Olá , Boa noite , tenho intolerância lactose , tomei tylemax em gota , depois senti muita dor de barriga .ele tem lactose?

1 respostas
Olá , Boa noite , tenho intolerância lactose , tomei tylemax em gota , depois senti muita dor de barriga .ele tem lactose?
Continuo em Pós Graduaçao no Exterior. As grandes exigências da Universidade nao me permitem escrever aqui. Meus modestos escritos vao todos para a Universidade.
No entanto, pelos mais de 4,3 milhoes de leitores que me honram aqui e pela relavância do tema, falo sobre a doença da moda; Intolerância a Lactose.
Como sempre, NADA que escrevo serve como consulta médica. Apenas escrevo de modo GENERICO. Meu objetivo é EDUCACIONAL.
Consultas PERSONALIZADAS devem ser feitas com seus médicos, que conhecem seus casos. Recomendo que pergunte questoes pessoais a seu médico (a) e acompanhe com ele(a).

Intolerância á Lactose

O QUE É?
quantas pessoas tem esse problema?

Na intolerância a lactose há diminuição (que pode ser parcial) da enzima que “lida” com a digestão do leite e derivados. Alimentos derivados do leite (como pudins, sorvete, cremes, queijos, iogurtes) também podem levar aos sintomas

No Brasil de 57 a 80% das pessoas tem alguma deficiência. Ela é mais comum em negros, orientais e pessoas de origem mediterrânea (italianos, portugueses, espanhóis). Claro que com a (saudável) miscigenação de nosso povo, as taxas vao variar bastante.

SINTOMAS
Os sintomas são: diarreia, distensão no abdômen, gases e algumas vezes até mesmo náuseas (enjoo) com o consumo de leite e derivados. Pode haver dor abdominal e borborigmos (os famosos e desagradáveis barulhinhos na barriga).
Alguns pacientes se queixam de náuseas(enjoo) ou mesmo vomitos.

Há quem ache que possa haver haver obstipação (intestino preso), embora isso seja algo polêmico (e discutível)
Mas é claro que não é preciso haver todos os sintomas acima para haver intolerância.

Embora alguns especialistas entendam que pode haver sintomas como
dores de cabeça e vertigens, perda de concentração, dificuldade de memória de curto prazo, dores musculares e articulares, cansaço intenso, alergias diversas, arritmia cardíaca, úlceras na boca, dor de garganta e aumento da frequência de micção, é preciso bastante cautela. Esses sintomas podem apenas ser CONCOMITANTES e não causados por intolerância á lactose. Um bom Médico tem crítica quanto a origem dos sintomas.

Cabe aos Médicos diferenciar a intolerância á lactose da alergia ao leite de vaca. São problemas diversos, com quadro, prognóstico e tratamento diversos.
E cabe aos médicos ter o bom senso (e a boa formação Clinica) para atribuir (ou não) os sintomas á intolerância á lactose.
Os que atribuirem TUDO á intolerância á lactose estão fadados a não ter um diagnóstico adequado. Alguém pode ter intolerância á lactose E TAMBÉM Doença de Refluxo, com sintomas totalmente diferentes para cada doença. Ou intolerância a lactose E TAMBÉM infecção por H. pylori. Cabe ao Médico de alto nível e com boa experiência DISTINGUIR os sintomas de cada uma das doenças.

EXAMES

Os exames diagnósticos são feitos com “desafio”, verificando-se o sangue, ou o teste respiratório após ingestão de lactose.
Claro que o teste respiratório (onde apenas se sopra) é mais confortável que a retirada de sangue a cada 30 minutos. O teste respiratório é considerado PADRAO OURO (melhor teste disponível).

MINHA EXPERIÊNCIA

Vi muitos casos nos Estados Unidos, o que me fez estar atento a essa possibilidade, muito antes do problema ser comentado no rádio, TV e internet. Isso me fez ficar atento a essa possibilidade, que- algumas vezes- está associada ás diarréias. No caso de alguém com diarréia crônica, é necessário- dentre vários exames- verificar a intolerância á lactose.
Do mesmo modo, quando tenho pacientes com distensão abdominal (que chamam de "barriga inchada") causada por gases, verifico tanto a intolerância á lactose quanto a síndrome do supercrescimento bacteriano no intestino (SIBO).

Quando estou no Sertão, local com enorme miscigenação, vejo muitos pacientes com intolerância á lactose. Há muitos casos em S. Paulo também, mas isso varia bastante.
De todo modo, distensão no abdomen e gases são quadros que vejo diáriamente.

A intolerância á lactose pode acontecer associada á doenças do intestino delgado (duodenites, infecções parasitárias). Desse modo, entendo que embora pareça algo simples, deve-se estar atento á presença de outros problemas.

Para fazer isso, é claro que é necessário muita atenção com o paciente.

Sou bastante cético quanto a sintomas que não são clássicos.
Nunca vou esquecer de uma moça que chegou para mim com náuseas (segundo ela, causados por intolerância). Como náuseas (enjoo) é um sintoma mais raro na intolerância á lactose, fiz outros exames que comprovaram que o enjoo dessa moça NÃO era provocado por intolerância á lactose.
Costumo utilizar bastante o Teste Respiratório, tanto para Intolerância á Lactose quanto para Supercrescimento Bacteriano (SIBO). A feitura e interpretaçao destes testes costuma ser relativamente simples, e os testes fáceis e confortáveis

Concluo e resumo: esta é uma doença "da moda". Mas bons médicos sabem diagnosticar e tratar, sem valorizar sintomas que nao provém da intolerância á lactose. O padrão-ouro (melhor teste disponível) para o diagnóstico é o teste respiratório. E o tratamento, como tudo em Medicina, é personalizado.

Pequenas informaçoes aos que me procuram

No ocaso de minha carreira sou abençoado com aceitaçao em importantes Universidades.
Nao posso negar receber essas bençaos.
Sei que quando retornar ao Brasil os grandes beneficiados com os novos conhecimentos serao meus pacientes. Mesmo os que atendo de graça lá no Sertao serao beneficiados.
Durante esta Pós Graduaçao no Exterior nao haverá atendimento telefonico. Quando eu retornar vamos reorganizar a agenda.
Com relaçao á Consultas Online: nao posso, no momento, atender aos pedidos. As atividades atuais sao intensas, e eu nao vou atender pessoas sem lhes dar o máximo em qualidade. E só posso fazer isso se estiver totalmente focado no atendimento.
Tenho muito orgulho de ter pacientes em 17 dos 27 estados do Brasil. Acho a Consulta Online um método admirável. Mas só farei novas consultas se puder dar o melhor a meus pacientes.