Olá! Bom dia! Sabendo que embotamento afetivo é a incapacidade de sentir emoções, quais são os medic

25 respostas
Olá! Bom dia! Sabendo que embotamento afetivo é a incapacidade de sentir emoções, quais são os medicamentos mais indicados para tratar esse transtorno?? A estimulação magnética transcraniana seria uma boa opção também??
Desconheço medicamentos que possam estimular emoções nos seres humanos de forma saudável. E a EMT é uma técnica relativamente nova que não tem ainda respaldo científico quando à sua eficácia no tratamento da esquizofrenia. Mas considero que a medicação antipsicótica e a psicoterapia podem ajudar muito o paciente no seu estar no mundo e no seu relacionamento com as pessoas. O tratamento psicoterápico , longo e constante, ajuda e muito o paciente a se situar no mundo, a perceber as suas emoções e a aprender a expressá-las .

Acredito que, com a ajuda da medicação específica e psiquiátrica, o paciente possa sair da crise. Uma avaliação minuciosa e profissional. Em se tratando das emoções a psicologia poderá estimular o resgate do afeto e auto estima de forma gradual e proporcionar acolhimento, principalmente a psicanálise. Desta forma, o profissional precisará ter uma abordagem eficaz e dedicada.
Olá! Não deixaste claro a causa desse embotamento afetivo e a essa capacidade de sentir emoções. Entretanto denota ai algum tipo de transtorno que deve ser investigado, isto é, um diagnóstico do que se trata. Mas não conheço nem um tipo de medicação que possa provocar emoções. Deves procurar por ajuda de um psicanalista/psicólogo e se for o caso, esse, fará um encaminhamento para um profissional da psiquiatria.
Remedios tem o seu uso. Um excelente psiquiatra disse em sua palestra publica : REMEDIOS NAO CURAM CONFLKTOS. Encontre um competente psicologo especializado em PSICOTERAPIA. Existe cura.
Bem, não acredito muito que alguém não “ sinta emoções” portanto menos que haja medicações para fazer sentir. Sugiro que procure um psicólogo, que avaliará tudo isso é inicie uma psicoterapia para analisar causas e origens de tanta dificuldade afetiva. Será muito bom.
O embotamento afetivo é um sintoma negativo presente em alguns dos Transtornos Mentais descritos no DSMV. Ele é comum na Esquizofrenia e no Transtorno Bipolar. Caracteriza-se pela ausência de uma resposta afetiva ao estimulo da afetividade de outras pessoas. Quando esse sintoma está presente, ele dificulta a interação social e é um indicador de que há uma severa dificuldade de interação social, demandando que seja feito um estudo psíquico para identificar possíveis Transtornos Mentais. Procure um profissional de saúde para fazer um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento.
Somente em uma avalição clínica Para poder entender a real situação em relação a afetividade deste paciente . São várias as variáveis a serem consideradas ...assim psicoterapia
Sugiro avaliação com psiquiatra para elucidar suas dúvidas e decidir a linha de tratamento a seguir.
Olá, bom dia!
O profissional que poderá orientá-lo em relação ao tipo de tratamento e medicamento para essa questão é o Psiquiatra, sugiro que busque ajuda com esse profissional.
Olá. A incapacidade é de demonstrar os sentimentos, mas um bom caminho é a terapia com interação medicamentosa. Procure profissionais qualificados e experientes na área.
O embotamento afetivo é um estado do humor, e não ausência de afeto do ser humano. Trata-se da perda profunda de todo tipo de vivência afetiva. Ao contrário da apatia, que é basicamente subjetiva, o embotamento afetivo é observável, constatável por meio da mímica, da postura e da atitude do paciente. Ocorre principalmente nas formas negativas, deficitárias de esquizofrenia. Muitas vezes é ocasionado por uma crise psiquiátrica e precisa ser devidamente observada e acompanhada, com terapêutica adequada. Na maior parte dos casos, dieta medicamentosa pode auxiliar na recuperação.
Este assunto é muito complexo e requer analisar o paciente de acordo com a sua trajetória de vida e o que ele quer dizer com embotamento afetivo. Sou Psicanalista e não sou médica, logo não posso afirmar algo sobre medicamentos, mas sei que em análise, é possível descobrir as causas que fizeram o paciente se sentir desta maneira frente aos seus sentimentos e assim, iniciarmos um tratamento psicanalítico. Se for este o seu caso, marque uma consulta comigo.
Precisa passar com um bom psquiatra para a mediação necessaria ser utilizada e ter um acompanhamento de um terapeuta.
Olá. Caro internauta, toda matéria que diz respeito à medicamentos deve ser respondida por um médico ou um farmacêutico bioquímico. Nós, psicanalistas e os psicólogos, não estamos profissionalmente habilitados para orientar no uso de remédios e medicamentos.
Abraços, e boa sorte. Estou a disposição.
Necessário avaliação de um psiquiatra.
Acredito que um bom acompanhamento com um psicólogo o ajudará nessa questão. A sensação é bem difícil, como se você não estivesse vivendo ou nada faz sentido.
Se necessário for, medicação pode ser prescrita.
Abraço.
O embotamento afetivo, esta associado a um transtorno mental. Deve fazer tratamento com psiquitra e psicoterapia
Olá! O embotamento afetivo diz respeito a uma dificuldade de expressar as emoções, o que não significa dizer que é determinante e irreversível - depende de cada caso. Assim sendo, se comprometer e apostar em um atendimento psicoterapêutico pode ser uma saída possível. E isso porque é, a partir de um processo terapêutico em associação com uma escuta qualificada do profissional, que o sujeito pode narrar sobre a sua história e os possíveis aspectos que produziram efeitos sobre o embotamento afetivo, por exemplo. Podendo, então, repensar e elaborar tais questões e produzir novas formas de lidar com o que produz sofrimentos, promovendo saúde e um novo modo de ser e estar no mundo. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
Olá!!! Não abra mão de acompanhamento com psicanalista. Remédios são necessários, quando bem indicados por Psiquiatra e utilizado corretamento pelo paciente, para possibilitar o tratamento completo, que inclui a análise/terapia. Conflitos emocionais, Transtornos psiquiátricos não podem ser curados por remédios. É necessário organizar as emoções, através da fala. Espero ter ajudado!!
O embotamento afetivo é um sintoma que pode estar presente em diversos transtornos mentais, como transtorno depressivo maior, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, entre outros. Os medicamentos mais indicados para tratar esses transtornos incluem os seguintes:

Antidepressivos: os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), os inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN) e os inibidores da monoamina oxidase (IMAO) são os tipos de medicamentos mais utilizados para tratar os transtornos depressivos.

Antipsicóticos: medicamentos como a clozapina, olanzapina, risperidona e quetiapina são indicados para tratar os sintomas psicóticos, incluindo o embotamento afetivo, presentes em transtornos como a esquizofrenia.

Stabilizadores do humor: medicamentos como o lithium, valproato e carbamazepina são indicados para tratar transtorno afetivo bipolar.

É importante destacar que esses medicamentos devem ser indicados e acompanhados por um médico especialista, como psiquiatra, para que sejam ajustados corretamente e evitando possíveis efeitos colaterais.

Em relação à estimulação magnética transcraniana (EMT), essa técnica tem mostrado algum benefício no tratamento de transtornos depressivos, mas ainda é considerada uma opção experimental, e não está aprovada pela FDA (agência reguladora dos EUA) para tratamento de embotamento afetivo. É importante lembrar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa e é importante discutir com seu médico se essa é uma opção adequada para você.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A psicanálise é a melhor opção para tratar o embotamento afetivo, pois ela permite que o paciente explore suas emoções e sentimentos, bem como as causas subjacentes ao seu transtorno. A psicanálise também ajuda o paciente a desenvolver habilidades para lidar com seus sentimentos e emoções, o que pode ajudar a reduzir
Bom dia! O embotamento afetivo pode ser um sintoma de várias condições, incluindo esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtorno bipolar, para citar alguns. Portanto, o tratamento mais apropriado depende da condição subjacente.

Os medicamentos antipsicóticos são frequentemente usados para tratar o embotamento afetivo na esquizofrenia, enquanto os antidepressivos ou estabilizadores do humor podem ser eficazes se o embotamento afetivo for um sintoma de depressão ou transtorno bipolar.

Quanto à estimulação magnética transcraniana (EMT), sim, ela pode ser uma opção de tratamento útil para alguns indivíduos, particularmente aqueles que não responderam a tratamentos medicamentosos. A EMT tem sido usada com sucesso para tratar a depressão, que pode apresentar embotamento afetivo como sintoma.

Porém, é fundamental lembrar que essas são apenas opções gerais de tratamento e a escolha do melhor tratamento depende de uma avaliação detalhada realizada por um profissional de saúde mental. Cada pessoa é única e o tratamento mais eficaz varia de indivíduo para indivíduo. Portanto, qualquer pessoa que experimente embotamento afetivo ou outros sintomas de saúde mental deve procurar a ajuda de um profissional qualificado.
Entendo que o embotamento afetivo, a incapacidade de sentir emoções, é um desafio emocional complexo. É uma experiência que pode variar de pessoa para pessoa e pode estar ligada a diferentes condições de saúde mental. É importante lembrar que o tratamento e a abordagem terapêutica para o embotamento afetivo dependem da causa subjacente e do diagnóstico específico. Não existe um "remédio único" para esse sintoma, pois ele está frequentemente associado a transtornos mentais que precisam ser avaliados em profundidade. A psicoterapia, como a psicanálise, pode ser uma opção valiosa para explorar as origens do embotamento afetivo, ajudar a compreender os fatores subjacentes e trabalhar na busca de uma maior conexão emocional. Um terapeuta pode ajudar a criar um espaço seguro para explorar as emoções e promover o autoconhecimento. Além disso, é importante que a abordagem terapêutica seja adaptada à situação e às necessidades individuais. Um profissional de saúde mental pode fornecer orientação específica com base no diagnóstico e nas circunstâncias de vida de cada pessoa. O apoio profissional é fundamental para entender as causas subjacentes e desenvolver estratégias eficazes para lidar com esse sintoma. Lembre-se de que a jornada para recuperar a conexão emocional pode ser gradual, e o apoio terapêutico pode ser um passo significativo nesse processo. Estou disponível para qualquer esclarecimento adicional que você possa necessitar.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento terapêutico (at) - R$ 230
O embotamento afetivo, caracterizado pela diminuição da capacidade de sentir emoções, pode ser um sintoma presente em diversos transtornos psiquiátricos, como depressão maior, transtorno do espectro esquizofrênico, e transtornos do humor. O tratamento medicamentoso apropriado dependerá do diagnóstico subjacente e da avaliação clínica detalhada. Antidepressivos, estabilizadores de humor, ou antipsicóticos podem ser considerados, dependendo do caso específico.

A estimulação magnética transcraniana (EMT) é uma opção de tratamento não invasivo que tem mostrado eficácia em casos de depressão resistente ao tratamento, entre outros transtornos, e poderia ser considerada como uma alternativa ou complemento ao tratamento medicamentoso, especialmente se houver embotamento afetivo significativo.

É fundamental que um profissional de saúde mental, como um psiquiatra, avalie sua situação específica para recomendar o tratamento mais adequado. Como psicologa fico disposição para conversar mais sobre isso e ajudar a explorar as opções de suporte disponíveis, caso você sinta a necessidade.
Quem medica apenas o Psiquiatra e o medicamentos apenas ameniza os sintomas.
Para descobrir a causa procura um profissional Psicanalista ele vai te ajudar entender este comportamento.