Bursite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

Bursite é uma inflamação na bursa, uma bolsa cheia de líquido que fica entre um tendão e a pele ou mesmo entre um tendão e o osso. Pode ser uma doença aguda ou crônica. A inflamação é classificada em três tipos: - Bursite subdeltoidea aguda: é a causa mais frequente dos problemas de mobilidade articular. Surge repentinamente e atinge seu ápice em três dias. As dores, inicialmente localizadas no ombro, aumentam progressivamente. Costumam ser bastante intensas por dez dias. O tratamento leva cerca de um mês e meio. Sua manifestação pode ser um sinal de alerta para o surgimento de um quadro reumático. - Bursite subdeltoidea crônica: não se trata de uma complicação da bursite subdeltoidea aguda, mas uma manifestação diferente. Pode ser primária ou secundária. A primária pode ocorrer em pacientes entre 15 e 65 anos. Ela surge, normalmente, após algum outro problema no ombro que se desenvolveu sem apresentar sintoma. A secundária é mais frequente. Aparece como sequela de algum problema na região como, por exemplo, uma fratura. - Bursite subcoracoide: é uma limitação da rotação interna. Nesse caso, a dor é bem mais intensa.

Qual é a causa?

As bursas auxiliam o movimento corporal e reduzem os atritos. Quando há o uso excessivo dessas articulações, a bursite aparece. Essa, no entanto, não é a única causa do desenvolvimento da doença. Traumas, infecção no local, gota e artrite reumatoide podem desencadear um quadro de bursite. Quando esses ataques são repetidos, a inflamação pode se tornar crônica.

Quais os sintomas?

A bursite provoca dor nas articulações. O local afetado fica mais sensível ao toque, rígido, inchado e apresenta vermelhidão.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é essencial para o diagnóstico. Todavia, como há dificuldade para distinguir entre a bursite e o estiramento do músculo ou tendão, o diagnóstico pode ser confirmado com exames de imagem na região afetada.

Qual o tratamento?

O tratamento deve ser feito com o auxílio de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e repouso da área afetada. A fisioterapia pode ajudar. Em alguns casos, é recomendada cirurgia.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - bursite

José Leite Landim Neto

José Leite Landim Neto

Ortopedista - traumatologista

Crato

Leonardo Carvalho Moura Fé

Leonardo Carvalho Moura Fé

Ortopedista - traumatologista

Petrolina

Niccholas Gusman Cavichini

Niccholas Gusman Cavichini

Médico clínico geral

Caçapava

Raphael Burlamaqui de Queiroz

Raphael Burlamaqui de Queiroz

Ortopedista - traumatologista

Recife

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas sobre Bursite

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Bursite

Bursite em nada se relaciona com perda de cartilagem. É apenas um processo inflamatorio da Bursa ( pequena bolsa encontrada em algumas articulações), por vezes associada a alguma outra alteração…
2 respostas

Bom dia, vamos lá! Bursite é uma bolsinha serosa que encontramos dentro do ombro. Ela protege as estruturas do ombro com se fosse uma borrachona. Porém, quando nosso ombro está “desorganizado”,…
2 respostas

Especialistas falam sobre Bursite

A Bursite é uma inflamação do ombro que provoca dores e dificuldade de realizar tarefas por causa da dor. Normalmente tratada com medicações e fisioterapia. Deve ser feito um diagnóstico clínico e radiológico preciso para não deixar passar outras condições piores. O bom é que é possível uma total recuperação e retorno às atividades preferidas com o tratamento adequado.

George Alfred Delatorre

Ortopedista - traumatologista

Vila Velha

Agendar uma visita

Bursas são sacos cheios de fluído de tecido que lubrificam as áreas de movimento dentro do corpo e são essenciais para o bom funcionamento motor. A bursa subacromial se encontra abaixo do processo armorial da escápula (omoplata) e do manguito rotador. A bursite é a inflamação da bursa, que faz com que o tecido inche. A dor aumenta à medida que o tecido é comprimido.

Roberto Rangel Bongiovanni

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


Bursite é a inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, um saco membranoso revestido de líquido que age como amortecedor de atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações. A fisioterapia é fundamental para o tratamento desta condição.

Carina Bezerra Rocha

Fisioterapeuta

São Paulo


Processo inflamatório envolvendo a bursa (estrutura periférica aos tendões do ombro que auxilia no deslizamento dos mesmos sob as superfícies ósseas desta região)

Rickson Moraes

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro


A síndrome do impacto ou síndrome de colisão do ombro, caracteriza-se por um conjunto de sintomas relacionados a dor no ombro. Recebe esse nome porque, ao elevar o braço, os tendões que compõem o manguito rotador, principalmente o supraespinhal, impactam na borda anterior e lateral do acrômio, um osso que forma o teto do espaço nos quais esses tendões se localizam (espaço bursal). Em pessoas que tem um acrômio mais curvo, as chances de impacto são maiores. O impacto repetitivo desencadeia um processo inflamatório, que acaba por envolver a bursa, a sinóvia e os tendões (daí o termo bursite, sinovite e tendinite).

Rafael Patrocinio

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Bursite é a inflamação de uma bolsa localizada perto da articulação chamada "bursa" que tem como objetivo facilitar e lubrificar o movimento da articulação.

Diego Cabrejos

Ortopedista - traumatologista

Manaus


A junção de dois ou mais ossos recebe o nome de articulação. A articulação do ombro é composta pelo úmero, escápula e clavícula. Ao lado da articulação do ombro, protegendo os tendões, temos uma bolsa sinovial repleta de fluido que atua como um amortecedor entre os tendões, os ossos e a pele. A bursite é a inflamação desta bolsa, que pode provocar dor no ombro.Como ocorre? Por movimentos repetitivos. Freqüentemente, acontece em esportes que exijam movimentos do braço por sobre a cabeça, tais como natação, tênis e arremesso. Também é comum, em atividades como carpintaria e pintura.Quais são os sintomas? Dor quando o braço for elevado sobre a cabeça. Marque sua consulta.

Luis Felipe Lisbôa

Ortopedista - traumatologista

Duque de Caxias

Agendar uma visita

A Bursite é o nome mais popular de dor no ombro, porém ela é vista raramente entre nós especialistas. Na realidade, grande parte destas bursites são na verdade tendinites que devem ser avaliadas com cuidado pois muitas vezes evoluem para rompimento e consequente perda de força e movimento do ombro. Quando tratada precocemente, tem grande chance de ter cura total sem a necessidade de tratamento cirúrgico.

Guilherme Do Val Sella

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita

Os tecidos musculares peri-articulares apresentam uma camada de proteção, formando uma "bolsa" de tecidos especiais que visam diminuir o impacto dessa musculatura e o possível atrito entre ela e a articulação em questão. Devido a traumas repetidos, bem como exercícios errados e ao processo degenerativo inerente, esse tecido especializado pode apresentar períodos de inflamação, caracterizando a Bursite. Como tratamento pode-se realizar medicação, fisioterapia, reabilitação e eventuais infiltrações. É necessária a avaliação de especialista iniciar o tratamento, e principalmente para descartar possíveis deformidades ósseas e lesões tendinosas que sejam a causa desta inflamação.

Daniel Bedran De Castro

Ortopedista - traumatologista

São José do Rio Preto


Bursite é uma inflamação da bolsa sinovial, estrutura presente em varias articulações no organismo, a bursa localiza-se entre um tendão e a pele, ou entre um tendão e o osso, que tem como função de amortecimento e nutrição podemos ter bursite em ombro e cotovelo, patologia bem dolorosa, que temos tratamentos específicos. Bursite pode ser aguda ou crônica, pode ocorrer por trauma, movimentos repetitivos. O tratamento deve ser indicado de acordo com a causa e sintomas.

Alexandre Campos

Ortopedista - traumatologista

Niterói


Esta doença é caracterizada por um processo inflamatório que acomete a bolsa (bursa) que é responsável em diminuir o impacto entre os tendões e o osso. Para diagnosticar a bursite, o médico realizará um exame físico completo. Testes de força serão realizados nos músculos abdutores e extensores do quadril que costuma ser doloroso, pois ocorre a tração tendínea e compressão destas bursas. Os exames de imagem auxiliam no diagnóstico e são indicados exclusivamente pelo especialista.

Alexandre Ribeira Provenza

Ortopedista - traumatologista

Londrina


Quadro frequente no consultório ortopédico. Pode ter sua origem em traumas locais, esforços repetitivos e também por questões posturais. Varia em suas apresentações, desde uma dor de intensidade leve, sem repercussões para as atividades diárias, até quadros de extrema incapacidade funcional. De acordo com a intensidade e manifestações clínicas apresentadas pelo paciente, o tratamento varia desde modificações de gestos no trabalho, passando pelos tratamentos com medicaçoes orais ou no local da inflamação e até podendo chegar à necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Tiago Costa Antunes

Ortopedista - traumatologista

Goiânia


A bursa é uma bolsa que protege e lubrifica os tendões que existem dentro do ombro. Esses tendões deslizam dentro de um túnel ósseo que, em algumas pessoas, pode ser bastante estreito. Se você trabalha com o braço de forma repetitiva acima do nível do ombro, acontece um impacto nesta região, gerando inflamação. Dai surge a famosa bursite. Nesses casos é fundamental examinar o paciente. O principal tratamento é a fisioterapia. Porém não é raro ver pacientes com muita dor (e que já foram várias vezes ao Pronto-Socorro). Nesses casos a infiltração ajuda bastante na melhora da dor e facilita os resultados da fisioterapia. A cirurgia, eu reservo aos pacientes que não melhoram com estas medidas.

Joao Henrique Dias Apolinário

Ortopedista - traumatologista

Belém


Bursite é a inflamação da bolsa que serve para amortecer os músculos, tendões e ossos. Atinge principalmente nas áreas de maior atrito como nos ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Pode ser de origem infecciosa na minoria das vezes. O tratamento consiste em repouso, uso de antinflamatórios, infiltrações e até mesmo cirurgia.

Italo Dias Espinola

Ortopedista - traumatologista

Vitória da Conquista

Agendar uma visita

O termo bursite significa inflamação nas bursas, que são pequeninas vesículas (bolsas) com pequena quantidade de líquido em seu interior e que existem em torno de várias articulações e não apenas nos ombros, como muita gente pensa. Essas bolsas inflamam espontaneamente ou por um trauma. Nos casos resistentes à medicação, podemos lançar mão da aspiração do líquido e infiltração de corticoide com anestésico, o que resolve o problema na grande maioria dos casos. Na presença de calcificações, podemos lançar mão da terapia por ondas de choque e, menos frequentemente, do tratamento cirúrgico.

Luciano Suruagy

Ortopedista - traumatologista

Recife


A Bursite é a inflamação de uma “bursa”. Esta é uma pequena bolsa localizada entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele, ou tendões. Ela facilita um melhor deslizamento entre as estruturas. Os sintomas são: Dor e rigidez, agravadas por movimento, principalmente noturna, e o inchaço local também pode acontecer. A bursite pode surgir de trauma único de forte intensidade ou de micro-traumas repetitivos, mas também pode estar associada à varias condições reumáticas, metabólicas, infecciosas, e mesmo sem causa específica, considerada idiopática. O diagnóstico de uma bursite requer uma história médica cuidadosa e principalmente um exame físico bem feito.

Bursite significa “Inflamaçao da bursa” e pode ser devida a muitas causas. No caso do ombro, está relacionada a problemas no manguito rotador (conjunto de músculos e tendões responsável pelos principais movimentos). A bursite e a Síndrome do manguito podem ser causadas ou pioradas por um trauma ou um esforço. Diagnóstico: Os melhores exames são a ultrassonografia e a ressonância magnética. Mas a avaliação médica é necessária para excluir outras causas de dor no ombro (nervos, artrite, doenças de pele, infecções, etc). Tratamento: repouso, fisioterapia, medicações e até cirurgias podem ser necessári, dependendo da lesão encontrada.

Guilherme Noffs

Ortopedista - traumatologista

São Paulo


As bursites são processos inflamatórios de uma Bursa (bolsa), mais comuns no ombro e que despertam dor de grande intensidade, que limitam os movimentos do ombro e que necessitam de tratamento com anti inflamatórios, analgésicos e fisioterapia, associada ao uso de bolsa de gelo e repouso articular.

Romulo Scelza

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro


A bursite é a inflamação dolorosa de uma bursa - um saco cheio de líquido que amortece o movimento das articulações. A bursite afeta mais comumente as bursas do ombro, mas também pode afetar outras bursas principais localizadas perto dos quadris, cotovelos, joelhos e calcanhares. Sintomas comuns incluem dor e inchaço, decorrentes de uma série de causas, como atividade física extenuante e lesão. Sintomas comuns incluem: - Dor, - Calor, - Vermelhidão, - Inchaço, - Rigidez, - Movimento restrito A sensibilidade ou dor causada pela bursite pode ser pior no período da manhã e após períodos de exercício ou atividade extenuante.

Mestre Sammy

Quiropraxista, Terapeuta complementar

Barueri

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Bursite?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.