Ola, comecei fazer terapia com psicóloga e psiquiatra estou medicada, mas parece que não está fazend

12 respostas
Ola, comecei fazer terapia com psicóloga e psiquiatra estou medicada, mas parece que não está fazendo efeito continuo sentindo muita vontade de sumir de desaparecer; entrar dentro de um buraco e ficar lá, solidão e tristeza.
Por favor me explica por que não consigo melhorar.
Sinto muito que o tratamento ainda não atenda seus anseios, mas não desista e busque tirar dúvidas e obter feedback dos profissionais, alinhando expectativas.

A recuperação de quadros depressivos depende de diversos fatores, do tratamento, ambientes e rotinas que a pessoa é exposta, até mesmo fatores genéticos...

A terapia, os medicamentos e os comportamentos, ajudam a nossa mente a mudar, modulando quimicamente como o cérebro funciona, (refletindo nos pensamentos, sensações...comportamentos...) o que pode demorar um certo tempo, já que a escala é microscópica e o cérebro é bem grande e complexo (como uma gigantesca cidade em obras).

Existem diversos tratamentos disponíveis atualmente, acompanhe o seu ativamente e conte com ajuda de pessoas queridas e profissionais para encontrar o melhor para o seu quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento verbal normalmente é mais efetivo após o tratamento do desequilíbrio que está na base do problema. Tratar a mente através do corpo - com acupuntura e fórmulas fitoterápicas, principalmente - costuma dar resultados mais rápidos e efetivos. Após este tratamento inicial e a melhora dos sintomas mais agravados, então a terapia verbal ganha espaço para maior efetividade.
Existem variáveis, os medicamentos demoram a fazer efeito. Por isso é necessário saber se o uso começou recentemente, se já faz um bom tempo de uso é importante verificar com o profissional psiquiatra sobre outra medicação que faça um efeito mais eficiente no tratamento. Sobre o apoio psicológico é um processo, são passos pequenos, mas que podem ser efetivos para a remissão dos sintomas depressivos!
Consultar um especialista é sempre importante!
Faça a experiência de troca de analista, a empatia é fundamental para evolução do paciente.
A depressão é um estado psicológico caracterizado por vários sintomas, tem sua gênese fatores psicológicos, sociais e biológicos que podem influenciar o estado da mente em determinado momento. Mas o tratamento leva um tempo, as vezes não se acerta no primeiro remédio e precisa fazer uma alteração. Também pode-se mudar o terapeuta, para que outro tenha uma nova visão do estado atual do paciente.
Olá ... você não cita o tempo que está fazendo psicoterapia nem o tempo que está fazendo uso da medicação, isso dificulta compreender o motivo de não estar tendo sucesso. Mas se faz uso da medicação a mais de 3 meses, vale a pena entrar em contato com seu psiquiatra e relatar o que sente, assim será possível que ele faça uma reavaliação e talvez uma mudança de substâncias ou ajustes na dosagem. Quanto ao processo psicoterápico, ele não é um processo de resposta imediata, mas gradativo. Se você se sente bem com seu psicoterapeuta, e dependendo do tempo que está no processo, insista um pouco mais para voltar a avaliar. Um abraço e sucesso na busca de sua saúde.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. Tanto a psicoterapia como a medicação podem demorar um pouco para gerar os resultados esperados. Imagino que você esteja num momento bastante crítico, e nessas fases é normal que se sinta sem saída e sem esperança. Minha sugestão é que você compartilhe abertamente tanto com o(a) terapeuta quanto com o psiquiatra que não está vendo os efeitos do tratamento. Talvez você não tenha se adaptado à medicação ou à abordagem terapêutica; ou, na melhor das hipóteses, é só uma questão de tempo. O importante é não desistir e continuar buscando ajuda, seja com esses profissionais ou por meio de outras alternativas. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Saudações. Não possa imaginar o quanto tem sido difícil para você. É uma verdadeira batalha diária,que não necessariamente traz vitórias imediatas. O acompanhamento psicológico (e psiquiátrico também) é um processo muitas vezes dolorido, pelo tanto que desejamos estar bem, logo. Os profissionais que te acompanham poderão te ajudar: pense em um passo de cada vez, um pouquinho todos os dias. E o fato de você continuar disposta a dar estes passos com certeza te levarão longe. Desejo toda a paz e amor do mundo, e o que precisar, estou por aqui.
Olá! Imagino como você está se sentindo. Tem quanto tempo que você faz os tratamentos? Quando estamos passando por um momento difícil, queremos ficar bem logo. Tratamento psiquiátrico e psicológico podem demorar um pouco mesmo para que você veja os efeitos. Compartilhe como se sente com os próprios profissionais e se julgar necessário, você pode mudar. Só não desista! Um grande abraço!
Olá, poxa, sinto muito pelo que você está passando. Você está em tratamento há quanto tempo? O nosso corpo precisa de um tempo para reagir as medicações e a psicoterapia tem um processo mais lento, através de algumas sessões. Se você sentir que mesmo depois de um tempo não está dando resultados, tente buscar outros profissionais que você confie e se identifique. Espero ter ajudado, fique bem.
Olá, tanto o acompanhamento psicológico como o psiquiátrico precisam de um tempo para que os resultados sejam observados. O medicamento vai atuar no nosso sistema nervoso de modo a amenizar alguns sintomas e desconforto, os resultados começam após uns 15 dias. Mas é importante tomar o medicamento e dosagem adequada para cada pessoa (demanda). O acompanhamento psicológico é um processo e os resultados são observados à medida que a demanda vai sendo trabalhada ao longo das sessões. Não é possível estimar quanto tempo é preciso para que você se sinta melhor, o mais importante é você ter o acompanhamento de bons profissionais e que sejam de sua confiança.
Olá, pare para pensar em que lugar( ambiente) você tem esse comportamento, e quando fica ansioso e depressivo como se comporta e nesse momento procure observar seus pensamentos e suas crenças.

Especialistas

Delcir Rodrigues Pêgo

Delcir Rodrigues Pêgo

Psicólogo, Psicanalista

Montes Claros

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 871 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.