Olá, eu tomo à quase 3 anos Escitalopram (1x por dia 10mg) Alprazolam (3x por dia 0.5mg) e quero mui

2 respostas
Olá, eu tomo à quase 3 anos Escitalopram (1x por dia 10mg) Alprazolam (3x por dia 0.5mg) e quero muito ser mãe. Mas sempre que tento fazer o desmame da medicação tenho crises horríveis. Não consegui nunca largar. Conseguirei ser mãe mas a tomar este tipo de medicação?
O aconselhável, quando se quer engravidar, é suspender este tipo de medicação, dado que aumentam os riscos de malformações, nos primeiros três meses e de depressão do sistema nervoso, nos últimos três meses da gravidez. Os riscos não são grandes, porém são significativamente maiores do que em pessoas que não usam os remédios. Entretanto, dependendo de cada caso, o psiquiatra opta por mantê-las, mesmo durante a gravidez. Trata-se de pesar riscos e benefícios. Quando se faz isto, leva-se em conta os períodos de maior risco e, assim, por vezes os remédios são mantidos somente em parte da gestação, sempre a critério médico. Dependendo de cada caso, são possíveis abordagens alternativas, como alguns tipos de psicoterapia, no lugar da medicação ou numa tentativa de usar o menos medicação possível. Outra questão é que o alprazolam não deve ser usado prolongadamente, a não ser em raríssimos casos, de modo que muito provavelmente é possível suspendê-lo, contanto que sob supervisão de alguém experiente e, com isto, reduzir os riscos para o embrião/feto, dado que ele leva a riscos independentes do escitalopram.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo e qualquer medicamento de ordem Psiquiatrica, precisa ser acompanhado por Psicoterapia.
Não existe tratamento apenas medicamentoso, já que os medicamentos tratam dos sintomas e a Psicoterapia da causa, ou seja, o paciente reaprende novos pensamentos, novos comportamentos, assim, com o tempo, o médico poderá diminuir a dosagem ou até suspender o medicamento, tal a evolução do quadro do paciente.
Vale a pena investir em Psicoterapia.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Raphael Palmeira

Raphael Palmeira

Psicanalista

Itatiba

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Guilherme Monteiro

Guilherme Monteiro

Médico clínico geral

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.