Olá, minha filha tem 2 anos e 10 meses, apresenta atrasos na fala. Fala algumas frases de 2 a 3 pala

18 respostas
Olá, minha filha tem 2 anos e 10 meses, apresenta atrasos na fala. Fala algumas frases de 2 a 3 palavras, ex “to com fome”, “quero sair”, sabe expressar Oq deseja mas tb repete palavras. Quando faço alguma pergunta ela repente a pergunta e não consegue responder. Pergunta simples “qual seu nome” e ela somente repete. Eventualmente anda na ponta dos pés, algumas vezes percebi ela enfileirando carrinhos. Ela atende quando chamam pelo nome, olha nos olhos, socializa muito bem com adultos e crianças, não se incomoda com barulhos, mudança de rotina ou ambientes. Frequenta escola, brinca e interage normalmente com as crianças. Ela pode ter TEA?
Olá, apesar de alguns itens descritos possam ser encontrados na internet características diagnósticas é sempre importante primeiro buscar um profissional para fazer uma avaliação particular de sua filha. Cada criança é uma e é importante que elas possam receber essa atenção individualizada. Existem diversos psicanalistas que podem estar te ajudando com essa investigação a depender de sua localidade.

Olá! Sugiro buscar um profissional para uma avaliação da sua filha. O diagnóstico de TEA é realizado através de testes, conversa com os pais e observação da criança.
Existem alguns critérios para o diagnóstico de autismo. Ele possui diferentes graus, por isso importante que o diagnóstico seja realizado por profissionais especializados. Se você tem essa desconfiança, busque ajuda.
Olá, apesar de atualmente termos diversas informações de qualidade para todos os públicos e alguns do sinais citados podem remeter algum grau do TEA é interessante que se busque um profissional habilitado, preferencialmente em metodologias como o ABA para um diagnóstico e idealmente junto como um psiquiatra ou um neurologista.
Olá. Quando você refere que ela tem atrasos na fala, você a está comparando com quem ou com qual critério? O pediatra dela concorda com essa sua percepção? Outro ponto, esse seu questionamento surgiu de onde? Veio naturalmente de você ou alguém comentou algo a respeito? Caso tenha sido a segunda opção, essa pessoa é da área da saúde ou simplesmente deu alguma informação solta? Porque pelo seu relato, sua filha parece estar dentro do crescimento saudável, apresentando características comuns às crianças. Mas idealmente, até para aliviar sua preocupação, você poderia marcar uma consulta com algum Psicólogo Infantil ou algum médico para te dar um retorno mais adequado.
Olá
A ciência traça noções de desenvolvimento infantil juntando observações advindas de várias pesquisas e as catalogam. Isso é super importante para validar o quê se espera de uma criança em dada idade. Também é assim com manuais de desordens de saúde mental.
Porém, além das tuas observações super detalharas, se faz necessária uma avaliação multidisciplinar para fechar um diagnóstico de autismo que é uma desordem global do desenvolvimento bem séria e que acomete crianças na mais tenra idade. Algumas desenvolvem neste período da sua criança. Porém, pode ser que seja o desenvolvimento dela, com características dela.
Isto é importante distinguir: há a desordem descrita,fecham sintomas,mas ainda assim pode ser que sejam só as condições dela no momento. Busque um psicólogo e um neurologista para exames e testagem, importante dar atenção sem tornar isto mais estressante.
Te convidamos para uma consulta: Orientação aos pais - R$ 130
Olá!! É importante ter calma e saber que cada pessoa é única, cada um tem suas particularidades, cada um desenvolve de uma maneira singular, onde importa até o ambiente em que vive. Isso quer dizer, que para obter um diagnóstico, é necessário acompanhamento criterioso de um profissional especializado e não comparações com pesquisas na Internet.
Aconselho procurar um profissional qualificado, para um acompanhamento adequado e tirar todas as dúvidas.
Boa sorte!
Olá! Recomendo procurar um médico Neuropediatra para avaliação. Ele irá orientar você e encaminhar sua filha, caso seja necessário, para avaliação com outros profissionais, como psicólogo ABA, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional. Um abraço.
Olá!! E importante lembrar que cada criança é única e tem o seu tempo para se desenvolver, mesmo tendo vários marcadores para um desenvolvimento adequado. Acho importante conversar com o pediatra dela e saber como ele avalia o seu desenvolvimento, havendo alguma suspeita ai sim procurar por profissionais especializados para uma avaliação mais completa.
Sugiro que procure um profissional para um diagnóstico adequado.
Olá! Entendo sua preocupação e considero importante que vc leve essas questões a um profissional qualificado, como neurologista ou neuropediatra. Uma avaliação multiprofissional, com observação, testagem, etc, vai poder esclarecer de forma única o que se passa com sua filha. Não permaneça com essas dúvidas, procure ajuda.
Abraço!
Olá. Todo o autismo está baseado na dificuldade e na falta de interesse em interações sociais. Decorre daí a falta de amizades e a limitação do rol de experiências disponíveis ao indivíduo—nosso mundo é um mundo inteiramente lastreado em socialização. Dado que sua filha não apresenta dificuldades nesse âmbito, acredito que você não tenha razões para se preocupar.
Pelo seu relato é possível ver que sua filha constituiu bem a referência a si própria: "<eu> tenho fome", "<eu> quero sair". Ela ainda não se coloca no lugar do "você" quando alguém se dirige a ela. Esse aprendizado não é trivial, e o atraso não é motivo de preocupação. Você saberá que ele ocorreu quando ela dirigir a você perguntas desse mesmo tipo, que envolvam a noção de "você", de "tu". Se isso não ocorrer até os 3 anos, busque por um psiquiatra.

Algo que seria motivo de preocupação seria se ela apresentasse qualquer tipo de perda ou regresso nas habilidades adquiridas. Não vejo nenhum indício de que isso pudesse ocorrer com sua filha, mas é a única coisa que considero uma prescrição universal para se procurar a ajuda de um psiquiatra, e que me parece certo referir aqui. No mais, envio-lhe meus melhores votos e lhe parabenizo pela família.
Olá, o ideal seria você procurar um neuropediatra ou neuropsicólogo e passar a criança em avaliação. Algumas características podem até bater com alguns dos sintomas do TEA mas isso não significa que seja esse o diagnóstico. Somente um profissional da área poderá avaliar a criança. Busque ajuda para que você fique mais tranquila.
Olá, boa noite!
Sendo o TEA um transtorno do neurodesenvolvimento com prejuízos no desenvolvimento, sugiro que sua filha seja avaliada por um profissional qualificado. Existem neuropsicólogos que podem realizar o rastreio do desenvolvimento com alguns testes psicológicos e verificar tal hipótese diagnóstica.

Espero ter contribuído com mais informações, além dessas que os colegas da área já direcionaram. Se precisar tirar dúvidas estou a disposição.

É difícil dizer se sua filha tem ou não Transtorno do Espectro Autista (TEA) com base nas informações fornecidas. Os sintomas que você descreveu podem ser sinais de TEA, mas também podem ser sinais de outras condições. A melhor maneira de determinar se sua filha tem TEA é consultar um profissional de saúde qualificado, como um pediatra, um neurologista ou um psicólogo. Eles podem realizar testes e avaliações para determinar se sua filha tem TEA ou outra condição.
Os sintomas apresentados por sua filha, como atraso na fala, dificuldade em responder perguntas simples e repetição de palavras, são comuns em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, é importante lembrar que somente um profissional capacitado pode fazer um diagnóstico preciso e adequado. Alguns comportamentos que você mencionou, como enfileirar carrinhos e andar na ponta dos pés, também podem ser indicativos de TEA. É recomendável que você converse com um médico ou psicólogo especializado em autismo para avaliar o desenvolvimento da sua filha e obter orientações sobre possíveis intervenções.
Te convidamos para uma consulta: Avaliações para diagnostico tea (autismo) crianças; adolescentes e adultos - R$ 450
Os sintomas mencionados relacionados a expressão verbal, a princípio não fecham diagnóstico para Tea. Ela possui o recurso da comunicação no vínculo com crianças e expressão simbólica. No entanto, é importante realizar avaliação psicológica e talvez tratamento para favorecer a interação comunicativa no vínculo familiar e interferir no possível bloqueio que gera o atraso no desenvolvimento.
Esses comportamentos isoladamente não são suficientes para fazer um diagnóstico de TEA.

No entanto tanto o atraso na linguagem, quanto essa repetição (a chamada ecolalia) quanto ao andar na ponta dos pés e enfileirar carrinhos são comportamentos observados em algumas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além dos comportamentos mencionados, também é necessário observar outros sinais, como dificuldades de interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses intensos e dificuldades na comunicação não verbal.

Para saber com certeza é necessário fazer um psicodiagnóstico completo inclusive com diagnostico diferencial que pode envolver diversos profissionais (e que eliminaria outras possíveis razões).
Olá, consigo entender sua preocupação, pois você está citando alguns comportamentos, como atraso de fala e a brincadeira de enfileirar brinquedos, que são associados com TEA. No entanto, é muito importante dizer que é preciso ter cuidado com a maneira com que essas associações são feitas, pois isso por si só não quer dizer que uma criança tenha TEA e não pode fechar um diagnóstico. Cada criança é única e é preciso pensar e tentar entender sua filha com suas particularidades. Você disse que ela frequenta a escola, brinca e socializa bem, esses são bons sinais. Na escola, ela também tem dificuldade de responder perguntas e apenas as repete? Como se comunica com as outras crianças? Como são as brincadeiras entre elas? O enfileirar carrinhos aparece apenas quando está sozinha, ou também quando está em grupo? Acredito que seria importante você buscar ajuda de um profissional que trabalhe com infância. Indico que converse com um(a) psicólogo(a) ou um(a) psicanalista, que provavelmente te orientará a investigar questões orgânicas da sua filha (como visão, audição, pensando na fala) e cuidará de seu desenvolvimento emocional e psíquico.