Olá! Meu filho de 5 anos come sempre a mesma coisa e agora não quer mais comer, parece que enjoou de

4 respostas
Olá! Meu filho de 5 anos come sempre a mesma coisa e agora não quer mais comer, parece que enjoou de tudo e não aceita novos alimentos. Como proceder?
Olá. Ele não come nada mesmo? Ou ele está percebendo que se ele não come a comida você compensa com algo "mais gostoso", por exemplo: toddynho, biscoitos, iogurtes? Converse com o pediatra e procure um nutricionista especialista em introdução alimentar.
Abraço

Olá ! A introdução alimentar nem sempre é algo fácil com as crianças! Mas trago algumas dicas que podem ajudar : tente preparar os alimentos em diversas formas (cozido, assado, refogado, etc...), faça uma apresentação bonita e até lúdica no prato do seu filho (algo que remeta a desenhos, animais, etc) isso ajuda a tornar os alimentos mais atrativos e ofereça o mesmo alimento diversas vezes (crianças tendem a recusar o novo, por isso podemos insistir um pouquinho !). Espero ter ajudado !
Próximo dessa idade é comum ver o aumento da seletividade por parte da criança sobre o que é ofertado... a apresentação e o modo de preparo são muito importantes pra tentar melhorar a aceitação. Algo que pode funcionar também é envolver a criança no preparo da refeição, as chances dela querer experimentar são bem maiores do que simplesmente montar o prato como faria pra si mesmo(a) e levar. Tenha certeza de que não está ofertando ultraprocessados (salgadinhos, biscoitos, bebidas açucaradas...) toda vez que ele se nega a comer algo que você oferece.
Olá! Esse período dos 2 aos 5 anos pode ocorrer uma falta de apetite fisiológica pela redução da velocidade de crescimento da criança. Mas pelo que você está descrevendo, provavelmente seu filho está passando por uma seletividade/ dificuldade alimentar que precisa ser avaliada e assistida. Pois diferente do que muitos dizem não é apenas uma fase. Em muitos desses casos a criança precisa ser minuciosamente avaliada para que se chegue às causas da recusa alimentar que podem ser orgânicas, comportamentais ou sensoriais. Muita crianças para conseguir ampliar o repertório alimentar precisam fazer terapia alimentar com nutricionista especialista nisso. Os resultados são excelentes e os pais ficam muito felizes de ver Deus filhos voltando a comer e tendo uma alimentação variada. Fico a disposição para teleconsulta. Abraços