Bursite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

Bursite é uma inflamação na bursa, uma bolsa cheia de líquido que fica entre um tendão e a pele ou mesmo entre um tendão e o osso. Pode ser uma doença aguda ou crônica. A inflamação é classificada em três tipos: - Bursite subdeltoidea aguda: é a causa mais frequente dos problemas de mobilidade articular. Surge repentinamente e atinge seu ápice em três dias. As dores, inicialmente localizadas no ombro, aumentam progressivamente. Costumam ser bastante intensas por dez dias. O tratamento leva cerca de um mês e meio. Sua manifestação pode ser um sinal de alerta para o surgimento de um quadro reumático. - Bursite subdeltoidea crônica: não se trata de uma complicação da bursite subdeltoidea aguda, mas uma manifestação diferente. Pode ser primária ou secundária. A primária pode ocorrer em pacientes entre 15 e 65 anos. Ela surge, normalmente, após algum outro problema no ombro que se desenvolveu sem apresentar sintoma. A secundária é mais frequente. Aparece como sequela de algum problema na região como, por exemplo, uma fratura. - Bursite subcoracoide: é uma limitação da rotação interna. Nesse caso, a dor é bem mais intensa.

Qual é a causa?

As bursas auxiliam o movimento corporal e reduzem os atritos. Quando há o uso excessivo dessas articulações, a bursite aparece. Essa, no entanto, não é a única causa do desenvolvimento da doença. Traumas, infecção no local, gota e artrite reumatoide podem desencadear um quadro de bursite. Quando esses ataques são repetidos, a inflamação pode se tornar crônica.

Quais os sintomas?

A bursite provoca dor nas articulações. O local afetado fica mais sensível ao toque, rígido, inchado e apresenta vermelhidão.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é essencial para o diagnóstico. Todavia, como há dificuldade para distinguir entre a bursite e o estiramento do músculo ou tendão, o diagnóstico pode ser confirmado com exames de imagem na região afetada.

Qual o tratamento?

O tratamento deve ser feito com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e repouso da área afetada. A fisioterapia pode ajudar. Em alguns casos, é recomendada cirurgia.

Especialistas em bursite

Encontre um especialista em Bursite na sua cidade:
Rafael Rodrigues Lipai

Rafael Rodrigues Lipai

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Anderson Aurelio de Almeida

Anderson Aurelio de Almeida

Ortopedista - traumatologista

Rio Negro

Jose Armendir Frezarim Thomazini

Jose Armendir Frezarim Thomazini

Ortopedista - traumatologista

Manaus

Victor Pereira Byrro

Victor Pereira Byrro

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte

Caio Checchia

Caio Checchia

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Lucas Alvarez

Lucas Alvarez

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte

Rio de Janeiro

Perguntas sobre Bursite

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Bursite

Dr. Roberto Dos Passos Filho
Dr. Roberto Dos Passos Filho
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Boa noite, é necessário que você seja examinado por um ortopedista, para definir seu diagnóstico correto e consequentemente realizar o tratamento, seja ele cirúrgico ou não. Pelas suas queixas…
4 respostas

Dr. Luciano Suruagy
Dr. Luciano Suruagy
Ortopedista - traumatologista
Recife
Quando não há resposta com a medicação oral e fisioterapia, as outras alternativas seriam a infiltração local com corticoide e anestésico, terapia por ondas de choque e em casos muito raros,…
5 respostas

Dr. Romulo Scelza
Dr. Romulo Scelza
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Não é motivo de preocupação:
Bursite é uma inflamação de uma pequena bursa ( bolsa).
Tendinose é uma alteração degenerativa de um tendão que começou com uma tendinite e se agravou.
3 respostas

Especialistas falam sobre Bursite

A Bursite é uma inflamação do ombro que provoca dores e dificuldade de realizar tarefas por causa da dor. Normalmente tratada com medicações e fisioterapia. Deve ser feito um diagnóstico clínico e radiológico preciso para não deixar passar outras condições piores. O bom é que é possível uma total recuperação e retorno às atividades preferidas com o tratamento adequado.

George Alfred Delatorre

Ortopedista - traumatologista

Vila Velha

Agendar uma visita

Bursas são sacos cheios de fluído de tecido que lubrificam as áreas de movimento dentro do corpo e são essenciais para o bom funcionamento motor. A bursa subacromial se encontra abaixo do processo armorial da escápula (omoplata) e do manguito rotador. A bursite é a inflamação da bursa, que faz com que o tecido inche. A dor aumenta à medida que o tecido é comprimido.

Roberto Rangel Bongiovanni

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


Bursite é a inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, um saco membranoso revestido de líquido que age como amortecedor de atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações. A fisioterapia é fundamental para o tratamento desta condição.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


Processo inflamatório envolvendo a bursa (estrutura periférica aos tendões do ombro que auxilia no deslizamento dos mesmos sob as superfícies ósseas desta região)

Rickson Moraes

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro


A síndrome do impacto ou síndrome de colisão do ombro, caracteriza-se por um conjunto de sintomas relacionados a dor no ombro. Recebe esse nome porque, ao elevar o braço, os tendões que compõem o manguito rotador, principalmente o supraespinhal, impactam na borda anterior e lateral do acrômio, um osso que forma o teto do espaço nos quais esses tendões se localizam (espaço bursal). Em pessoas que tem um acrômio mais curvo, as chances de impacto são maiores. O impacto repetitivo desencadeia um processo inflamatório, que acaba por envolver a bursa, a sinóvia e os tendões (daí o termo bursite, sinovite e tendinite).

Rafael Patrocinio

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Bursite é a inflamação de uma bolsa localizada perto da articulação chamada "bursa" que tem como objetivo facilitar e lubrificar o movimento da articulação.

Diego Cabrejos

Ortopedista - traumatologista

Manaus


A junção de dois ou mais ossos recebe o nome de articulação. A articulação do ombro é composta pelo úmero, escápula e clavícula. Ao lado da articulação do ombro, protegendo os tendões, temos uma bolsa sinovial repleta de fluido que atua como um amortecedor entre os tendões, os ossos e a pele. A bursite é a inflamação desta bolsa, que pode provocar dor no ombro.Como ocorre? Por movimentos repetitivos. Freqüentemente, acontece em esportes que exijam movimentos do braço por sobre a cabeça, tais como natação, tênis e arremesso. Também é comum, em atividades como carpintaria e pintura.Quais são os sintomas? Dor quando o braço for elevado sobre a cabeça. Marque sua consulta.

Luis Felipe Lisbôa

Ortopedista - traumatologista

Duque de Caxias

Agendar uma visita

A Bursite é o nome mais popular de dor no ombro, porém ela é vista raramente entre nós especialistas. Na realidade, grande parte destas bursites são na verdade tendinites que devem ser avaliadas com cuidado pois muitas vezes evoluem para rompimento e consequente perda de força e movimento do ombro. Quando tratada precocemente, tem grande chance de ter cura total sem a necessidade de tratamento cirúrgico.

Guilherme Do Val Sella

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Os tecidos musculares peri-articulares apresentam uma camada de proteção, formando uma "bolsa" de tecidos especiais que visam diminuir o impacto dessa musculatura e o possível atrito entre ela e a articulação em questão. Devido a traumas repetidos, bem como exercícios errados e ao processo degenerativo inerente, esse tecido especializado pode apresentar períodos de inflamação, caracterizando a Bursite. Como tratamento pode-se realizar medicação, fisioterapia, reabilitação e eventuais infiltrações. É necessária a avaliação de especialista iniciar o tratamento, e principalmente para descartar possíveis deformidades ósseas e lesões tendinosas que sejam a causa desta inflamação.

Daniel Bedran De Castro

Ortopedista - traumatologista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

Bursite é uma inflamação da bolsa sinovial, estrutura presente em varias articulações no organismo, a bursa localiza-se entre um tendão e a pele, ou entre um tendão e o osso, que tem como função de amortecimento e nutrição podemos ter bursite em ombro e cotovelo, patologia bem dolorosa, que temos tratamentos específicos. Bursite pode ser aguda ou crônica, pode ocorrer por trauma, movimentos repetitivos. O tratamento deve ser indicado de acordo com a causa e sintomas.

Alexandre Campos

Ortopedista - traumatologista

Niterói

Agendar uma visita

Esta doença é caracterizada por um processo inflamatório que acomete a bolsa (bursa) que é responsável em diminuir o impacto entre os tendões e o osso. Para diagnosticar a bursite, o médico realizará um exame físico completo. Testes de força serão realizados nos músculos abdutores e extensores do quadril que costuma ser doloroso, pois ocorre a tração tendínea e compressão destas bursas. Os exames de imagem auxiliam no diagnóstico e são indicados exclusivamente pelo especialista.

Alexandre Ribeira Provenza

Ortopedista - traumatologista

Londrina


Quadro muito frequente no consultório ortopédico. De origem traumática, ou por esforços repetitivos e até mesmo por processo inflamatório idiopático(sem uma causa aparente). Varia em suas apresentações, desde uma intensidade leve, sem repercussões para as atividades diárias, até quadros de extrema incapacidade funcional. De acordo com a intensidade e manifestações clínicas apresentadas pelo paciente, o tratamento varia desde modificações de gestos no trabalho, tratamento medicamentoso, até podendo chegar à necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Tiago Costa Antunes

Ortopedista - traumatologista

Goiânia


A bursa é uma bolsa que protege e lubrifica os tendões que existem dentro do ombro. Esses tendões deslizam dentro de um túnel ósseo que, em algumas pessoas, pode ser bastante estreito. Se você trabalha com o braço de forma repetitiva acima do nível do ombro, acontece um impacto nesta região, gerando inflamação. Dai surge a famosa bursite. Nesses casos é fundamental examinar o paciente. O principal tratamento é a fisioterapia. Porém não é raro ver pacientes com muita dor (e que já foram várias vezes ao Pronto-Socorro). Nesses casos a infiltração ajuda bastante na melhora da dor e facilita os resultados da fisioterapia. A cirurgia, eu reservo aos pacientes que não melhoram com estas medidas.

Joao Henrique Dias Apolinário

Ortopedista - traumatologista

Belém


Bursite é a inflamação da bolsa que serve para amortecer os músculos, tendões e ossos. Atinge principalmente nas áreas de maior atrito como nos ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Pode ser de origem infecciosa na minoria das vezes. O tratamento consiste em repouso, uso de antinflamatórios, infiltrações e até mesmo cirurgia.

Italo Dias Espinola

Ortopedista - traumatologista

Vitória da Conquista

Agendar uma visita

O termo bursite significa inflamação nas bursas, que são pequeninas vesículas (bolsas) com pequena quantidade de líquido em seu interior e que existem em torno de várias articulações e não apenas nos ombros, como muita gente pensa. Essas bolsas inflamam espontaneamente ou por um trauma. Nos casos resistentes à medicação, podemos lançar mão da aspiração do líquido e infiltração de corticoide com anestésico, o que resolve o problema na grande maioria dos casos. Na presença de calcificações, podemos lançar mão da terapia por ondas de choque e, menos frequentemente, do tratamento cirúrgico.

Luciano Suruagy

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita

A Bursite é a inflamação de uma “bursa”. Esta é uma pequena bolsa localizada entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele, ou tendões. Ela facilita um melhor deslizamento entre as estruturas. Os sintomas são: Dor e rigidez, agravadas por movimento, principalmente noturna, e o inchaço local também pode acontecer. A bursite pode surgir de trauma único de forte intensidade ou de micro-traumas repetitivos, mas também pode estar associada à varias condições reumáticas, metabólicas, infecciosas, e mesmo sem causa específica, considerada idiopática. O diagnóstico de uma bursite requer uma história médica cuidadosa e principalmente um exame físico bem feito.

Rebeka Paulo Santos

Reumatologista

São Paulo


Bursite significa “Inflamaçao da bursa” e pode ser devida a muitas causas. No caso do ombro, está relacionada a problemas no manguito rotador (conjunto de músculos e tendões responsável pelos principais movimentos). A bursite e a Síndrome do manguito podem ser causadas ou pioradas por um trauma ou um esforço. Diagnóstico: Os melhores exames são a ultrassonografia e a ressonância magnética. Mas a avaliação médica é necessária para excluir outras causas de dor no ombro (nervos, artrite, doenças de pele, infecções, etc). Tratamento: repouso, fisioterapia, medicações e até cirurgias podem ser necessári, dependendo da lesão encontrada.

Guilherme Noffs

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


As bursites são processos inflamatórios de uma Bursa (bolsa), mais comuns no ombro e que despertam dor de grande intensidade, que limitam os movimentos do ombro e que necessitam de tratamento com anti inflamatórios, analgésicos e fisioterapia, associada ao uso de bolsa de gelo e repouso articular.

Romulo Scelza

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A bursite é a inflamação dolorosa de uma bursa - um saco cheio de líquido que amortece o movimento das articulações. A bursite afeta mais comumente as bursas do ombro, mas também pode afetar outras bursas principais localizadas perto dos quadris, cotovelos, joelhos e calcanhares. Sintomas comuns incluem dor e inchaço, decorrentes de uma série de causas, como atividade física extenuante e lesão. Sintomas comuns incluem: - Dor, - Calor, - Vermelhidão, - Inchaço, - Rigidez, - Movimento restrito A sensibilidade ou dor causada pela bursite pode ser pior no período da manhã e após períodos de exercício ou atividade extenuante.

Mestre Sammy

Homeopata, Quiropraxista, Terapeuta complementar

Campinas

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Bursite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.