Ola, comecei fazer terapia com psicóloga e psiquiatra estou medicada, mas parece que não está fazend

34 respostas
Ola, comecei fazer terapia com psicóloga e psiquiatra estou medicada, mas parece que não está fazendo efeito continuo sentindo muita vontade de sumir de desaparecer; entrar dentro de um buraco e ficar lá, solidão e tristeza.
Por favor me explica por que não consigo melhorar.
Sinto muito que o tratamento ainda não atenda seus anseios, mas não desista e busque tirar dúvidas e obter feedback dos profissionais, alinhando expectativas.

A recuperação de quadros depressivos depende de diversos fatores, do tratamento, ambientes e rotinas que a pessoa é exposta, até mesmo fatores genéticos...

A terapia, os medicamentos e os comportamentos, ajudam a nossa mente a mudar, modulando quimicamente como o cérebro funciona, (refletindo nos pensamentos, sensações...comportamentos...) o que pode demorar um certo tempo, já que a escala é microscópica e o cérebro é bem grande e complexo (como uma gigantesca cidade em obras).

Existem diversos tratamentos disponíveis atualmente, acompanhe o seu ativamente e conte com ajuda de pessoas queridas e profissionais para encontrar o melhor para o seu quadro.

O tratamento verbal normalmente é mais efetivo após o tratamento do desequilíbrio que está na base do problema. Tratar a mente através do corpo - com acupuntura e fórmulas fitoterápicas, principalmente - costuma dar resultados mais rápidos e efetivos. Após este tratamento inicial e a melhora dos sintomas mais agravados, então a terapia verbal ganha espaço para maior efetividade.
Existem variáveis, os medicamentos demoram a fazer efeito. Por isso é necessário saber se o uso começou recentemente, se já faz um bom tempo de uso é importante verificar com o profissional psiquiatra sobre outra medicação que faça um efeito mais eficiente no tratamento. Sobre o apoio psicológico é um processo, são passos pequenos, mas que podem ser efetivos para a remissão dos sintomas depressivos!
Consultar um especialista é sempre importante!
Faça a experiência de troca de analista, a empatia é fundamental para evolução do paciente.
olá, boa tarde!

É importante estar atento ao que é pontuado em sessão e como é pontuado, se você consegue ver o motivo de tais apontamentos e se eles estão surtindo efeito. Se você sente desconforto de algum tipo com o profissional e não consegue expor os eventos que lhe causam sofrimento pode ser o momento de buscar outro profissional.

desejo melhoras!
A depressão é um estado psicológico caracterizado por vários sintomas, tem sua gênese fatores psicológicos, sociais e biológicos que podem influenciar o estado da mente em determinado momento. Mas o tratamento leva um tempo, as vezes não se acerta no primeiro remédio e precisa fazer uma alteração. Também pode-se mudar o terapeuta, para que outro tenha uma nova visão do estado atual do paciente.
Olá ... você não cita o tempo que está fazendo psicoterapia nem o tempo que está fazendo uso da medicação, isso dificulta compreender o motivo de não estar tendo sucesso. Mas se faz uso da medicação a mais de 3 meses, vale a pena entrar em contato com seu psiquiatra e relatar o que sente, assim será possível que ele faça uma reavaliação e talvez uma mudança de substâncias ou ajustes na dosagem. Quanto ao processo psicoterápico, ele não é um processo de resposta imediata, mas gradativo. Se você se sente bem com seu psicoterapeuta, e dependendo do tempo que está no processo, insista um pouco mais para voltar a avaliar. Um abraço e sucesso na busca de sua saúde.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. Tanto a psicoterapia como a medicação podem demorar um pouco para gerar os resultados esperados. Imagino que você esteja num momento bastante crítico, e nessas fases é normal que se sinta sem saída e sem esperança. Minha sugestão é que você compartilhe abertamente tanto com o(a) terapeuta quanto com o psiquiatra que não está vendo os efeitos do tratamento. Talvez você não tenha se adaptado à medicação ou à abordagem terapêutica; ou, na melhor das hipóteses, é só uma questão de tempo. O importante é não desistir e continuar buscando ajuda, seja com esses profissionais ou por meio de outras alternativas. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Saudações. Não possa imaginar o quanto tem sido difícil para você. É uma verdadeira batalha diária,que não necessariamente traz vitórias imediatas. O acompanhamento psicológico (e psiquiátrico também) é um processo muitas vezes dolorido, pelo tanto que desejamos estar bem, logo. Os profissionais que te acompanham poderão te ajudar: pense em um passo de cada vez, um pouquinho todos os dias. E o fato de você continuar disposta a dar estes passos com certeza te levarão longe. Desejo toda a paz e amor do mundo, e o que precisar, estou por aqui.
Olá! Imagino como você está se sentindo. Tem quanto tempo que você faz os tratamentos? Quando estamos passando por um momento difícil, queremos ficar bem logo. Tratamento psiquiátrico e psicológico podem demorar um pouco mesmo para que você veja os efeitos. Compartilhe como se sente com os próprios profissionais e se julgar necessário, você pode mudar. Só não desista! Um grande abraço!
Olá, poxa, sinto muito pelo que você está passando. Você está em tratamento há quanto tempo? O nosso corpo precisa de um tempo para reagir as medicações e a psicoterapia tem um processo mais lento, através de algumas sessões. Se você sentir que mesmo depois de um tempo não está dando resultados, tente buscar outros profissionais que você confie e se identifique. Espero ter ajudado, fique bem.
Olá, tanto o acompanhamento psicológico como o psiquiátrico precisam de um tempo para que os resultados sejam observados. O medicamento vai atuar no nosso sistema nervoso de modo a amenizar alguns sintomas e desconforto, os resultados começam após uns 15 dias. Mas é importante tomar o medicamento e dosagem adequada para cada pessoa (demanda). O acompanhamento psicológico é um processo e os resultados são observados à medida que a demanda vai sendo trabalhada ao longo das sessões. Não é possível estimar quanto tempo é preciso para que você se sinta melhor, o mais importante é você ter o acompanhamento de bons profissionais e que sejam de sua confiança.
Olá, pare para pensar em que lugar( ambiente) você tem esse comportamento, e quando fica ansioso e depressivo como se comporta e nesse momento procure observar seus pensamentos e suas crenças.
Olá!
Entendo o seu sofrimento e a sua angústia e gostaria de poder ajudar-lhe. Construir um sentido/ vários sentidos para a vida não é uma tarefa fácil, ao contrário, requer força interior, desejo e ajuda profissional. Quanto ao tempo de uso dos medicamentos ele pode demorar. Espere uns dias, não melhorando procure outro especialista. Um abraço.
Olá, quanto ao uso de medicações elas têm um tempo para que o seu efeito comece à ser sentido / percebido por você, como o "esperado" pelo médico que está lhe acompanhando... Passado este tempo, continua sem perceber nenhum tipo de melhora, basta voltar a conversar com ele e as medicações serão ajustadas sem problemas... Quanto ao psicólogo ATENTE se houve EMPATIA para com este profissional é um passo importante, depois observe se suas expectativas a cada atendimento, estão sendo apenas pensadas ou partilhadas com o seu psicólogo, essa relação precisa ser de muita confiança, FALE.
Olá, boa tarde. Como você está?
É de suma importância o compartilhamento destes sementimentos com os profissionais que estão lhe acompanhando, para que assim, seja trabalhado durante o tratamento.
Espero que tenha ajudado de alguma forma!
Fique bem!
Boa tarde, como alguns colegas ressaltaram que pena que ainda não tenha tido melhoras que esperava, no tratamento muitas vezes temos situações que demandam um pouquinho mais de tempo, a própria medicação também muitas vezes precisa de ir sendo ajustada.
sugiro que não desista e caso não perceba melhora mesmo, seria talvez interessante pensar em outro profissional.
Bom dia. Realmente leva um tempo para que o remédio "faça efeito", mas é importante continuar observando o que você sente e informando à psiquiatra, para que ela faça os ajustes na dose da medicação, se necessário, ou até mesmo troque o remédio, se não fizer o efeito esperado depois do tempo de adaptação. Além disso, na terapia, é importante perceber se você está se sentindo à vontade com a sua psicóloga para expressar como está se sentindo e aprofundar suas questões, porque você se sentir acolhida nesse processo é fundamental, assim como você confiar na profissional que está lhe atendendo. Sinto muito que esteja se sentindo assim e sei que esse processo não é fácil. Se eu puder tirar alguma dúvida ou ajudar de algum modo, estou à disposição.
Olá! A Depressão maior é um desequilíbrio neuroquimico, sendo necessário tratatamento psiquiátrico e psicológico. Bom saber que você está seguindo este caminho. A questão da medicação é complexa e pode demandar tempo para começar a fazer o efeito esperado. No entanto, faz-se necessário avaliar os efeitos colaterais do remédio e se é a própria medicação que está causando estes sintomas. Converse com seu(sua) psiquiatra.
Sinto muito, mas alinhe suas expectativas à realidade, é comum para algumas pessoas demorar mais um tempo do que para outras. Muito importante você relatar ao seu psiquiatra e psicólogo sua evolução. Eles saberão a melhor forma de conduzir o seu tratamento. E se não "deu certo" com o seu medicamento, seu médico saberá a melhor alternativa, se for necessário mudar. Fique bem.
Olá, tudo bem? Pode parecer frustrante que os resultados esperados ainda não tenham se feito presentes. Você está no caminho certo para melhorar. Mas o processo de melhora pode ser lento e você precisa se respeitar por isso. Ao invés de focar na linha de chegada (seu objetivo de melhora) você pode valorizar os pequenos avanços diários tão importantes para o seu processo. Leve também essas angustias para seu/sua psicóloga/o e converse sobre suas expectativas. Também é possível rever dosagem da medicação com seu médico psiquiatra.Te desejo melhores dias!
Converse com sua psicóloga sobre estes sentimentos e pensamentos. Este vínculo é bem importante para o seu tratamento. Não sei quando você iniciou o tratamento com medicação, mas é importante perguntar ao médico quanto tempo começa os primeiros resultados. As vezes nosso trem, ao longo da viagem da vida, passa por túneis escuros e frios. A psicoterapia pode ser um grande suporte neste momento, para que juntas possam passar por este momento tão difícil.
Olá! É importante sobretudo que você se sinta acolhida e com confiança em relação ao tratamento e aos profissionais que lhe estão te atendendo. Se você se sente bem atendida, talvez seja questão de tempo para adaptação ao tratamento. Se não há este sentimento, se você tem dúvidas ou está desconfortável, vale a pena buscar outros profissionais com outra abordagem para te acompanhar. Um abraço.
Olá! Assim como o tratamento com medicação pode demorar para fazer efeito, a psicoterapia também é um processo. Primeiramente, tenha paciência com você mesma... não existe mágica, a melhora obterá por meio de um processo. Há fatores que podem estar impedindo, como o tempo para o medicamento ter efeitos, a abordagem do psicólogo, o seu envolvimento e motivação para fazer mudanças necessárias. Converse sobre isso com os profissionais que estão cuidando de você. Eles são as melhores pessoas para explicar o que está acontecendo. E se as explicações não for suficiente procure o parecer de outros profissionais.
Olá, às vezes, o bem-estar demora um pouco a chegar. procure confiar no tratamento. Converse com o(a) psiquiatra sobre os sintomas e sensação de não estar melhorando. Sugiro que faça exercícios físicos, qualquer um, para movimentar o seu corpo e permitir que ele funcione de forma mais harmônica. Temos hormônios especiais que são liberados com a prática de exercícios e nos ajudam a experimentar mais prazer e alegria. Também procure buscar seus amigos, ainda que virtualmente, para conversar sobre assuntos diversos. Isso também contribui para liberar as tensões e gerar mais ânimo para você. Experimente. E boa sorte.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá! Converse abertamente com sua psicóloga sobre a questão, aparte é importante ter paciência provavelmente você demorou anos para desenvolver os sintomas que tem, então demorará também um pouco para sentir alívio.
Oie! Sugiro que converse abertamente com sua psicóloga sobre a questão, o tratamento deve ser realizado COM o paciente e é importante que tenha paciência e confie no processo, pois o bem-estar pode demorar um pouco à chegar mas você está no caminho certo! Quanto ao uso de medicações, essas têm um tempo para que o seu efeito comece à ser percebido por você, mas é importante esse feedback para o médico que está te acompanhando. Espero ter ajudado, abraços!
É importante que se faça algumas perguntas em relação ao tratamento com o psicólogo: 1. Existem evidencias científicas que esta abordagem possui efetividade para o problema o qual eu busco ajuda? 2. Esse profissional realmente possui especialização nessa abordagem? Se essa abordagem for a mais indicada já tentei com outros profissionais da mesma abordagem? 3. Como está a minha colaboração no tratamento: Falo os meus pensamentos e sentimentos de forma genuína para o meu terapeuta? Faço coisas durante a semana que me ajudam a melhorar ou só vou na terapia e depois não faço mais nada durante a semana? 4. Vou na terapia regularmente no mínimo uma vez por semana? Se você disse não para todas as perguntas ou para a maioria delas é importante rever alguns critérios.
Para que uma terapia funcione é importante que alguns quesitos sejam respeitados:
Nem toda abordagem da psicologia vai tratar qualquer tipo de problema. É importante buscar a abordagem que tem evidencias científicas de eficácia para determinada dificuldade;
É imprescíndivel a colaboração do paciente no processo terapêutico: Falar de forma genuína todos os pensamentos e sentimentos, ter assiduidade nas sessões e fazer coisas entre as sessões, como por exemplo praticar comportamentos diferentes, refletir sobre o que foi falado na sessão, dentre outros, só ir na terapia não é suficiente para a melhora.
É importante também, observar o tempo que está na terapia e tomando a medicação, pois ambos vão surtir efeito após um determinado período.
Se todos esses critérios forem respeitados e ainda sim você não tiver melhora, é recomendado que você conserve com o seu psiquiatra e com o seu psicólogo sobre essas questão para que ambos os profissionais possam rever o seu plano de tratamento.
Talvez essa psicoterapia e esse remédio não estão adequados ou você precise esperar mais o resultado.
Olá, sinto muito por estar se sentindo assim, tanto na terapia como no tratamento medicamentoso o seu organismo e inconsciente possui um tempo para assimilar o que está acontecendo, existem também vários fatores que podem contribuir para isso. É interessante conversar com o seu médico a respeito e com a sua psicóloga, no intuito de ambos investigar o que pode estar acontecendo, mas de qualquer maneira esse processo é lento. Sugiro que seja paciente.
É importante lembrar que o processo de melhora emocional e mental pode levar tempo e é diferente para cada pessoa. Nem sempre os efeitos dos medicamentos ou da terapia são imediatos, e pode levar algum tempo para que você comece a sentir melhoras significativas.

Existem várias razões pelas quais você pode estar sentindo que a terapia e a medicação ainda não estão fazendo efeito:

Tempo: Como mencionado anteriormente, a melhora emocional pode levar tempo. Mudanças duradouras geralmente requerem um processo contínuo e consistente de trabalho terapêutico e ajustes na medicação, se necessário. É importante ser paciente consigo mesmo e dar tempo para que o tratamento faça efeito.

Complexidade dos problemas: A tristeza, solidão e outros sentimentos que você está enfrentando podem ter raízes profundas e serem influenciados por vários fatores, como experiências passadas, traumas, padrões de pensamento negativos, entre outros. A resolução desses problemas pode levar tempo e esforço para serem abordados adequadamente.

Ajuste de medicação: Nem sempre a medicação prescrita pode ser a mais adequada para você, e pode ser necessário ajustar a dose, mudar o tipo de medicamento ou experimentar diferentes abordagens farmacológicas. O processo de encontrar a medicação mais adequada pode levar tempo e requerer tentativa e erro em consulta com o seu psiquiatra.

Consistência na terapia: É importante comparecer às sessões de terapia regularmente e ser honesto com o terapeuta sobre seus sentimentos, pensamentos e preocupações. A terapia é um processo colaborativo, e a abertura e a consistência na comunicação com o terapeuta podem ajudar a direcionar o tratamento de forma mais eficaz.

Outros fatores de vida: Outros fatores estressantes ou desafiadores na sua vida, como problemas financeiros, problemas de relacionamento, estresse no trabalho, entre outros, podem influenciar sua resposta ao tratamento. É importante identificar e abordar esses fatores quando possível, em conjunto com o tratamento terapêutico e medicamentoso.

Expectativas realistas: É importante ter expectativas realistas em relação ao processo terapêutico e aos efeitos da medicação. A terapia e a medicação podem ser recursos valiosos, mas não são soluções rápidas ou mágicas. A melhora emocional pode ser um processo gradual e demandar esforço e comprometimento ao longo do tempo.

É fundamental continuar se comunicando abertamente com seus profissionais de saúde mental sobre o que você está experimentando, incluindo a sensação de que o tratamento ainda não está fazendo efeito. Eles podem avaliar a eficácia do tratamento, fazer ajustes quando necessário e fornecer apoio adicional. Além disso, é importante cuidar de si mesmo em outros aspectos da sua vida, como manter hábitos saudáveis de sono, alimentação e atividade física, e buscar apoio social quando necessário.
Olá. Primeiramente quero parabenizá-la pela iniciativa em expor seu problema e partilhar sua angústia. Fico pensando o quanto deve estar sendo difícil para você lidar com esta situação e o quanto vc está com pressa para resolver, seria ansiedade também?. Independente do diagnóstico, é um sofrimento pelo qual está passando. Segundo: que bom que vc já está em tratamento! Mas lembre-se que é um PROCESSO, e como tal, leva tempo e cada individuo tem o seu tempo, seu modo de agir, etc. Pense no arco iris, para ele vi belo no céu, primeiro é preciso vir
a tempestade. Recomendo que vc leve suas angústias para os profissionais que te atendem. vc sente-se acolhida e ouvida com eles? caso a resposta for não, então é preocupante e sugiro vc buscar profissionais que sinta-se acolhida, pois para o tratamento ser mais eficaz, o primeiro passo é ter uma boa relação e de confiança.
Me coloco a disposição caso queira conhecer meu trabalho. UM abraço afetuoso.
Olá! Sinto muito que isso ainda esteja acontecendo!
Acredito que antes é necessário saber que o efeito da medicação pode demorar um pouco para aparecer. Fatores como idade, sexo, genética e entre outros, devem ser levados em consideração. O seu médico psiquiatra saberá lhe explicar melhor, para isso é importante que você tire todas as suas dúvidas com ele. Ele é um profissional da saúde e te deve explicações.
Na Psicologia, é bastante difícil determinar com precisão a quantidade de tempo necessária para o aparecimento de resultados, alguns fatores contribuem para isso, por exemplo, o "problema" pelo qual está passando; rede apoio; sua dedicação no processo psicoterapêutico e entre outros. Considere compartilhar os seus sentimentos e pensamentos em relação as sessões, assim vocês podem refletir juntos sobre o andamento da psicoterapia.
Caso depois de ter conversado com o médico e com o psicólogo, você não observar mudanças, considere trocar de profissionais.
Um abraço!
Olá. Não sei há quanto tempo está fazendo terapia e tomando medicação. Pode ser que seja uma questão de tempo para os resultados aparecem, especialmente porque em terapia os resultados não são lineares, muitas vezes temos a sensação de que nada está acontecendo, mas os resultados são sutis num primeiro momento. Outra hipótese é a medicação e a abordagem do terapeuta não serem adequados para você. Se persistir, faça mudanças. Abraço