Ola boa tarde, eu já tive depressão grave a 10 anos atrás tratada e hoje tenho transtorno de ansieda

4 respostas
Ola boa tarde, eu já tive depressão grave a 10 anos atrás tratada e hoje tenho transtorno de ansiedade generalizada, minha psiquiatra me passou escitalopran 20 mg + quetiapina 150 mg, e consegui tirar o rivotril que tomava a anos, minha duvida é; a quetiapina não é pra quem tem transtorno bipolar ou esquizofrenia? O meu diagnostico não é disso
Olá!
Não. A quetiapina também é usada em ansiedade, depressão resistente e principalmente na insônia, em doses menores. Não significa que você tenha transtorno bipolar ou esquizofrenia.
É um uso comum na psiquiatria.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A quetiapina é um medicamento "coringa" que é utilizado para vários transtornos, mesmo que na bula só conste esquizofrenia e transtorno bipolar, fique tranquila!
Vamos tentar não nos prender a diagnósticos relacionados à medicação e sim a sintomas? Na medicina existe algo muito comum que se chama "off label", sustentado por evidências científicas. Isso significa que a medicação tem indicação para certo transtorno, mas devido aos seus efeitos terapeuticos, pode ser utilizada em outras situações. A quetiapina é um exemplo claro, muitas vezes utilizada para insônia, mesmo não sendo descrito como indicação. Temos outros exemplos claros, como a amitriptilina (inicialmente indicada para transtorno depressivo) porém também utilizada para dor crônica, cefaleia...
Boa tarde. Entendo sua dúvida, ela é muito comum.
A quetiapina não é usada apenas para bipolaridade ou esquizofrenia. Em doses baixas a moderadas, ela é frequentemente utilizada para ansiedade, insônia e como estabilizadora do humor, inclusive para ajudar na retirada do clonazepam pois como foi o seu caso, com sucesso.
Isso não significa que você tenha bipolaridade ou esquizofrenia. É uma estratégia terapêutica bem aceita.
Se quiser, vale agendar uma consulta comigo para revisar o diagnóstico, as doses e garantir que o tratamento esteja realmente alinhado com o que você precisa. Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.