Olá Dr. Eu fiz a endoscopia a três dias atrás e aínda sinto enjôo. Isso é comum? Obrigada

2 respostas
Olá Dr. Eu fiz a endoscopia a três dias atrás e aínda sinto enjôo. Isso é comum? Obrigada
Alguns pacientes podem sentir enjôos ou náuseas após a Endoscopia, mas estes sintomas costumam melhorar rápido.

Como sempre: não posso falar sobre seu caso pessoal

MAS

Já que o senhor(a) fala sobre a Endoscopia, exame muito útil, mas ainda cercado de mitos, vou falar um pouquinho sobre ela.

Vou falar, de modo genérico, sobre
O QUE é e PARA QUE SERVE a famosa Endoscopia.
Faço isso após meus mais de 30 anos fazendo o exame, bem como para ajudar a senhora e os mais de 1,3 milhão de pessoas que me leem aqui.

ENDOSCOPIA

Sua pergunta me suscita outras:

-como conseguir que uma Endoscopia seja de alto nível?

-O que é uma Endoscopia, afinal de contas?

- Endoscopia dói?

- E o que é importante em uma Endoscopia? A beleza do local? O número de fotos?

Vamos falar um pouco sobre a famosa Endoscopia. Falarei só sobre o aspecto diagnóstico, pois a Endoscopia pode parar sangramentos, retirar pólipos(tumores geralmente benignos), dilatar áreas estreitadas, etc. Mas falo da parte diagnóstica:

- a Endoscopia é um exame que mostra o interior do esôfago, estomago e duodeno. Usa-se um aparelho fino e flexível, que tem uma câmara na ponta(esse aparelho é o famoso endoscópio).
Além de permitir um diagnóstico muito acurado das doenças desses órgãos, é possível também retirar fragmentos(biópsias) de áreas que parecem alteradas. Pode-se também verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori (também chamada de H. pylori) que é o maior causador de gastrites e úlceras.

Claro que a análise das imagens vistas pelo médico dependem da experiência e da formação do mesmo.
Um bom Endoscopista consegue avaliar o que está acontecendo no trato digestivo alto com grande precisão e dar um Laudo adequado da situação. Mas para isso é preciso ter formação adequada. E é lógico que quanto mais tempo um Endoscopista tem de experiência maior será sua facilidade em avaliar o que vê.
E COMO VOU SABER SE O MÉDICO É DE ALTO NÍVEL?
Para ser um bom Endoscopista é preciso uma formação que inclui Residência Médica em área correlata (por exemplo Gastroenterologia) e depois uma Residência específica em Endoscopia. Daí se chega ao Título de Especialista. Se o Médico quiser mais formação poderá obte-la no Exterior.
É lógico que para conseguir dar um diagnóstico exato é preciso estudar todas as novidades e conhecer em detalhes as doenças digestivas. Um bom Médico estuda sempre.

SEGURANÇA DO EXAME

se feita com os rígidos protocolos modernos, a Endoscopia é muito segura. Casos mais severos podem acontecer devido aos sedativos usados. Mas praticamente nada acontece com uma Endoscopia "de per si".
Por isso mesmo, nossos pacientes são monitorados clinica e por instrumentos antes, durante e após o exame. E, naturalmente, conhecemos o paciente em detalhe antes do exame.
Por exemplo, é PRECISO saber os medicamentos que o paciente usa, suas alergias e as eventuais doenças que tem.
Se tomarmos as medidas para a máxima segurança os riscos são muito diminuidos. A segurança é muito alta.
Por exemplo: viajo sempre para estudos em muitas partes do mundo e mesmo para minhas queridas Atividades Humanitárias no Sertão. E do ponto de vista estatístico é mais seguro fazer uma Endoscopia do que estar viajando de carro, avião ou Uber...
Então, digo que a segurança é bastante alta e as complicações mais severas são raras

Finalmente: Endoscopia não doi. Não dói nada. Mesmo assim, o exame normalmente é feito sob sedação e anestesia da garganta , que diminui ou abole o reflexo de engasgar. E a sedação diminui muito a ansiedade e permite um exame tranquilo.

Nota:

ás muitas pessoas que tentam contato, algumas informações:

1===é possível ler minhas Colunas sobre Medicina no Face do Jornal Sudoeste do Estado. Ali há informações sobre a maioria das doenças digestivas mais comuns. Ali pode-se saber muita coisa sobre doenças, exames e tratamentos de modo confiável e sem depender do "Doutor Google"

2 ===minha agenda pessoal inclui as (queridas) Atividades Humanitárias no Sertão, a Universidade e as modestas Atividades Filantrópicas no Interior de S. Paulo e Paraná. Isso me leva a inúmeras viagens.
Em outras palavras: neste momento não há vagas para novas consultas presenciais ou mesmo Consultas Online.
Não quero ninguém frustrado quanto a isso. Tenho muito carinho por meus pacientes, seja em S. Paulo, seja no Sertão ou mesmo Online. No atendimento Online tive a honra de ver pacientes de 14 dos 27 Estados do Brasil.

3. Desse modo:
informo que nas próximas 2 semanas não há atendimento em S. Paulo. Nem mesmo por fone. Por favor não quero que fique frustrado

SE quiser contato conosco é possível nos acrescentar no Whats. O número é fixo, o mesmo da Clínica. É fácil encontra-lo no meu Perfil neste site, ou no Google. Não posso publica-lo aqui na resposta, por motivos Éticos.
Ficaremos honrados se nos acrescer!