Olá, não consigo me concentrar, quando ouço um texto raramente lembro do pronunciado . O que será qu

3 respostas
Olá, não consigo me concentrar, quando ouço um texto raramente lembro do pronunciado . O que será que pode estar acontecendo?
Bom dia! Vc provavelmente pode ter uma Doença conhecida como TDAH( transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) Uma doença relativamente frequente no nosso meio mas muitas vezes subdiagnosticada e que se inicia na infância sendo mais percebida a partir do momento que é inicia e idade escolar . Se vc é uma pessoa que se distrai com facilidade, nao consegue se concentrar nas atividades cotidianas, tem dificuldade de organizar o seu tempo, tem dificuldade de ler um material escrito a não ser que seja muito fácil ou muito interessante, e dificuldade de focar numa conversa especialmente quando está em grupos, tem temperamento irritadiço ou pavil curto, Se irrita facilmente ou aborrece por pequenas coisas entre varias outras coisas que podem ser mais aprofundadas numa consulta. Mas caso você não se enquadre neste perfil, outra hipótese diagnóstica a ser descartada seria um quadro de estress.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe vários fatores que levam ao esquecimento podendo ser pelo stress, depressão, deficiência de vitamina B12, disfunção da Tireóide, falta de atenção e concentração entre outras causas devendo chegar a um diagnóstico por exclusão

Olá, a memória está muito relacionada a capacidade atencional e ao processo de aprendizagem. Muitos fatores podem se sobrepor ao funcionamento da cognição, inclusive fatores emocionais. Atualmente recebemos muitos estímulos externos e temos uma tendencia a fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Sugiro à você agendar um médico neurologista ou psiquiatra, ele investigará melhor suas queixas e provavelmente solicitará alguns exames, dentre eles uma Avaliação Neuropsicológica. Desta forma você se conhecerá melhor e estará se cuidando de modo adequado. Abraço.

Especialistas

Cláudia de Sateles

Cláudia de Sateles

Psicólogo

Goiânia

Marcus Vinicius Tostes Ferreira

Marcus Vinicius Tostes Ferreira

Médico clínico geral, Geriatra

Natal

Lais Speranza

Lais Speranza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ylana Maria De Andrade Falcao Guerra

Ylana Maria De Andrade Falcao Guerra

Neurologista

Garanhuns

Barbara Akemy Barbosa Cruz

Barbara Akemy Barbosa Cruz

Neurologista

Belo Horizonte

Bárbara Stêmile

Bárbara Stêmile

Psicólogo

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Transtornos Da Memória

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.