Olá, Não sei qual profissional eu devo procurar. Tenho vontade de comer a todo momento ( não sou o

14 respostas
Olá,
Não sei qual profissional eu devo procurar.
Tenho vontade de comer a todo momento ( não sou obeso) e após comer sinto uma culpa terrível de que isto está me matando...
Olá! Sugiro que você procure um psicoterapeuta para ajudar a explorar e compreender essa compulsão alimentar, a sensação de culpa e até mesmo a questão com a morte. Muitas questões podem estar envolvidas dentro desse sintoma, uma terapia/análise vai ajudá-lo nesse processo. Abraço!

Olá! Busque ajuda de um psicólogo, além disso é indicado procurar um endocrinologista ou nutricionista. Essa culpa terrível pode estar relacionada ao desequilíbrio emocional de quem come compulsivamente e termina a refeição triste por conta de uma alimentação errada, indicando maus hábitos de comportamento alimentar. Uma rotina com atividades físicas também auxilia no processo. A prática de exercícios traz muito mais saúde e disposição, melhorando o humor e trazendo alívio para a ansiedade, que tende a se associar à compulsão. Espero que você melhore, forte abraço!
Olá! O psicólogo pode ajudar... na psicoterapia da Terapia Cognitiva Comportamental obterá o autoconhecimento, identificando os gatilhos que o faz comer, conseguirá perceber se o comer é da fome física ou da fome emocional - ligado a ansiedade, por exemplo. Aprenderá técnicas para controlar a ansiedade ou até mesmo identificar outras formas de lidar como o comer emocional. O sentimento de culpa devem estar ligado ao pensamento de autocobrança e autocrítica por ter comido... Procure ajuda!
Olá! A questão alimentar deve ser percebida como, inicialmente, dois parâmetros: físico e emocional. A fome pode ser vista sob a ótica orgânica ou emocional, portanto, o ideal é tentar identificar primeiramente esse fator e em seguida partir para tratar a compulsão, que é da ordem do emocional. Para isso o indicado é que uma visão multiprofissional seja feita, exemplo: endocrinologista, nutricionista e/ou psicólogo. Você diz que não é obeso, atualmente, mas pode tornar-se caso a compulsão alimentar não seja compreendida e tratada. Questione-se: Quando isso acontece? Que eventos estão envolvidos nessa minha escalada em busca de comida? Como eu me sinto ao satisfazer o meu desejo pela comida? E se eu não comer, como eu reajo emocionalmente? A que ponto a culpa que sinto após comer me incomoda? Tem algo que eu possa fazer para controlar esse ímpeto de comer? Então, são várias reflexões possíveis para poder trazer uma resposta aqui. Quando você for a um desses profissionais, com certeza você irá se confrontar com algumas possibilidades de ajuda e vai começar a se sentir melhor visto que vai se conhecer melhor. E esteja certo de que a inquietação já é um passo importante que você está dando! Boa sorte!
Olá. Os transtornos alimentares devem ser sempre tratados por uma tríade de profissionais: psicólogo, médico e nutricionista. Um psicólogo especializado em TAs poderá lhe encaminhar para os outros profissionais das outras áreas que ele, muito provavelmente, já tem referências e conhece o trabalho. Fico a disposição para lhe ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de transtornos alimentares - R$ 200
Olá!

Parece que você está passando por um problema com alimentação e pode se beneficiar ao buscar ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou um psiquiatra podem ajudar você a entender melhor as questões emocionais e psicológicas que podem estar por trás do seu comportamento alimentar.

Um psicólogo pode utilizar abordagens terapêuticas específicas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), para ajudá-lo a identificar e lidar com os pensamentos, emoções e comportamentos que podem estar contribuindo para o seu comportamento alimentar. Eles também podem ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a culpa e a ansiedade associadas à alimentação.

Espero que você encontre a ajuda de que precisa!
Fique bem!
Um forte abraço!
Importante avaliar as questões Nutricionais primeiro, caso esteja tudo em ordem com toda certeza esta diante de uma compulsão alimentar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá um profissional de psicologia pode te auxiliar, ao analisar o processo de vida que está no momento, o que pode desencadear esta necessidade de comer, se for um processo psicológico é preciso uma investigação no seu dia a dia e história, para compreender o que te leva a esta necessidade.
Analisar também se há a necessidade de um acompanhamento de um nutricionista ou um médico que possa analisar dados clínicos, para assim descartar processos biológico.
Olá! O ideal é que um psicologo especializado em comportamento alimentar possa te atender. Um profissional com essa formação é capaz de entender e te orientar sobre os limites entre os aspectos físicos e emocionais do seu comportamento e principalmente te ajudar a compreender o que tem levado e mantido a vontade e comer o tempo todo. Para isso é crucial fazer uma escuta atenta e delicada: será que passa por ansiedade? por "comer as emoções"? em psicologia, cada caso é um caso e devemos tomar muito cuidado para não generalizar as compreensões.
Estou disponível para te ajudar!
Você provavelmente está sofrendo de compulsão alimentar, mas seria importante passar por uma avaliação nutricional tb.
Olá! Sem dúvidas um Psicólogo pode lhe auxiliar com esta demanda.
Indico para você a abordagem da TCC, pois ela buscará entender de forma focada os padrões de pensamento e emoções que o estão levando a este comportamento disfuncional em relação à comida. Caso se sinta a vontade, além da psicoterapia em formato individual, pode também buscar encontros com este assunto em específico, em grupo. Espero ter ajudado, e lhe desejo melhoras!
Eu recomendaria, com certeza a busca de um nutricionista e/ou um endocrinologista para avaliar, fazer exames e descartar qualquer possibilidade de ser alguma condição fisiológica e um psicoterapeuta na Terapia Cognitivo-Comportamental, para trabalhar a parte psicológica em relação a esse comportamento. Te desejo melhoras e busque ajuda!
Olá! Penso que seria importante você buscar ajuda de um psicólogo. A psicoterapia pode lhe auxiliar a entender melhor os seus comportamentos, e avaliar de uma forma mais profunda o seu caso.
Diante desses sintomas seria interessante trabalhar na terapia, passar com um psiquiatra para ver se tem necessidade de medicação junto a terapia e uma nutricionista comportamental para ajudar nesse processo. A terapia cognitivo comportamental trabalha pensamentos disfuncionais que estão mantendo esse comportamento e emoção mal adaptativa; utilizamos técnicas de reestruturação cognitiva, registro de ingestão de alimentos, regulação emocional em casos de compulsão alimentar. Vale ressaltar que a avaliação deve ser feita por um profissional. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!