olá! Como é a recuperação da cirurgia para espasmo hemifacial? Quantos dias o paciente precisa de

2 respostas
olá! Como é a recuperação da cirurgia para espasmo hemifacial? Quantos dias o paciente precisa de ausentar do trabalho e voltar às atividades normais?

agradeço!
A cirurgia para tratamento do espasmo hemifacial é o tratamento mais eficaz para a patologia, com chance de sucesso (cura) entre 85% e 90%, com possibilidade de retorno dos sintomas em 6% a 8%, muito mais eficaz que o tratamento medicamentoso com taxas de sucesso inferiores a 20% na melhora dos sintomas. è realizada através de uma craniotomia de fossa posterior, suboccipital e acesso a cisterna do ângulo ponto-cerebelar onde são identificados os nervos vestíbulo cocleares e facial. Normalmente há uma alça vascular ou aderências aracnóideas que causam impressão no nervo facial e desencadeiam sua despolarização causando os sintomas, espasmos mioclônicos. Normalmente ocorrem sintomas decorrentes da manipulação dos nervos vestibulares e coclear com tonturas, vertigens, ataxia, hipoacusia e pode ocorrer paralisia facial, normalmente parcial. O quadro tende a melhorar contínuamente com a redução do edema. Em geral 5 a 7 dias de hospitalização e repouso relativo por 01 a 02 meses.

A recuperação costuma ser tranquila. Habitualmente, envolve um a dois dias em UTI seguidos por dois a três dias no quarto. Recomenda-se afastamento do trabalho e repouso relativo por um a dois meses, dependendo do esforço físico demandado pela atividade profissional do paciente.