Ola ha um ano tenho hiperplasia linfoide reacional no ceco. E fui diagnosticada com Sindrome do Intestino

3 respostas
Ola ha um ano tenho hiperplasia linfoide reacional no ceco. E fui diagnosticada com Sindrome do Intestino Irritável. Voltei novamente no medico pois tenho diarreia e perda de peso. Ele disse que pode ser Retocolite Ulcerativa, gostaria de uma opinião! Obrigada!
Dr. Fabio Luiz Maximiano
Gastroenterologista
Santo André
A hiperplasia linfoide reacional é um achado normal na colonoscopia. Se não há nenhuma outra lesão na sua colonoscopia, certamente não é retocolite mas precisamos investigar qual a causa desta diarreia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Teng Chang Sing
Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista
São Paulo
Retocolite é diagnosticado com biópsia. Hiperplasia linfóide pode indicar alguma infecção. Marque uma consulta para conversarmos.
Dr. José Eugênio Rios Ricci Jr.
Endoscopista, Gastroenterologista
Juiz de Fora
Olá. A Hiperplasia linfóide reacional é um achado comum nas biópsias de colonoscopias, muitas vezes de caráter inespecífico podendo ser secundária a alguma pequena agressão (infecciosa, medicamentosa, inflamatória etc). A síndrome do intestino irritável é uma doença funcional em quem há alteração do hábito intestinal (constipação, diarreia ou alternância dos dois) podendo estar associada com dor abdominal, normalmente aliviada com a evacuação. Contudo, sintomas como perda de peso devem excluir outras patologias, como colite microscópica ou até mesmo doença inflamatória intestinal, mas mais dados são necessários. Talvez será preciso realizar nova colonoscopia com biópsias seriadas dos seguimentos do intestino grosso e íleo terminal. Para maiores informações, sugiro você marcar uma consulta com um Gastroenterologista próximo de você.

Especialistas

Caroline Caputo

Caroline Caputo

Gastroenterologista

Ubá

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Thomaz Passos

Thomaz Passos

Coloproctologista, Cirurgião do aparelho digestivo

Salvador

Ingrid Chaves

Ingrid Chaves

Gastroenterologista

Brasília

Luiz Fernando Pitangui de Oliveira

Luiz Fernando Pitangui de Oliveira

Gastroenterologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 84 perguntas sobre Retocolite ulcerativa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.