Olá, eu percebi que tenho vários sintomas de ter TDAH, procurei em sites de saúde e em vídeos de

8 respostas
Olá, eu percebi que tenho vários sintomas de ter TDAH, procurei em sites de saúde e em vídeos de pessoas falando sobre ter o problema. Mas, a maioria falava sobre problemas com notas, mas eu sempre tive notas boas. É possível ter TDAH e ter notas boas?
Olá, como profissional é impossível avaliar e diagnosticar sem a marcação de uma consulta, mas o Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade tem como sintoma principal a hiperatividade, a falta de atenção, concentração, mas é necessário procurar um psicologo para ter uma avaliação mais completa através de instrumentos psicológicos.

Olá! O aspecto que você relata, (não tirar notas baixas), é insuficiente para pensar em transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O TDAH é uma doença neuropsiquiatra crônica, que em 98% dos casos se inicia na infância, mas que pode acompanhar o indivíduo ao longo da vida. Chegar ao diagnóstico de TDAH é muito complexo. Inclui testes de atenção, inibição e memória, além de, é claro, uma entrevista e investigação bem feitas pelo psicólogo e psiquiatra. São 18 sintomas para se classificar esse diagnóstico, (6) hiperatividade, (9) desatenção e (3) impulsividade. sendo que os mesmos devem estar presentes no mínimo há seis meses. As causas podem ser genéticas, ambientais ou biológicas. Os sintomas apenas se caracterizam como transtorno quando causam prejuízos que comprometem atividades importantes na vida da pessoa. Busque um psicólogo ou psiquiatra para te ajudar.
Olá. Atualmente, temos vivido uma grande "epidemia" de diagnósticos, entre eles o TDAH. Há muitos especialistas que discordam que o TDAH seja uma síndroma ou uma patologia. Seus sintomas poderiam ser decorrentes de outras questões. Além disso, como não é recomendado se automedicar, um diagnóstico a partir daquele que está sofrendo também é muito arriscado. Há momentos que se deseja obter um "nome" para o mal-estar, mas na verdade percebemos que ele pode se manifestar de várias formas. Dessa maneira, mais importante que um diagnóstico, que serve apenas para o profissional que está conduzindo o tratamento se oriente, o mais importante é buscar tratamento para aquilo que causa sofrimento a cada um.
Olá, sim, dependendo do tipo de TDAH que você possua. O TDAH ou o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode aparecer de três formas: tanto um foco na falta de atenção nas tarefas do cotidiano, tanto como um foco na questão da hiperatividade, quando a pessoa tem dificuldade em ficar parado e possui um constante impulsividade e agitação, ou quando aparece com os dois juntos, tanto a falta de atenção como a hiperatividade. As pessoas que são só hiperativas podem boa atenção e rendimento academico. É interessante você perceber se você não está ansioso (a) ou deprimido (a) com algo em sua vida que esteja retirando a sua atenção ( daí a confusão com a falta de atenção do TDAH ), ou se você já não possua uma rotina muito corrida e muito ligada ao uso de equipamentos eletrônicos e smartphones, que podem gerar essa sensação de agitação constante (dai a possível confusão com o diagnóstico de hiperatividade). Estas dúvidas podem ser melhor esclarecidas se você procurar um psicólogo.
hummm... tenho vários sintomas... acho que tenho isso. Começamos assim, percebemos nossas dificuldades e recorremos ao Dr. Google.

O diagnóstico sempre é um passo inicial para lidarmos com questões que nos acomete no dia-a-dia. Sim, quando realizado por um profissional competente, ele pode ser o inicio de um tratamento.

Agora, como profissional, penso que o mais interessante é você perceber se tem dificuldades de foco, de concentração, você está atingindo seus objetivos/metas(?), sente-se agitada, nervosa (?). Consigo dar conta sozinha ou preciso de ajuda? São perguntas que no meu ponto de vista são mais direcionadas para uma possível mudança.

Sabe porque falo isso, porque muitas vezes a vida solicita de nós posturas e atitudes que não são medidas por notas escolares.
Olá! Tudo bem?
Primeiramente é necessário saber se você realmente tem esse transtorno, essa síndrome (parece que quando falamos em "transtorno", de antemão rotulamos a patologia e o paciente; se falamos em "síndrome" estamos pensando num conjunto de sintomas; da mesma forma há profissionais que preferem substituir o termo "deficit" por "instabilidade de atenção"). As pesquisas na internet sobre esses temas podem ser interessantes, mas apenas para iniciar sua compreensão sobre o assunto. O ideal mesmo é você procurar um profissional médico, psicólogo ou psicanalista para um diagnóstico mais seguro. Por outro lado, acredito que é possível ser diagnosticado com o TDAH e, mesmo assim, ter boas notas. Primeiramente vejamos as principais características do TDAH: Impulsividade, hiperatividade física e mental, instabilidade da atenção e outros sintomas, secundários ou não. Esses aspectos podem alterar o desempenho escolar - e geralmente fazem isso -, mas não necessária e obrigatoriamente. Quem de nós, professores de crianças, nunca teve um aluno com características assim, mas que alcançava desempenho interessante nas atividades escolares?
Bom dia! Todo diagnóstico referente a saúde (física /mental) deve ser realizado "impreterivelmente" por profissionais da saúde, devidamente regularizados; de forma presencial e considerando as subjetividades do paciente em questão.
Sugiro que, inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha. Caso, após período considerável de sessões, a profissional constatar possível TDAH, você será devidamente e responsavelmente orientado.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Olá! Se você tem suspeitas o melhor a fazer é procurar a ajuda de um profissional (psicólogo e psiquiatra) para uma avaliação, mas sim, é possível. As pessoas que possuem TDAH e desenvolvem estratégias para lidar com as dificuldades (por isso a importância também do tratamento / acompanhamento psicoterápico) podem sim ter um rendimento adequado nas áreas: acadêmica e profissional, por exemplo.