ao deitar um comprimido normal conjuntamente com um de libertação prolomgada ?
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1247 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.