Olá! Fui diagnosticada recentemente com diabetes tipo 2, o exame de sangue deu 354 com hemoglobina g

2 respostas
Olá! Fui diagnosticada recentemente com diabetes tipo 2, o exame de sangue deu 354 com hemoglobina glicada de 15%. A médica me passou metformina de 850 de liberação lenta e glibenclamida 5 mg antes do almoço e do jantar comendo cerca de 300g de ovos com abobrinha verde e ainda assim minha glicemia em jejum é de 178. Isso pode ser um indicativo de que meu pâncreas está muito comprometido? Tenho retorno em 40 dias (faço o tratamento pelo SUS), devo voltar ao posto antes e tentar uma consulta em caráter de urgência? Obrigada
O ideal teria sido começar o tratamento com insulina, frente aos valores muito elevados de glicemia. Mas 178 está bem melhor do que a glicemia anterior, parece estar respondendo. Mas é necessário um tempo de tratamento para avaliar a resposta completa.
Aguarde os 40 dias, ajuste alimentação e use as medicações corretamente. Siga com as medidas conforme orientação. Se ficar acima de 250 mg/dl de forma mantida, busque a emergência.

Olá! Receber um diagnóstico de diabetes tipo 2 pode ser um momento desafiador, mas é importante lembrar que você está tomando passos importantes ao iniciar o tratamento e monitorar sua glicemia. Seus níveis iniciais de glicose no sangue e hemoglobina glicada indicam um alto nível de glicose no período anterior ao diagnóstico, o que é comum em diagnósticos recentes de diabetes tipo 2, especialmente em casos onde a glicemia e a hemoglobina glicada estão significativamente elevadas.

A metformina e a glibenclamida são medicamentos comumente prescritos para o tratamento da diabetes tipo 2. A metformina ajuda a reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e melhora a sensibilidade do corpo à insulina, enquanto a glibenclamida aumenta a liberação de insulina pelo pâncreas. A combinação desses medicamentos pode ser eficaz para muitos pacientes, mas cada pessoa responde de maneira diferente ao tratamento, e ajustes na medicação ou no plano de tratamento podem ser necessários.

Uma glicemia de jejum de 178 mg/dL, embora mais baixa do que seu valor inicial, ainda está acima dos níveis desejados para o controle da diabetes. Isso não significa necessariamente que seu pâncreas está "muito comprometido", mas indica que seu plano de tratamento atual pode precisar de ajustes para melhor controlar seus níveis de glicose.

Dado o seu retorno programado em 40 dias e considerando os níveis atuais de glicemia, seria prudente entrar em contato com o serviço de saúde que está acompanhando seu caso para informar sobre seus níveis de glicemia atuais. Eles podem avaliar a necessidade de ajustar seu tratamento antes da sua próxima consulta agendada. Em alguns casos, pode ser necessário antecipar a consulta para ajustar o tratamento de forma mais imediata.

Além da medicação, mudanças no estilo de vida, como dieta balanceada, atividade física regular e controle de peso, são fundamentais no manejo da diabetes tipo 2. A alimentação que você mencionou, envolvendo ovos e abobrinha verde, é parte de uma abordagem de baixo carboidrato, que pode ser benéfica para o controle da glicemia, mas é importante que sua dieta seja balanceada e diversificada para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes essenciais.

A medicina integrativa pode oferecer uma abordagem holística ao tratamento da diabetes, considerando não apenas a medicação, mas também a dieta, o exercício, o manejo do estresse e outros aspectos do estilo de vida que podem influenciar o controle da glicemia e a saúde geral.

Se você sentir sintomas de hiperglicemia severa ou qualquer outro sintoma preocupante, não hesite em procurar atendimento médico imediatamente.

Lembre-se, o manejo da diabetes é um processo contínuo de aprendizado e ajuste, e o apoio de sua equipe de saúde é essencial para encontrar o melhor plano de tratamento para você.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.