Olá meu pai sofre de epilepsia a muito tempo queria saber se existe um tratamento que acabe com as

3 respostas
Olá meu pai sofre de epilepsia a muito tempo queria saber se existe um tratamento que acabe com as crises ou algum tipo de cirurgia ???
Dr. David Márcio Barbosa Santos
Neurologista
Campo Grande
Existem muitos tipos de epilepsia. E o tratamento varia, naturalmente, de acordo com a classificação da epilepsia, classificação das crises e o perfil do paciente. A minoria dos casos são elegíveis para um tratamento cirúrgico. Seria bom verificar junto a um neurologista se o tratamento para o caso do seu pai está adequado. E caso esteja adequado e as crises não responderem a um tratamento medicamentoso otimizado (medicações corretas e doses corretas), avaliar se, no caso específico dele, uma cirurgia poderia ajudar no controle das crises.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcelo Heitor Mendes
Neurofisiologista, Neurologista
Rio de Janeiro
Sim, existe cirurgia e tratamento com medicação. O aspecto mais importante é estabelecer corretamente qual o tipo de epilepsia (chamamos de síndrome epiléptica) que seu pai tem. Existem tipos de epilepsia cujo tratamento requer cirurgia e outros cuja melhor forma de tratar é com medicação. Vemos muitos pacientes que estão mal controlados apenas porque não foi feito o diagnóstico correto da síndrome epiléptica. Nesses casos, o paciente continua a ter crises porque não está tomando a medicação correta para seu tipo de epilepsia.
Dr. Pedro Henrique Martins da Cunha
Neurocirurgião, Especialista em dor
São Paulo
Olá. Até 70% dos casos de Epilepsia respondem ao tratamento medicamentoso, e nesse caso não há necessidade ou indicação do tratamento cirúrgico. 30% são considerados refratários (continuam tendo crises apesar da tentativa de 2 ou mais anticonvulsivantes em doses adequadas). A avaliação criteriosa é importante, pois dependendo do tipo e localização da epilepsia o paciente pode ser elegível ao tratamento cirúrgico com uma chance de até 70% de cura.

Especialistas

Waldemar Algemiro

Waldemar Algemiro

Neurologista

Cachoeiro de Itapemirim

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Samir Souki

Samir Souki

Neurologista

Brasília

Francisco Vaz

Francisco Vaz

Neurocirurgião

Recife

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 493 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.