Olá, estou passando por um caso de TOC e já estou fazendo terapia,mais algo que está me ajudando mui

14 respostas
Olá, estou passando por um caso de TOC e já estou fazendo terapia,mais algo que está me ajudando muito junto da terapia é um negócio chamado "Wim Hof", é uma seria de respiração profundas que me ajudam bastante, e queria saber se o método "Wim hof" tem comprovação científica que ajuda no tratamento de TOC ou em outras doenças pscologicas
Oi, tudo bem?
Então, pelo pouco conhecimento que tenho o Wim Hof é um palestrante motivacional. Ele escreveu um livro mas não é um teórico da psicologia. Seu método não é cientificamente comprovado. Entretanto, ele se utiliza de exercícios de respiração, técnicas meditativas que são amplamente utilizadas em outras terapias, então acredito que seja válido. E se está funcionando para você é o que realmente importa! Um abraço!

O método, Win Hof, é a junção de frio, respiração e meditação.
Tenho pouco conhecimento na área,mas seu método não tem comprovação científica. O fato é se esta funcionando com você, continue. Não deixe de fazer terapia.
Saudações! Fico feliz em perceber sua disposição para lidar com dificuldades, buscando auxílio através da psicoterapia com psicólogo. Esse é um passo essencial para sua recuperação.

Quanto ao TOC, o padrão-ouro de tratamento é a terapia de exposição e prevenção de respostas, reconhecida por inúmeros estudos científicos. 70% das pessoas que passam por essa terapia tendem a ter uma boa recuperação (os outros 30% tem ganhos ao menos parciais).
Olá! Agradeço por ter compartilhado sua experiência e pela iniciativa de escrever sobre sua dúvida. Existem métodos diferentes e diversas técnicas de respiração. Eu já trabalho por volta de 10 anos com uma técnica específica de respiração e entendo que elas se asemelham em alguns fatores. Apesar de não conhecer muito especificamente sobre o método 'win hof', posso afirmar que a neurociência já comprovou que o cérebro necessita de maior oxigenação para funcionar melhor e, sim, há diversos estudos comprovando os diferentes e multiplos benefícios da 'respiração mais oxigenada'. Existem publicações de artigos que falam sobre os efeitos de melhora de vida e na saúde das pessoas, melhora no funcionamento da mente, do corpo e em geral (saude mental). Os métodos costumam se diferenciar em alguns aspectos, mas no geral eles trabalham com a mesma perspectiva e finalidade - a de oxigenar o cérebro. Então, mesmo que o método que você perguntou, não tenha comprovação científica, poderá sim, ter eficácia (como você mesmo testifica), somente pela oxigenação cerebral, que já está comprovada científicamente. Sou psicologa especializada em saúde mental e trabalho com técnicas; faço uso da respiração de forma estratégica. Por isso, com seguranca, posso afirmar que já obtive resultados com uma boa representatividade de pacientes. Se desejar saber mais a respeito da respiração ou da técnica que utilizo, fique a vontade para enviar msg! Espero ter ajudado, abração!
Olá! Não conhecia essa técnica. Sei que há vezes em que passamos por profissionais que prometem algum tipo de trabalho e não cumprem o que prometeram. Mas pesquisando sobre essa técnica, percebo que se assemelha à meditação, prática hoje muito difundida e que vem apresentando bons resultados. A parte importante é perceber que, quando o cérebro fica melhor oxigenado, podemos tomar melhores decisões. Na verdade o corpo todo funciona melhor. Para você ter ideia da importância, dentro da Medicina Chinesa, terapêutica com cinco mil anos de existência, uma prática consagrada é o Qi Gong, que consiste num trabalho corporal (como o Tai Chi Chuan) que facilita a oxigenação do corpo como um todo. De posse de um equipamento melhor cuidado, convido você a repensar suas emoções e comportamentos. Aí sim ficaria um trabalho mais completo. Até mais!
Olá! Exercícios de respiração são utilizados como técnicas interventivas dentro da Terapia Cognitivo Comportamental! É importante se atentar as indicações profissionais que recebemos e se há comprovação científica para as mesmas, porém, se isso vem te auxiliando e não causa nenhum dano, não há motivo para ser desestimulado! Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Ollá, fico feliz que esteja em acompanhamento e buscando se aprofundar cada vez mais. A técnica da respiração profunda sempre é muito bem recomendada em casos onde há sintomas de ansiedade como o TOC. Eu não conheço o Wim Hof, mas existem diversas explicações científicas sobre o beneficios da respiração profunda. Se esta ajudando, continue.
Olá! Como você está sendo acompanhada em psicoterapia e provavelmente por um médico também, sugiro que você compartilhe com os profissionais que te atendem que está fazendo essa prática e que está sentindo melhora com ela. O vínculo entre paciente e equipe de saúde é fundamental e uma das vantagens é que você se sente a vontade e confiante para tirar suas dúvidas com quem te acompanha.
Boa tarde,
Trata-se de um método não cientificamente comprovado, logo não é da psicologia...
Att,
Olá! Wim Hof, o “louco” Homem de Gelo, seu método não é cientificamente comprovado, porém, se isso vem te auxiliando e não causa nenhum dano, não há motivo para deixar de utilizar a técnica. Continue a terapia.
Olá, ainda não há comprovação científica a respeito disso. Mas se está te ajudando e não traz nenhum dano, acredito que não há problema. Além disso, fico contente que esteja fazendo acompanhamento psicológico e aproveito para dizer que isso é fundamental para lidar com TOC.
Bom dia! Não é um método comprovado pela ciência, mas se está ajudando continue e não deixe a terapia. Espero ter ajudado.
ola. ESpero que vc esteja melhor. Como os colegas disseram ai em cima, esse metodo nao tem comprovaçao pela ciencia..
Você tem o diagnóstico formulado por um profissional? O TOC é um transtorno complexo, e a procrastinação será uma das consequências dele, principalmente se ela está relacionada a traços de perfeccionismo na execução das tarefas, ou da falta de motivação. O comportamento de procrastinar vai muito além de uma falta de clareza e organização, ele é um comportamento de esquiva de uma situação aversiva, nesse caso será relevante conhecer as emoções que são acionadas ao iniciar uma rotina e os pensamentos associados. Recomendo buscar um profissional da psicologia que poderá te ajudar com técnicas reclamente eficazes! espero ter ajudado! @leticiafernandespsi
Olá! Até o momento, esse método não possui validação científica. Não encontrei na literatura, algo que possa comprovar a eficácia desse método a longo prazo. No entanto, é importante dizer que existem alguns tratamentos eficazes e recomendados para TOC: Medicação (sugiro consultar com um psiquiatra) e psicoterapia com uma abordagem mais diretiva como a TCC (terapia cognitivo comportamental). O tratamento multidisciplinar com profissionais especializados em TOC, certamente o ajudará.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!