Olá Pela ressonância magnética solicitada revelou- se uma hérnia discal volumosa em L4-L5 à esquerda

5 respostas
Olá
Pela ressonância magnética solicitada revelou- se uma hérnia discal volumosa em L4-L5 à esquerda e L5-S1 à direita. O meu médico diz que preciso ser submetida a intervenção cirúrgica. Devo mesmo submeter-lá para resolver o problema? Será a melhor solução?
Ola bom dia. A indicação da cirurgia para hérnia de disco depende muito da clínica e o exame físico do paciente, não somente da ressonância. Uma avaliação detalhada indica um paciente que potencialmente poderia realizar tratamento clínico ou cirurgia diretamente.
Sugiro que procure um especialista em coluna e caso ainda não tenha segurança, sugiro que procure uma segunda opinião.
A disposição.

A clínica e a imagem juntos indicam a possibilidade de uma cirurgia. Mais importante ainda é avaliar a resposta ao tratamento conservador (fisioterapia, etc) caso não seja satisfatória é passível do tratamento cirúrgico.
A principal indicação de tratamento Cirúrgico de hérnia de disco é a não melhora da dor com o tratamento clínico ( analgésicos e fisioterapia). Existem também outras indicações de cirurgia como déficit neurológico progressivo e Síndrome da Cauda Equina, essa última uma urgência.
Independentemente do tamanho e do tipo de hérnia de disco, se sua dor ceder com o tratamento clínico, não há necessidade de tratamento com cirurgia.
Bom dia,

A cirurgia só é imperativa nos casos de perda de força ou alteraçoes miccional/sexual. Os demais casos pode ser iniciado tratamento conservador com fisioterapia e medicação por até 4-6 semanas. Durante esse período a maioria dos pacientes melhora sem cirurgia. Apenas 10% vão ser candidatos a cirurgia. Caso de dores muito fortes, estas podem ser aliviadas através de infiltração da coluna. Tem um efeito passageiro mas pode ser o suficiente para tirar o paciente da crise.
O tratamento da hérnia discal extrusa é baseada nos sintomas. Primeiro deve se avaliar se a imagem da Ressonância é compatível com o quadro clínico. Nos casos raros de Síndrome da cauda equina (dormência na região perineo e parte de trás das coxas associada a perda ou retenção urinária), deve ser feito cirurgia para descompressão neurológica de urgência.
Nos casos de radiculopatia aguda e progressiva, em que há fraqueza nos músculos correspondentes do nervo acometido pela hérnia também há indicação cirúrgica.
Para todos os outros casos o tratamento inicial é conservador, com medicações para dor (anti inflamatórios, corticóides, opióides, modulares da dor se houver dor neural) e meios físicos para reabilitação (fisioterapia, acupuntura etc.)
Caso haja falha do tratamento conservador, que é efetivo em 70-80% dos casos, o tratamento cirúrgico deve ser instituído.