Olá! Estou tomando medicação há pouco mais de um mês para depressão: inseris XR (150 mg) à noite e
3
respostas
Olá!
Estou tomando medicação há pouco mais de um mês para depressão: inseris XR (150 mg) à noite e Zetron LT pela manhã.
Venho sentindo queda de pressão, sonolência e falta de atenção nas atividades que preciso fazer.
Isso é normal??
Tem tempo mínimo e máximo de uso desses medicamentos?
Gostaria de tratar sem medicações, pois estou indo pra terapia e vem me ajudando bastante.
Estou tomando medicação há pouco mais de um mês para depressão: inseris XR (150 mg) à noite e Zetron LT pela manhã.
Venho sentindo queda de pressão, sonolência e falta de atenção nas atividades que preciso fazer.
Isso é normal??
Tem tempo mínimo e máximo de uso desses medicamentos?
Gostaria de tratar sem medicações, pois estou indo pra terapia e vem me ajudando bastante.
Queda de pressão não é suficiente "sentir", pois há muitos sintomas que as pessoas atribuem a "queda de pressão" e não têm esta causa. Há necessidade de medir, de preferência com profissional habilitado (pois há muitas formas de errar medidas de pressão arterial). O Inseris* (trazodona) pode causar sonolência e, eventualmente, a sedação pode estar relacionada a deficiências de atenção. Mas, dificuldades de atenção podem ter muitas causas. Para fazerem efeito, mesmo que a indicação esteja correta e a dose seja suficiente, pode haver necessidade de algumas semanas - e mais, em alguns casos. Muitas vezes, há necessidade de ajustes de doses ou mesmo troca de medicações. Quando se trata de efeitos colaterais, muitas vezes com o tempo de uso diminuem, porém o grau de diminuição e a demora podem ser diferentes, em pessoas diferentes. Alguns casos de depressão (de grau até moderado) têm tratamendo comprovado através de linhas de base comportamental, como TCC e ativação comportamental, por exemplo. Porém, a resposta à terapia depende de muitos fatores e nem todos os pacientes respondem bem.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A queda de pressão, sonolência e falta de atenção são efeitos colaterais comuns dos antidepressivos. Esses efeitos podem diminuir com o tempo, mas se persistirem ou piorarem, é importante conversar com o médico que prescreveu a medicação. O médico pode ajustar a dose ou prescrever uma medicação diferente para minimizar esses efeitos colaterais.
Quanto ao tempo mínimo e máximo de uso dos medicamentos, isso dependerá da recomendação do médico e das necessidades individuais do paciente. É importante seguir as instruções do médico quanto à dosagem e duração do tratamento.
Se você preferir tratar a depressão sem medicação, é importante continuar com a terapia e discutir outras opções de tratamento com o médico e o terapeuta. Existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudar a tratar a depressão, como terapia cognitivo-comportamental, terapia interpessoal, terapia de aceitação e compromisso, entre outras. O importante é encontrar uma abordagem que seja eficaz e confortável para você.
Quanto ao tempo mínimo e máximo de uso dos medicamentos, isso dependerá da recomendação do médico e das necessidades individuais do paciente. É importante seguir as instruções do médico quanto à dosagem e duração do tratamento.
Se você preferir tratar a depressão sem medicação, é importante continuar com a terapia e discutir outras opções de tratamento com o médico e o terapeuta. Existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudar a tratar a depressão, como terapia cognitivo-comportamental, terapia interpessoal, terapia de aceitação e compromisso, entre outras. O importante é encontrar uma abordagem que seja eficaz e confortável para você.
Esses sintomas que você descreve — sonolência, queda de pressão, lentificação e dificuldade de atenção — podem acontecer sim com a combinação de antidepressivos, especialmente no primeiro mês de tratamento.
O Inseris XR (venlafaxina) pode causar inicialmente tontura, variações de pressão e sensação de “cabeça lenta” em algumas pessoas, enquanto o Zetron LT (bupropiona) costuma ser mais estimulante, mas quando combinado pode haver um “desbalanceamento” de efeitos até o organismo se adaptar. Esse período de adaptação costuma levar em média 2 a 6 semanas, e em algumas pessoas pode demorar um pouco mais para estabilizar completamente.
Não existe um “tempo mínimo obrigatório” de uso desses medicamentos — eles não funcionam como antibiótico, por exemplo. O tratamento antidepressivo é sempre individualizado e geralmente mantido por meses após melhora dos sintomas, justamente para evitar recaídas. Também não existe um tempo máximo fixo; algumas pessoas usam por períodos curtos e outras por anos, dependendo da gravidade, recorrência e resposta ao tratamento.
Sobre querer tratar sem medicação, isso é uma possibilidade em alguns casos, principalmente quando há boa resposta à psicoterapia, mudança de estilo de vida e sintomas leves a moderados. Porém, essa decisão deve ser feita com cautela, porque a retirada precoce pode levar à piora ou recaída da depressão. Muitas vezes o ideal é primeiro estabilizar o quadro com medicação e depois reavaliar desmame gradual, se houver indicação.
O mais importante agora é você não interromper por conta própria e conversar com seu médico, porque esses efeitos que você está sentindo podem ser:
efeito de adaptação que tende a melhorar
ou sinal de que a dose/associação precisa ser ajustada
O Inseris XR (venlafaxina) pode causar inicialmente tontura, variações de pressão e sensação de “cabeça lenta” em algumas pessoas, enquanto o Zetron LT (bupropiona) costuma ser mais estimulante, mas quando combinado pode haver um “desbalanceamento” de efeitos até o organismo se adaptar. Esse período de adaptação costuma levar em média 2 a 6 semanas, e em algumas pessoas pode demorar um pouco mais para estabilizar completamente.
Não existe um “tempo mínimo obrigatório” de uso desses medicamentos — eles não funcionam como antibiótico, por exemplo. O tratamento antidepressivo é sempre individualizado e geralmente mantido por meses após melhora dos sintomas, justamente para evitar recaídas. Também não existe um tempo máximo fixo; algumas pessoas usam por períodos curtos e outras por anos, dependendo da gravidade, recorrência e resposta ao tratamento.
Sobre querer tratar sem medicação, isso é uma possibilidade em alguns casos, principalmente quando há boa resposta à psicoterapia, mudança de estilo de vida e sintomas leves a moderados. Porém, essa decisão deve ser feita com cautela, porque a retirada precoce pode levar à piora ou recaída da depressão. Muitas vezes o ideal é primeiro estabilizar o quadro com medicação e depois reavaliar desmame gradual, se houver indicação.
O mais importante agora é você não interromper por conta própria e conversar com seu médico, porque esses efeitos que você está sentindo podem ser:
efeito de adaptação que tende a melhorar
ou sinal de que a dose/associação precisa ser ajustada
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.