Doenças do sistema digestório - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - doenças do sistema digestório

William Willmer

William Willmer

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

São Paulo

Heládio Feitosa Neto

Heládio Feitosa Neto

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Fortaleza

Vinicius José Cota Schiochet

Vinicius José Cota Schiochet

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Leda Maria Delmondes Freitas Trindade

Leda Maria Delmondes Freitas Trindade

Gastroenterologista

Aracaju

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas sobre Doenças do sistema digestório

Nossos especialistas responderam a 158 perguntas sobre Doenças do sistema digestório

Especialistas falam sobre Doenças Do Sistema Digestório

A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para a avaliação do esôfago, estômago e duodeno. Sintomas como dor abdominal, queimação, refluxo, náuseas e vômitos, sangramentos, etc podem ser indicações de realizar esse exame para elucidação diagnóstica. A endoscopia é fundamental para diagnosticar lesões malignas nesses órgãos, assim como para detecção da bactéria H. pylori, relacionada a várias patologias gástricas.

João Paulo Aguiar Ribeiro

Endoscopista

Fortaleza


Os procedimentos endoscópicos que avaliam o Aparelho Digestivo necessitam uma preparação prévia.Exame Endoscopia Alta, que auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças do Esôfago, Estômago e Duodeno implicam em fazer um jejum mínimo de 8-12 horas antes do procedimento.Exame Colonoscopia, que auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças do Reto, Sigmóide, Intestino Grosso e Ileo implicam em período de jejum além de dieta específica e uso de medicamento laxativo que ajudará a limpar os intestinos. A Colonoscopia é realizada sob anestesia e para maior segurança, o paciente deverá passar por uma avaliação clínico-cardiológica,onde será realizado o Risco Cirúrgico.

Marcia Baptista

Endoscopista

Rio de Janeiro


A colelitiase (cálculos na vesícula biliar) é a patologia cirurgica mais prevalente do aparelho digestivo, seguida pelas hérnias da parede abdominal, doença do refluxo gastroesofageano / hérnia do hiato esofageano, doença diverticular complicada, apendicite, hemorragia digestiva baixa, etc. Atualmente realizamos a maioria dessas cirurgias por via videolaparoscopica, com mínima morbidade para os pacientes e rapido retorno as atividades habituais. O baço (esplenectomia), as adrenais (adrenalectomia), o fígado (hepatectomias), as vias biliares (derivação biliodigestiva), o intestino delgado (enterectomias), os colons e reto (colectomias/ proctectomias), são tratados por videolaparoscopia.

Carlos Bernardo Cola

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Rio de Janeiro


A Cirurgia do Aparelho Digestivo consiste no tratamento das doenças que acometem todos os órgãos que participam do processo de digestão dos alimentos, incluindo-se portanto o esôfago, estômago, fígado, via biliar, pâncreas, baço, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Preparada para consultas personalizadas, explicação adequada de seus sintomas e programação de tratamento, prático agendamento de cirurgias; disponibilidade integral para solução de dúvidas.

Simone Perales

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Campinas

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Doenças do sistema digestório?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.