Olá, posso tomar café e comer um pãozinho, dps de 2hrs tomar puran T4 e dps de 1 hr almoçar ?

2 respostas
Olá, posso tomar café e comer um pãozinho, dps de 2hrs tomar puran T4 e dps de 1 hr almoçar ?
Sua pergunta é muito relevante, especialmente para aqueles que estão em tratamento com levotiroxina sódica (Puran T4), um medicamento comumente prescrito para condições da tireoide, como o hipotireoidismo. A maneira como você organiza a ingestão de alimentos e medicamentos pode influenciar significativamente a eficácia do tratamento, então vamos abordar sua dúvida com atenção.

Tomar café e comer um pãozinho antes de tomar o Puran T4 pode ser uma prática comum no seu dia a dia. No entanto, é importante considerar que a levotiroxina requer cuidados específicos em relação à sua administração para garantir sua absorção adequada. Geralmente, recomenda-se tomar este medicamento em jejum, idealmente 30 a 60 minutos antes da primeira refeição do dia. Isso se deve ao fato de que alimentos e certas bebidas podem interferir na absorção da levotiroxina, potencialmente reduzindo sua eficácia.

A espera de cerca de 2 horas após comer para tomar o Puran T4, seguida de mais 1 hora até a próxima refeição, parece ser uma abordagem razoável, considerando que você está tentando minimizar qualquer potencial interferência na absorção do medicamento. No entanto, é crucial seguir as orientações específicas dadas pelo seu médico ou endocrinologista, pois eles podem ter recomendações personalizadas baseadas em sua condição de saúde, níveis hormonais e resposta ao tratamento.

Além disso, a medicina integrativa enfatiza a importância de considerar todos os aspectos do bem-estar do paciente, incluindo dieta, estilo de vida e como eles interagem com os tratamentos médicos. Por exemplo, a qualidade da dieta, o equilíbrio nutricional e o timing das refeições podem desempenhar um papel significativo na saúde da tireoide e na eficácia do tratamento com levotiroxina.

Portanto, enquanto a estratégia que você mencionou pode ser adequada, é essencial consultar um profissional de saúde para obter orientações específicas adaptadas às suas necessidades individuais. Eles podem oferecer conselhos detalhados sobre como otimizar a eficácia do seu tratamento com Puran T4, levando em consideração sua rotina diária, hábitos alimentares e saúde geral.

Lembrando sempre que a abordagem integrativa na medicina busca não apenas tratar os sintomas ou condições isoladas, mas melhorar a saúde e o bem-estar geral do paciente através de um plano de cuidados personalizado e holístico. Isso inclui a avaliação de como medicamentos, dieta, e outros fatores interagem e afetam sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Para ser melhor absorvida, a levotiroxina precisa ser tomada em jejum, aguardar no mínimo 30 minutos para aí sim tomar o café da manhã.
Atenciosamente,
Dra Aniele C Ott Clemente endocrinologista CRM-SP 171.002 RQE 85.791

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!