Olá meu nome e claudia fiz tratamento de hpylori durante 7 dias e ainda sinto queimaçao tambem tenho

2 respostas
Olá meu nome e claudia fiz tratamento de hpylori durante 7 dias e ainda sinto queimaçao tambem tenho gastrite e normal sentir dor ainda?
Olá Claudia. Vamos falar um pouquinho sobre Gastrite.
vamos falar um pouquinho sobre as famosas Gastrites
Quem não conhece alguém com gastrite?

GASTRITES

=========================O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇAO.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.

Por que insisto tanto na experiência do Médico?

========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO. Mas nem todos os locais que fazem Endoscopia atentam para isso.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.

=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.

Quanto ao tratamento:
Este depende da causa. Se houver o H. pylori este deve ser eliminado. Se a Gastrite é por medicamentos, o Médico experiente sabe o que fazer. E se a Gastrite é atrófica, um caso mais complexo, é preciso um Médico acostumado a trata-las, especialmente se houver metaplasia.

Com relação á dieta: longe vão os dias em que o médico tirava uma dieta da gaveta, e esta era igual para o moço de 20 anos e para a senhora de 80 anos. As dietas modernas são personalizadas.
Quando um Médico de alto nível sugere uma dieta, deve levar em conta:

- a idade do seu paciente
- a situação nutricional
- a presença de outras doenças. Por exemplo: há anemia? O paciente faz algum tratamento? Tem diabetes? faz dieta para hipertensão ou colesterol?
- o estilo de vida.
- o uso de medicamentos de modo geral
- as alergias ou intolerâncias a alimentos
- o tempo previsto para melhora

Em outras palavras: uma dieta deve ser PERSONALIZADA. Assim como todos somos diferentes e temos diferentes estilos de vida, nossa dieta deve ser prescrita para cada um de nós, de modo individual.
Os tratamentos também devem ser PERSONALIZADOS.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.