Ola. Estou muito preocupada com meu filho, ele tem apenas 21 anos e de dois anos pra cá, percebo que

3 respostas
Ola. Estou muito preocupada com meu filho, ele tem apenas 21 anos e de dois anos pra cá, percebo que ele está cada vez mais consumindo álcool skool bitzz e bebidas com vodka. Ele não bebe todos os dias, mas pelo menos uma vez por semana. Ele fica estranho, meio estúpido. E essa não é a natureza dele, pois ele sempre foi um nenino tranquilo. Ele teve o tal blackout umas 6 vezes. Estou muito preocupada . Como posso ajuda-lo? Ele é alcoolotra?
Suponho que você quis dizer "Skol Beats". O ideal seria que ele consultasse um psiquiatra com experiência em abuso de drogas (já que álcool é uma droga). Da sua parte, pode procurar um psiquiatra com experiência em drogas, para orientar você sobre como motivar seu filho a procurar uma avaliação (caso ele não concorde em ir, inicialmente). Digo avaliação, porque há vários graus de envolvimento com álcool e é necessário ver se o caso dele se encaixa no transtorno de uso de álcool. Há psiquiatras particulares, mas também no serviço público, em várias UBS e CAPS. Também pode procurar o ALANON, que é uma associação para familiares e amigos de pessoas com problemas de alcoolismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Concordo com o colega. Devo acrescentar que sua preocupação com seu filho procede, pois, ele é muito jovem e já começa a manifestar sintomas devido ao uso abusivo de álcool (intoxicação etílica). A melhor forma de ajudá-lo é procurando a ajuda de um profissional (psiquiatra) o quanto antes, o que depende na maioria das vezes da família, pois uma grande parte destes pacientes com este problema não tem insight, acham que o álcool não é um problema para eles e não buscam ajuda.
Acredito que ele não é alcoólatra, no momento ele está bebendo de forma pesada, sendo intoxicado pelo álcool, caso continue assim, mais cedo ou mais tarde vai desenvolver um alcoolismo crônico, porém, se buscar a ajuda de um psiquiatra, evitará todo esse inconveniente e não chegará a ser um alcoólatra, o que depende dele e de sua família na busca do tratamento.
Olá, estou em acordo com o que disseram os outros especialistas; há alguns riscos importantes no comportamento de teu filho que podem ou não ser indícios de algo mais grave. Não sei como está/é tua relação com ele de modo a que você possa ter conversas francas com ele sobre tuas preocupações e este é um aspecto fundamental: procurar um professional particular, ou um serviço público de saúde para orientação familiar poderia te ajudar a esclarecer as coisas.
Abraço

Especialistas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

André Victor Machado

André Victor Machado

Psicólogo

Curitiba

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.