Olá! Meu filho de 5 anos come sempre a mesma coisa e agora não quer mais comer, parece que enjoou de

4 respostas
Olá! Meu filho de 5 anos come sempre a mesma coisa e agora não quer mais comer, parece que enjoou de tudo e não aceita novos alimentos. Como proceder?
Olá. Ele não come nada mesmo? Ou ele está percebendo que se ele não come a comida você compensa com algo "mais gostoso", por exemplo: toddynho, biscoitos, iogurtes? Converse com o pediatra e procure um nutricionista especialista em introdução alimentar.
Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá ! A introdução alimentar nem sempre é algo fácil com as crianças! Mas trago algumas dicas que podem ajudar : tente preparar os alimentos em diversas formas (cozido, assado, refogado, etc...), faça uma apresentação bonita e até lúdica no prato do seu filho (algo que remeta a desenhos, animais, etc) isso ajuda a tornar os alimentos mais atrativos e ofereça o mesmo alimento diversas vezes (crianças tendem a recusar o novo, por isso podemos insistir um pouquinho !). Espero ter ajudado !
Próximo dessa idade é comum ver o aumento da seletividade por parte da criança sobre o que é ofertado... a apresentação e o modo de preparo são muito importantes pra tentar melhorar a aceitação. Algo que pode funcionar também é envolver a criança no preparo da refeição, as chances dela querer experimentar são bem maiores do que simplesmente montar o prato como faria pra si mesmo(a) e levar. Tenha certeza de que não está ofertando ultraprocessados (salgadinhos, biscoitos, bebidas açucaradas...) toda vez que ele se nega a comer algo que você oferece.
Olá! Esse período dos 2 aos 5 anos pode ocorrer uma falta de apetite fisiológica pela redução da velocidade de crescimento da criança. Mas pelo que você está descrevendo, provavelmente seu filho está passando por uma seletividade/ dificuldade alimentar que precisa ser avaliada e assistida. Pois diferente do que muitos dizem não é apenas uma fase. Em muitos desses casos a criança precisa ser minuciosamente avaliada para que se chegue às causas da recusa alimentar que podem ser orgânicas, comportamentais ou sensoriais. Muita crianças para conseguir ampliar o repertório alimentar precisam fazer terapia alimentar com nutricionista especialista nisso. Os resultados são excelentes e os pais ficam muito felizes de ver Deus filhos voltando a comer e tendo uma alimentação variada. Fico a disposição para teleconsulta. Abraços

Especialistas

Bruno Concerva

Bruno Concerva

Médico clínico geral

Recife

Henrique Gomes

Henrique Gomes

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Marina Sousa da Silva

Marina Sousa da Silva

Médico clínico geral

Brasília

Aluisio Meira

Aluisio Meira

Médico clínico geral

Cuiabá

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Anorexia clinica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.