Olá, já fiz mais de 20 seções de fisioterapia para tratamento de Bursite Retrocalcânea e não obtive

3 respostas
Olá, já fiz mais de 20 seções de fisioterapia para tratamento de Bursite Retrocalcânea e não obtive melhora. O médico sugeriu então uma cirurgia. Minha duvida é se vale a pena submeter a uma cirurgia desse tipo, se corre o risco da dor voltar e se pode causar limitações? (Ex: Jogar Futebol)
A bursite retrocalcaneana refratária ao tratamento como esta sua deve estar associada a algum grau de comprometimento tendinoso. Quando indicada a cirurgia, ela tem bom resultado clínico, mas pode levar em algum grau, a diminuição no rendimento no esporte.

A bursite retrocalcaneana geralmente está associada com uma tendinopatia na inserção do tendão calcâneo. Caso não tenha sido resolvida com a fisioterapia e antes de ter uma indicação cirúrgica , este tipo de patologia pode ser tratada com o tratamento por ondas de choque, e com isso evitar a cirurgia. Cerca de 70% dos casos têm resposta positiva com este tratamento.
Olá, primeiramente devemos perguntar se essas 20 sessões de fisioterapia foram feitas de forma correta. A bursite retrocalcanea pode esta associada a as outras alterações nessa região. Acho valido tentar todas possibilidades de tratamento sem cirurgia, incluindo uma boa fisioterapia. A infiltração guiada por US + TOC (terapia de ondas de choque) são válidas. Caso seja falho, a cirurgia será bem indicada e com bons resultados na grande maioria dos casos.