Olá, excesso de vitaminas nos organismos faz mal ou bem?

5 respostas
Olá, excesso de vitaminas nos organismos faz mal ou bem?
Olá! Nada em excesso é interessante, o ideal é manter os níveis de vitaminas nas faixas recomendadas. Por isso, evite a suplementação sem orientação profissional, pois pode acarretar em uma hipervitaminose, podendo ter riscos para a saúde. Se possível, consulte com um nutricionista para avaliar a alimentação e necessidade de suplementação de forma individual! Estou à disposição para qualquer dúvida!

O excesso de vitaminas (hipervitaminose) pode ser prejudicial em várias escalas para o organismo. Por isso a prescrição individualizada é o melhor caminho.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 350
Olá
O excesso de vitaminas pode fazer mal.
Muitas pessoas tomam desnecessariamente e sem critério grande quantidade desses micronutrientes (vitaminas) todos os dias que, em alguns casos, pode levar à hipervitaminose.
Vou citar o exemplo que o excesso faz mal, usando a vitamina D como exemplo: O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia (nível elevado de cálcio) no sangue, tendo como sintomas relacionados: como náusea, desidratação, fraqueza e insuficiência renal.
Um abraço
Olaa, tudo precisa de estar em equilibrio, nem mesmo água em excesso faz bem!
Via alimentação pode ser dificil você atengir um excesso, mas acontece sim! Se observou algum exagero busque ajuda com o nutricionista em consulta para organizar sua alimentação com seus objetivos e necessidades!
O que mais é preocupante seriam suplementos, pois ali estão muito mais concentrados do que um alimento.
O consumo excessivo de vitaminas pode ter efeitos adversos à saúde e não é recomendado. Embora as vitaminas sejam nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, elas devem ser consumidas dentro de limites seguros. Tanto a deficiência quanto o excesso de vitaminas podem causar problemas de saúde.

Aqui estão algumas informações sobre o excesso de vitaminas:

Vitaminas Hidrossolúveis (Vitaminas do Complexo B e Vitamina C):

As vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água e não são armazenadas pelo corpo em grandes quantidades.
Qualquer excesso dessas vitaminas geralmente é eliminado pela urina.
O consumo excessivo de vitaminas do complexo B, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, enquanto o excesso de vitamina C pode causar desconforto estomacal e diarreia.
Vitaminas Lipossolúveis (Vitaminas A, D, E e K):

As vitaminas lipossolúveis são armazenadas no tecido adiposo do corpo e podem se acumular ao longo do tempo.
O consumo excessivo de vitaminas lipossolúveis pode levar a intoxicações, uma vez que essas vitaminas não são facilmente eliminadas.
Por exemplo, o excesso de vitamina A pode causar sintomas como náuseas, pele seca, dores de cabeça e até danos ao fígado. O excesso de vitamina D pode levar a níveis elevados de cálcio no sangue, resultando em problemas renais e cardíacos.
É importante lembrar que a maioria das pessoas consegue atender suas necessidades de vitaminas por meio de uma dieta balanceada. Suplementos vitamínicos devem ser tomados apenas sob orientação de um profissional de saúde, como um médico ou um nutricionista, especialmente se houver suspeita de deficiência de vitaminas.

Se você está preocupado com a ingestão de vitaminas, é recomendável consultar um profissional de saúde para avaliar sua dieta, suas necessidades individuais e determinar se você precisa de suplementação. O consumo excessivo de vitaminas pode ser prejudicial à saúde e, em casos graves, pode causar efeitos adversos graves.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!