Olá Gostaria de saber se a homeopatia causa algum efeito colateral nas crianças. Se existe mesmo um

9 respostas
Olá
Gostaria de saber se a homeopatia causa algum efeito colateral nas crianças. Se existe mesmo um efeito rebote no início do tratamento. Falo sobre tratamento para ansiedade e hiperatividade.
Obrigada
Olá! Os medicamentos homeopáticos não apresentam efeitos colaterais, pois os mesmos são feitos em doses chamadas "infinitesimais", ou seja, sem a presença da substância bruta.
No entanto, eles atuam no sistema psico-neuro-imuno-endócrino, através de mecanismos ainda não elucidados totalmente, e estimulam a reação vital do organismo. Desta forma, podem inicialmente acentuar alguns sintomas, como por exemplo estes mencionados, ansiedade e hiperatividade. De qualquer forma, é necessário reavaliar a criança o quanto antes para se fazer ajustes ou orientações necessárias. Muitas vezes, a melhora não vem instantaneamente, mas ocorre na evolução do tratamento.

O que provavelmente ocorreu, não foi um efeito colateral, mas sim uma agravação inicial, que em pessoas muito sensíveis pode ocorrer. Em geral ela é de curta duração, seguida de uma melhora gradativa. Sugiro que leve a criança ao homeopáta que acompanha o caso para avaliar a reação ocorrida.
Não existem efeitos colaterais com o uso da homeopatia. Alguma aparente exacerbação inicial dos sintomas indica, na verdade, que o medicamento está surtindo efeito, mas essa reação é temporária, de curta duração, e se for necessária um ajuste de dosagem, o que nem sempre é o caso, consulte o seu médico
Bom dia. Quando a terapêutica homeopática é utilizada adequadamente, não exitem os "efeitos colaterais".
É uma questão do nome que se dá. Para o paciente, o que é ruim no decorrer do tratamento homeopático é um efeito colateral. Para o médico homeopata, é uma agravação homeopática, que pode indicar um caminho a seguir.
Estas agravações são a intensificação passageira de sintomas que objetivamos tratar. Dependendo da sensibilidade do paciente, seja criança ou adulto, são mais fortes e intoleráveis ou suaves e toleráveis quando se pensa a longo prazo.
O ideal é que não existam essas agravações e o tratamento se dê de maneira suave e com efeitos benéficos permanentes.
A homeopatia foi desenvolvida com o objetivo de não ter efeitos colaterais. Conforme dito pelos colegas sobre a agravação inicial, esta é pouco frequente na prática diária e não deve ser uma preocupação caso a paciente esteja assistida por um bom homeopata.
Olá! POde sim ocorrer uma agravação dos sintomas inicialmente, mas estes são leves e passageiros.
abraço.
Olá, depende da dosagem. Se for um tratamento com dosagem que interferem na parte psíquica do paciente, é comum ter piora no início e logo em seguida a melhora. Efeitos colaterais não existem se o paciente for bem tratado com medicamento único em dose certa
Tudo o que foi dito pelos profissionais colegas acima é verdade. Apenas para poupar seu filho de eventual transtorno de agravo inicial comece dando dose menor ou mais espaçada do medicamento. Sempre que sentir que ele "piora" alivie a próxima dose, com menos gotas e/ou mais espaçadas.
Olá. Podem ocorrer agravações durante o tratamento homeopático. Essas agravações são resultado da resposta ao medicamento. O que o homeopata precisa é avaliar se essa agravação é boa ou má. A boa agravação é rápida e seguida de cura. A má agravação é aquela que ao invés de melhorar, há piora do paciente do ponto de vista homeopático que é diferente do alopático. No caminho de cura também pode haver retorno de sintomas (dos mais recentes para os mais antigos), mas que também precisam ter boa resolução. O tratamento homeopático não se restringe a fazer a receita. A prescrição é apenas um passo. A observação do que vem depois da prescrição é fundamental para se saber se o caminho está sendo bom para o paciente. Outra coisa importante a saber é que o medicamento homeopático não é capaz de provocar nada em você que já não seja uma disposição sua. Ele pode apensas reviver ou estimular algo que já é seu. Para o tratamento estar no caminho de cura, ele precisa respeitar o que é mais importante, então sempre a cura precisa acontecer de um plano mais profundo para um ponto mais superficial. Uma pessoa que tem ansiedade e é hiperativa se tem algo físico, por exemplo, tem micoses nas unhas, tem um eczema nos joelhos crônico. Se toma o medicamento e a micose e o eczema desaparecem e piora a ansiedade e a agitação não é um caminho de cura. Esse é um caminho de supressão e má agravação. Por que? A mente é um plano mais profundo do que a pele e fâneros, então a cura não está acontecendo nesse caso. Espaçar a dose ou diminuir o número de gotas não modifica a resposta porque é uma questão de sensibilidade e não da quantidade. O que precisa ser visto é se vai manter o medicamento em outra escala de energia ou mudar o medicamento. Há jargões que são repetidos em relação ao tratamento homeopático. Dois se destacam: "Se não fizer bem, mal não faz!" e " O tratamento homeopático é mais lento". Se não fizesse mal, como poderia fazer o bem, não é mesmo? Mas não é o mal que pode acontecer na Alopatia como ter efeitos colaterais e tóxicos. Não nesse sentido...mas podem ocorrer efeitos indesejados que podem e devem ser controlados pelo homeopata. E, o medicamento, quando bem selecionado, tem efeito curativo rápido se comparado com a alopatia, desde que o medicamento esteja correto... Não sei se consegui esclarecer, porque esse assunto é bem complexo. Qualquer dúvida estou a disposição.