Olá. Eu recebi o diagnóstico de transtorno borderline e depressão severa. Minha dúvida é: É possível

5 respostas
Olá. Eu recebi o diagnóstico de transtorno borderline e depressão severa. Minha dúvida é: É possível ser border e alternar entre baixo e alto funcionamento? Porque em algumas crises me vejo com atitudes de baixo funcionamento e em outras, de alto funcionamento. É possível?
Bom dia. É comum que pacientes com transtorno de personalidade borderline tenham oscilações importantes do humor, hora apresentando-se extremamente bem e funcional e de repente com quedas do humor e do funcionamento.

E' importante ter em mente que quando se fala em transtorno de personalidade estamos falando de um processo continuo, ao longo da vida. Esses altos e baixos podem estar ligados a propria hiper reatividade a frustracao que a pessoa portadora de personalidade borderline vivencia, como tambem podem ser agravados por estados depressivos ou mesmo transtorno de humor bipolar tipo misto superposto. Psicoterapia aliada ao tratamento medicamentoso sempre acrescenta grande melhora e e' altamente recomendavel.
Olá! A oscilação de humor e de funcionamento pode sim acontecer. Talvez seja importante fazer uma avaliação para entender o porquê da oscilação. Um psiquiatra e um psicólogo podem te ajudar. A medicação recomendada por um psiquiatra pode ajudar a encontrar um equilíbrio entre os estados emocionais. Já a psicoterapia com um psicólogo pode ajudar a desenvolver recursos emocionais para lidar melhor com as situações e conseguir maior estabilidade emocional.
Não gosto de trabalhar com rótulos mas importante para o Paciente entender o processo que ele passa.

O transtorno borderline apresenta uma instabilidade e ocultação emocional, é caracterizado por busca de reforço social na fase de mania, acompanhado por prejuízo tardios que resultam em desamparo fase depressiva.
Estas oscilações de humor estão presentes em alguns quadros de transtornos afetivos como o que você parece estar apresentando. É importante encontrar suporte junto a um médico assistente que possa te acompanhar e avaliar os ajustes necessários das medicações. Um acompanhamento psicológico adequado, para que você consiga lidar melhor com essas oscilações de humor pode fazer toda a diferença quanto ao seu bem estar.