Olá, iniciei o tratamento para ansiedade com escitalopram. Faz 15 dias, porem ao andar os batimentos

2 respostas
Olá, iniciei o tratamento para ansiedade com escitalopram. Faz 15 dias, porem ao andar os batimentos cardíacos e apressão alteram alem do comum. Isso é normal no início?
Olá. Quando a medicação escitalopram é iniciada pode acontecer nos primeiros dias uma leve piora do quadro de ansiedade (sensação de taquicardia, desconforto no peito, tontura) porém não é esperado alterações de fato nos sinais vitais (frequencia cardíaca ou pressão arterial). Sugiro caso esse desconforto seja importante procurar um médico!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
Sim, é possível que você esteja experimentando alguns efeitos colaterais iniciais ao começar o tratamento com escitalopram, como alterações nos batimentos cardíacos (taquicardia) e pressão arterial. Esses sintomas podem ocorrer principalmente nas primeiras semanas de uso, enquanto o corpo está se ajustando à medicação. A ansiedade também pode se intensificar nos primeiros dias de tratamento, já que o escitalopram pode levar algum tempo para começar a agir de forma plena.

O aumento dos batimentos cardíacos e a pressão arterial elevada podem ser desconfortáveis, mas geralmente esses efeitos diminuem com o tempo, à medida que o organismo se adapta ao medicamento. No entanto, se esses sintomas persistirem, se tornarem intensos ou se causarem muita preocupação, é importante informar seu médico. Ele pode avaliar se é necessário ajustar a dose do escitalopram, mudar o tratamento ou investigar outras causas desses sintomas.

A ansiedade também pode ser um fator contribuinte para o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. À medida que o escitalopram começa a fazer efeito, você deve começar a notar uma redução nos sintomas de ansiedade, o que também pode ajudar a normalizar esses sinais físicos.

Porém, é sempre bom conversar com seu médico, principalmente se você estiver se sentindo incomodado ou preocupado com os sintomas. Ele pode orientá-lo sobre a melhor forma de proceder.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2409 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.