Olá. Desde quando eu era criança, tenho a sensação de que ninguém gosta de mim de verdade. Sempre qu

14 respostas
Olá. Desde quando eu era criança, tenho a sensação de que ninguém gosta de mim de verdade. Sempre quando estou em grupo ou em trio, as pessoas nunca prestam atenção em mim. Não sei se eu sou desinteressante ou não faço falta, só sei que isso me deixa extremamente mal. Não sei puxar assunto também e sempre que tento dizer alguma coisa, parece que soa desinteressante pra todo mundo, então sempre prefiro ficar calada. O que devo fazer?
Olá! Acredito que esse sentimento pode ser comum a muitas pessoas e seria importante você iniciar um processo psicoterapêutico. Ao ler seu comentário, percebi um tom depressivo em suas colocações e seria complicado de estabelecer algum diagnóstico ou opinião sobre o que você traz tendo em vista que podem ter diversas questões envolvidas nessas percepções que coloca. Se você se sentir confortável e desejar começar um processo psicológico, fico a disposição. Abraços!

Olá Boa tarde!
Ideal que você inicie Psicoterapia, pois assim com ajuda especializada vai conseguir compreender os motivos pelo qual esse comportamento incomoda tanto você e o indicio pelo qual você sentir menosprezada pelas outras pessoas.
E de extrema importância que você se sinta conformável para que a Psicoterapia possa te trazer ótimos resultados.
Olá , entendendo que você está passando por um momento difícil em relação à sua autoestima e interações sociais. É importante lembrar que uma perspectiva comportamental pode ajudar a entender e abordar essa situação. Aqui estão algumas análises e sugestões:

Crenças Limitantes : É possível que você tenha opiniões negativas sobre si mesma, como a ideia de que ninguém gosta de você de verdade. Essas influências podem afetar suas interações sociais, tornando-as mais difíceis.

Autocrítica Excessiva : O medo de parecer desinteressante pode levar a uma autocrítica excessiva. Lembre-se de que todos têm momentos em que não há muito a dizer, e isso é perfeitamente normal.

Habilidades Sociais : A dificuldade em iniciar ou manter conversas pode ser uma habilidade que você pode melhorar com a prática. Há muitos recursos disponíveis, como livros, cursos e terapeutas, que podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades sociais.

Mindfulness e Autoconhecimento : Praticar mindfulness e autoconhecimento pode ajudar a reduzir a ansiedade social. Ao se tornar mais consciente de seus pensamentos e sentimentos, você pode aprender a lidar com eles de maneira mais saudável.

Expectativas Realistas : Lembre-se de que não é realista esperar que todos prestem atenção em você o tempo todo. Em grupos, as conversas podem ser dinâmicas, e as pessoas podem ter diferentes níveis de interesse em diferentes momentos.

Valor Próprio : Trabalhe na construção de sua autoestima e autovalorização. Reconheça suas qualidades e conquistas, e não se baseie apenas na percepção dos outros para medir seu próprio valor.

Terapia : Se esses sentimentos persistentes estão afetando significativamente sua qualidade de vida, considere a ajuda de um terapeuta pode ser benéfico. Um terapeuta pode ajudar a explorar esses sentimentos mais profundamente e desenvolver estratégias para lidar com eles.

Lembre-se de que as mudanças comportamentais podem levar tempo, então seja gentil consigo a mesma medida que trabalha em suas interações sociais e autoestima. Você não está sozinho nessa jornada, e muitas pessoas passam por momentos semelhantes em suas vidas. Buscar apoio e aprender a se relacionar melhor com esses sentimentos pode fazer uma grande diferença em sua vida social e bem-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Procurar um tratamento com psicólogo para investigar essas questões e construir outras formas de ser.
O medo de se expor e experiências de rejeição e crenças de desvalor podem estar fazendo com que perceba as coisas desta forma. Procure duvidar de seus pensamentos sobre a ótica da rejeição e procure interagir mesmo assim. Busque outras evidências onde sua contribuição foi aceita. Mas, o que vai lhe ajudar mesmo é iniciar um processo terapêutico. A terapia cognitivo comportamental e terapia do esquema são excelentes para lhe ajudar.
Olá, seria muito importante você procurar ajuda terapêutica, no processo de autoconhecimento podemos entender melhor o que está acontecendo.
Olá, te ajudaria muito fazer terapia. Eu mesma já senti algo semelhante ao que você relatou e a terapia me ajudou muito a olhar pra trás com o olhar de agora e perceber coisas que eu não tinha percebido na minha história além de poder ver de outra forma situações atuais que me traziam esse desconforto de parecer desinteressante.

Sobre não saber puxar assunto e quando tenta parecer que soa desinteressante, pode te ajudar muito na terapia falar sobre as situações em específico, ir a fundo. Então entender com quem você estava falando, em qual contexto, o que você tentou falar, como estava se sentindo.

Espero que você se sinta melhor em breve. Abraço!
A autoestima é a visão que uma pessoa tem de si mesma, de sua aparência física e também de suas realizações. Ela é construída com os pais, no ambiente familiar, na escola e relação com amigos. Os outros influenciam na percepção que a pessoa tem de si mesma. Vale pensar em quem e no tipo de mensagens positivas ou negativas que você recebeu no seu desenvolvimento humano. A psicoterapia pode te ajudar a identificar os esquemas mentais disfuncionais, desarticular eles e te ajudar a se apropriar de suas potencialidades.
O mais importante é se conhecer melhor! Você já vem com exemplos de situações negativas para você! E as positivas? Onde estão? Será que não está olhando apenas para momentos difíceis? Saber olhar para o que tem de bom e aprimorar suas melhores habilidades, terá excelentes experiências e sua alto estima melhorará! Através da Psicologia Positiva esse trabalho será conduzido para esse objetivo, fico a sua disposição!
Olá, tudo bem?
Compreendo que esse sentimento pode ser angustiante pra vc. Seria interessante você observar seus pensamentos diante dessas experiências, pois são situações gatilhos que te levam a sentimentos de desvalor e desamor. Estas crenças são ativadas quando você se expõem a situações que te levam a pensar que não é aceita e se sentir não suficiente para lidar com isso. Então, entender que não é a situação em si que faz vc se sentir assim, mas a forma como interpreta e significa essa situação. Tente observar se esses pensamentos são precisos ou limitantes, procure evidencias que da real probabilidade desses pensamentos disfuncionais serem verdadeiros. E, procure uma terapia para trabalhar e compreender suas crenças, pensamentos, emoções e comportamentos. Terei prazer em te ajudar. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Boa tarde, tudo bem?
Muito ruim se sentir assim... Imagino o seu sofrimento. De fato, psicoterapia psicanalítica iria te ajudar muita na busca dessas respostas. Além das respostas que você procura, acho bacana lhe dizer que a relação com o terapeuta, é de certa forma, um protótipo para as outras relações, o que provavelmente vai te ajudar a te desenvolver e a ser mais espontânea e sem tanto medo de julgamento.
Fico a disposição caso queiras iniciar esse processo comigo,
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Olá! Durante a infância começamos a aprender, introjetar e desenvolver nossa maneira de lidar com nós mesmos e com o mundo. Isso significa que experiências, percepções e comportamentos aprendidos bem no início de nossa jornada podem ser continuamente reproduzidos ao longo da vida, muitas vezes, sem consciência alguma disso. Penso ser bastante interessante que consiga observar tão atentamente o que te traz sofrimento, pois admitir o que te atravessa já faz parte do processo de transformação. Além disso, através de uma análise pessoal, possivelmente você poderia compreender melhor as origens dessa sensação de rejeição, que parece ser tão avassaladora em sua história. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Você não precisa passar por mais essa situação se sentindo sozinha!
Oi, como você está? Primeiro, sinto muito que esteja se sentindo assim, imagino que deve estar bem difícil por aí.
Muitas vezes, muitas coisas acontecem na nossa vida e isso acaba contribuindo para uma dificuldade maior de manter relações. Não se sentir confiante, não se sentir digna de ser amada, se achar desinteressante, são algumas possibilidades.
Nem sempre o que você pensa sobre você mesma é o que outras pessoas pensam. Um processo de psicoterapia te ajudaria a fortaceler a sua auto estima, fazendo um trabalho de olhar para essas questões e encontrar formas de compreende-las, ressignifica-las e transforma-las. Em todo caso, estou à disposição (:
Caso queira conhecer mais do meu trabalho, meu instagram: @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá como vai?

É muito difícil lidar com a sensação de não ser valorizado ou apreciado pelos outros, e é compreensível que isso afete sua autoestima e bem-estar emocional. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-lo a lidar com esses sentimentos e a melhorar suas interações sociais:

Reflita sobre suas crenças: Muitas vezes, nossas percepções sobre como os outros nos veem podem ser distorcidas pela nossa própria autoimagem negativa. Tente identificar e questionar pensamentos automáticos negativos sobre si mesmo e os outros. Por exemplo, em vez de assumir que as pessoas não gostam de você, questione essa crença e busque evidências objetivas que a sustentem ou contradigam.

Desenvolva habilidades sociais: Aprender e praticar habilidades sociais pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e confiante em situações sociais. Isso inclui coisas como fazer contato visual, sorrir, ouvir ativamente, fazer perguntas abertas e mostrar interesse genuíno nas outras pessoas. Existem muitos recursos disponíveis, como livros, vídeos e cursos online, que podem ajudá-lo a desenvolver essas habilidades.

Encontre grupos ou atividades de interesse: Busque grupos ou atividades que se alinhem com seus interesses e valores, onde você possa se conectar com pessoas que têm interesses semelhantes. Isso pode facilitar o processo de fazer novas amizades e se sentir mais incluído.

Pratique a assertividade: Ser assertivo significa expressar suas opiniões, sentimentos e necessidades de maneira respeitosa e direta. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais empoderado em suas interações sociais e a estabelecer limites saudáveis com os outros.

Procure apoio profissional: Se você estiver lutando com baixa autoestima, ansiedade social ou outros desafios emocionais, considere buscar ajuda de um psicólogo. Esse profissional pode oferecer apoio, orientação e estratégias práticas para lidar com esses problemas e melhorar sua qualidade de vida. Te desejo um feliz dia!!!

Lembre-se de que construir relacionamentos e desenvolver habilidades sociais leva tempo e prática, e é normal enfrentar alguns obstáculos ao longo do caminho. Seja gentil consigo mesmo e esteja aberto a experimentar novas abordagens para melhorar suas interações sociais e seu bem-estar emocional.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!